A praia do Roblox: como games e férias se tornam uma combinação potente para marcas e a geração alpha
O mês de dezembro chegou e trouxe com ele as férias escolares. E, durante esse período, a Geração Alpha, que são as crianças nascidas após 2010, fica ainda mais envolvida em atividades digitais, com 98% deles acessando a internet. A pesquisa “Gen Alpha into Reality” aponta que 71% utilizam dispositivos como celulares, tablets e computadores para jogar, com Roblox (68%), Minecraft (57%) e Super Mario (23%) dominando o cenário de entretenimento. Esse comportamento abre novas oportunidades para as marcas se conectarem com as crianças durante um período de grande envolvimento online.
A forte presença das crianças em plataformas de jogos oferece uma chance única de engajamento para as marcas. Além disso, 55% das crianças seguem influenciadores digitais, e 22% das compras são diretamente influenciadas por essas recomendações, tornando os jogos e influenciadores canais ideais para campanhas direcionadas. As preferências também revelam que as crianças buscam experiências digitais que mesclam entretenimento e aprendizado, com 66% demonstrando interesse por conteúdos que integrem essas duas vertentes.
A sobreposição de telas se destaca especialmente nos momentos de lazer, com 81% das crianças acessando redes sociais. No Brasil, 63% das crianças focam em games, e os jogos virtuais superaram os físicos, com 7 em cada 10 crianças jogando em dispositivos móveis. Jogos educacionais são mais comuns entre as crianças de 8 a 10 anos (33%) do que entre as de 11 a 13 anos (23%).
“Durante as férias escolares, geralmente, as crianças têm mais acesso aos smartphones e, consequentemente, jogos e redes sociais. Ambos os casos estamos falando de uma geração onde o real e digital se encontram em uma nova experiência e requerem das marcas uma nova forma de se fazerem presentes”, afirma Carolina Belingieri, CEO do Grupo Alexandria no Brasil.
O estudo “Gen Alpha into Reality” foi realizado pelo Grupo Alexandria – uma das principais consultorias em branding e estratégia de marca, com atuação no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos e Reino Unido. A pesquisa entrevistou 1,6 mil pais e responsáveis por crianças e adolescentes da Geração Alpha, além de especialistas, em diversos países. A pesquisa revela como a Geração Alpha está moldando o consumo e como as marcas podem aproveitar essas tendências durante as férias escolares.