Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

A Twitch foi o grande destaque da Brasil Game Show 2022.

Eu demorei muito pra escrever esse texto justamente por conta da reflexão que ele me deu, e também porque não se trata só de falar “olha a Twitch fez mais barulho lá na BGS” porque o estande era legal e tinha boas atrações. E é claro que tudo isso conta, um bom conteúdo chama atenção em qualquer lugar e colocar pessoas sendo garras humanas para pegar brindes descolados da Amazon também.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

Mas não é só sobre isso. Todo mundo que cobre o setor sabe que a Brasil Game Show esse ano não foi um evento de novidades. Teve Street Fighter 6, Mario Rabbids e só. Talvez a grande notícia da BGS tenha sido a própria BGS. A realização depois de dois anos da pandemia, os reencontros e abraços, as selfies pra celebrar esse momento.

A presença dos influenciadores não é novidades, mas agora os influenciadores são diferentes desde a última BGS pré-pandemia. Esses criadores foram imãs de atenção durante os períodos de afastamento social e trouxeram um novo olhar para eles.

Vem daí o fenômeno do Casimiro, que começou a fazer livres pra trocar ideia com a galera porque ele mesmo estava em confinamento em casa e encontrou um monte de gente pra fazer companhia e bater papo. O Tiktok veio com tudo e hoje atrai mais atenção que o Instagram e o Youtube que agora na verdade corre atrás do concorrente chinês com sua plataforma de vídeos verticais chamado shorts. Em dois anos o mundo dos creators mudou muito e como sempre acontece em ondas de inovação, nem todo mundo consegue surfar o momento.

Reflexos do mundo exterior na BGS.

É óbvio que as coisas que acontecem fora do mundo da Brasil Game Show refletem no que acontece dentro do espaço e eu achei muito emblemático passar pelo estande do Youtube Shorts e vê-lo bem vazio. Saí de lá e fui correndo ver a Twtich e estava lotado. O fato é que os grandes nomes do mundo dos games do Youtube já não ecoam tanto quanto antigamente. Quem cobriu tantas BGSs como eu sabe que uma celebridade do Youtube sequer conseguia andar pela BGS. Hoje fora essas grandes nomes clássicos, quem são a nova geração de creators do Youtube ou do Shorts? Pois é…

O Tiktok seria normalmente um estande que chamaria muito a atenção, mas também não foi bem assim. Aliás nas diversas vezes que eu passei por lá o espaço estava bem floopado. Mas qual a lógica disso? Também passei refletindo muito sobre isso, e há dois motivos que podem explicar. O primeiro deles é o fato da empresa não ter muita atratividade para o mundo dos games, pense que muito conteúdo dessa área publicado lá são gameplays que saírem de onde? Da Twitch. E segundo é que o Tiktok não me parece ser muito bom para comunidades. É claro que há alguns criadores que tem mesmo uma comunidade de fãs, mas de todos os vídeos que você rola na tela do seu feed no Tiktok, quantos fazem você realmente se engajar com o criador? Ou será que ele joga a comunidade pro Instagram pra acompanhar os stories?

Game se escreve com C de comunidade.

E aqui vem a maior sinergia da Brasil Game Show, gamers e a Twitch, porque a Twitch também é o lugar da comunidade e a empresa soube cuidar muito bem desse seu principal patrimônio. Seja na distribuição de brindes, na forma como atendeu os visitantes, no conteúdo oferecido e ao oferecer tanta proximidade das estrelas da Twitch com a sua comunidade, a empresa soube se posicionar nesse relacionamento e ganhou relevância.

E a Twitch foi além, ofereceu um lounge VIP (concorridíssimo é bom que se diga) para seus principais parceiros – o que não é o meu caso, mas gentilmente a assessoria de imprensa liberou meu acesso – com diversões variadas e até comidas e bebidas customizadas.

Quem me acompanha há anos sabe que eu gosto de dizer que a atitude e promessa da marca está nos detalhes e foi aqui que a Twitch ganhou o jogo.

Por isso a empresa levou como o maior destaque da BGS. E se você é um criador de conteúdo para internet ou empresário, se ainda não colocou a plataforma no radar, já está perdendo tempo.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar