Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek

A viagem de formatura da Forma Turismo 2025 para Porto Seguro é sim para os gamers e geeks (e introvertidos).

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

“Tripulação: Portas em automático”. Estou em Guarulhos num voo com destino para Porto Seguro-BA e junto comigo um batalhão de jovens com idade entre 17 e 18 anos. Minutos antes eles foram invadindo o terminal 1 do aeroporto com suas mochilhas e camisetas amarelas.

Muitos estão fazendo uma viagem aérea – e sem a família – pela primeira vez. Dá para sentir no ar a ansiedade de todos, com a promessa de viverem a melhor viagem da vida deles até então. Chegando ao destino eles vão encontrar uma programação extensa de atividades, shows e até passeios históricos.

Eu estou no meio de tudo isso porque a Forma Turismo me convidou para conhecer um pouco mais da operação deles na cidade e em específico uma inovação interessante: uma arena gamer no meio do espaço de shows.

Durante o serviço de bordo fico pensando porquê um jovem iria até Porto Seguro, um local cheio de belas praias, e ainda mais com shows badalados, para jogar videogame. A resposta veio de mim mesmo. Nerd desde pequeno eu demorei para ter competências sociais avançadas. Era um jovem muito tímido e eu até encarava show ou atividades sociais com os amigos, mas confesso que algumas vezes tudo isso era sofrível e a minha bateria social (eu nem sabia que tinha esse nome) acabava muito fácil. Ir para o mundo dos jogos sempre foi algo que me ajudou nisso. Então, sim, eu entendo bem porque alguém jogaria nesse contexto e fico feliz em saber que uma empresa de turismo pensou nisso.

Também é bom dizer que o mundo dos jogos mudou muito nesses anos. Hoje pro-players tais como Nobru, Cerol e Gaules (entre tantos outros) são ídolos de uma geração, são descolados e ditam tendências de corte de cabelo e jeito de se vestir. Assim, o mundo dos games hoje também é muito ligado ao lifestyle jovem.

Ouço palmas empolgadas dos jovens, o pouso do avião foi um sucesso, mas aqui a manifestação tem um simbolismo especial. Uma certa catarse que mistura alívio (de um voo tranquilo) e a ansiedade de tudo que virá dali para frente.

Mas antes da diversão eles terão um encontro sério. Uma reunião realizada no próprio aeroporto irá explicar mais sobre como funciona tudo: os hotéis, os monitores, e algumas regras sobre conduta, respeito e responsabilidade.

A operação da Forma Turismo em Porto Seguro impressiona pela estrutura.

Dá para dizer que em julho a cidade de Porto Seguro–BA recebe uma onda amarela. São mais de 35 mil estudantes de diversas regiões do país que vão viajar para comemorar sua formatura do ensino médio.

Só para você ter uma ideia nesse período são aproximadamente 500 voos (mais de 16 voos por dia) e o impacto financeiro em Porto Seguro é superior a R$ 110 milhões, com quase 3 mil empregos diretos, indiretos e temporários gerados. São aproximadamente 450 cidades atendidas em todo o Brasil com15 mil escolas em todos os estados. “A Forma Turismo coloca comida na casa de muitas pessoas aqui”, disse a nossa guia, durante um passeio.

É praticamente criada uma cidade, dentro da cidade, que é conhecido coma “Território Forma”, uma área que compreende hotéis exclusivos, beach clubs, arenas de shows e entretenimento. De acordo com a empresa, são aproximadamente 500 mil metros quadrados, que contam ainda com comércio, supermercados, farmácias e caixas eletrônicos.

Uma equipe dedicada faz rondas por todo esse Território Forma, monitorando a área e auxiliando os passageiros sempre que necessário. São 15 hotéis reservados exclusivamente para os formandos, localizados no Território Forma e, no máximo, 10 minutos de caminhada até a praia.

Conhecendo o Forma Music Park e a Arena Gamer.

E depois de descansar um pouco no hotel e dar uma voltinha rápida na praia, foi a hora de me arrumar para ir para o Forma Music Park, uma das maiores arenas de eventos do Brasil, com roda gigante, tirolesa, arena games, pista de skate, basquete 3×3, praça de alimentação e um palco principal, que recebe a maioria dos shows e festas da viagem de formatura. Só entra quem é passageiro da Forma Turismo.

O palco é super tecnológico com telões que exibem um interessante videografismo que não deixa a desejar a nenhum grande festival de música. Há também, canhões de fogo, fumaça e papel picado. Isso tudo cria um visual realmente especial.

Aqui também os números impressionam. Durante toda temporada são 100 horas de festas e uma seleção com vários artistas, escolhidos a dedo de acordo com pesquisas em diferentes regiões do país e diversos gêneros musicais.

E é claro que fui já de cara dar uma conferida na Forma Games. É um galpão que conta com dez notebooks gamers Acer, todos com headset, mouse e teclado gamer. Aqui rodam CS2, o LoL e o Valorant da Riot.

Nas laterais os arcades rodam mais de 10 mil jogos, em sua maioria retrôs que lembram os antigos fliperamas, tais como Neogeo e Capcom entre outros. Há ainda duas arenas rodando FIFA no PS5.

Se eu larguei todo o show lá fora para jogar? Com certeza, arcades sempre me trazem boas recordações e me lembraram como o “meu eu jovem” estaria feliz em ter um lugar assim para curtir uma viagem dessas a hora que a bateria social zerasse.

Festa do Pijama – a mais geek de todas.

Na segunda noite que estivemos lá o tema era a “Festa do Pijama” e diversos formandos estavam usando os Kigurumi – aqueles pijamas japoneses que são temáticos de personagens tais como pandas ou até animes. Não era bem uma noite de cosplays mas com certeza a noite mais geek de todas.

E foi vestindo um desses Kigurumis que a Luana Vivas, 17 anos, me deu uma entrevista, enquanto jogava na Forma Games. Ela viajou do Rio de Janeiro e me disse que gosta de games de tiros e também de jogar Brawl Stars. Interrompi o jogo com uma amiga para entender qual era a opinião dela sobre um espaço gamer no meio do Forma Music Park. “Eu achei a ideia esplêndida isso da Forma Turismo ter uma preocupação com uma estrutura muito diferente. Parece que pensaram em tudo.”

Eu quis saber também o que ela falaria para quem criticasse alguém que vai viajar e resolve ir jogar seus games favoritos. “Cada pessoa tem seu jeito, eu respeito, quem vem aqui, quem vai para assistir aos shows, o importante é se divertir. A Forma Turismo é para todos.”

A Mariana Carvalho Vieira, de 18 anos, tem a opinião parecida. Ele saiu de Minas Gerais para a viagem e achou o espaço gamer muito legal e divertido. Para ela é também um bom lugar para descansar um pouco dos shows. “Muita gente gosta de jogar e é divertido porque às vezes tá tendo a música lá fora, e você não quer ficar lá o tempo todo e acaba vindo aqui para descontrair um pouco… Passar o tempo… É legal ter várias coisas para fazer. Eu achei muito legal a proposta”

Antes de voltar para o hotel eu pude falar com o Gabriel Carneiro, 18 anos, do Rio de Janeiro. Ele curte jogar com os amigos CS e FIFA e aproveitou para jogar com eles presencialmente na arena gamer. “É uma área para todo mundo, quem não quiser ir para festa, vem se divertir e passar o tempo enquanto a atração não tá lá. Jogar com os amigos aqui é muito bom.”

Sim, essa é outra dimensão dessa atividade. Muitos só jogam online e aqui se reúnem para jogar juntos presencialmente. Eles já jogam online no dia a dia deles, só que cada um da sua casa e nesse espaço eles conseguem jogar juntos, além de conhecer gente nova, jogar com pessoas de outros estados e entender as estratégias de outros jogadores.

Já teve até showmatchs dos monitores da Forma Turismo com os campeões da Loud com direito a torcida e muito mais. Mas talvez o mais inusitado já ocorrido ali tenha sido um pedido de namoro. O jovem estava jogando, ganhou a partida e aproveitou para pedir uma menina que ele estava conhecendo em namoro e ela aceitou, todo mundo vibrou bastante, levantou e bateu palma.

Quem me contou isso foi o Fernando Torres, Gerente de Produção da Forma Turismo. Ele disse ainda que muitos formandos afirmam que também é um espaço para jogar e de alguma forma matar saudades de casa.

Quem diria que a Arena Gamer, que muitos considerariam um local de isolamento social, é também justamente o contrário: um espaço de conforto, troca e, claro, diversão. Eu entendo que muitas gerações talvez tenham dificuldade de entender isso, mas eu sentei ali com todos eles, conversei, joguei, assisti partidas. Muitas vezes eu me senti pessoalmente mais confortável no espaço de jogos, que na plateia dos shows.

Porto é para todos, inclusive geeks e gamers (e os introvertidos).

Não é à toa que a simpática formanda Luana Vivas me disse na entrevista que Porto Seguro é para todos. Essa é uma premissa da Forma Turismo. O Fernando Torres falou também comigo sobre isso.

Percebemos que os jovens mais introspectivos não queriam vir por que achavam que na Forma Turismo as atividades e a programação estava totalmente focada nos shows e eles, por serem mais reservados, não teriam espaço. No entanto, temos um discurso de que Porto é para todos e por isso desenvolvemos o projeto da Arena Games da Forma, pensando em atender as necessidades desses jovens que também querem ter a melhor viagem de suas vidas, mas, que vão aproveitar de uma maneira diferente. Queremos atender todos os tipos de público, independente de suas características e peculiaridades, desde o pessoal que vem para Porto com foco nas festas e nos shows, até o pessoal mais tranquilo, que prefere os games.

Para 2025 os visitantes podem esperar novidades. Quem sabe não teremos em breve uma experiência de um campeonato completo de games por lá? O Fernando me disse que isso é algo que está sendo estudado e me contou que está nos planos ter mais máquinas, novas plataformas e novos modos de jogar.

E uma coisa que eu não tinha ideia: fora de Porto Seguro a Forma Turismo patrocina campeonatos de CoD e o Warzone. A Forma Turismo é gamer, quem diria.

Eu não poderia deixar de citar que os amantes de board games (que são cada vez em maior número) também contam com opções nos hotéis. Os monitores da Forma Turismo dispõem de diversas opções para entreter os hóspedes que preferiram ficar no hotel para uma atividade mais zen.

Para quem é muito introvertido, certas atividades sociais podem ser um martírio, e essas alternativas são como uma brisa num dia quente.

Hora de fazer o checkout e voltar para casa.

Durante os quatro dias que estive lá, não só joguei, mas assisti alguns shows, visitei hoteis, descobri como a Forma Turismo usa a tecnologia para fazer a gestão dos seus clientes, e gostos, por lá, conheci um pouco da gastronomia local, e vimos um pouco da história, onde ela aconteceu, num passeio guiado.

Esse tipo de viagem tem a ver, no final das contas, com hospitalidade – um termo muito ligado com a atitude de acolhimento em relação ao outro com gentileza, cuidado e generosidade. E é exatamente tudo isso que eu senti nos meus dias em Porto Seguro, junto com um grupo de cerca de dez outros jornalistas e criadores de conteúdo, que estiveram por lá comigo.

É hora de ir embora. Subo num avião da Azul envelopado com uma pintura da Margarida, da Disney – que jeito bom de terminar mais uma viagem geek.

De volta ao aeroporto de Guarulhos eu ainda pude presenciar uma última cena: uma mãe abraçando seu filho depois dos dias longe de casa construindo novas memórias, de certa foma um ritual de passagem dos tempos modernos.

Quantos sentimentos cabem num abraço desses? Daqui pra frente os desafios não serão fáceis, vem o ENEM, os vestibulares e a vida adulta. Nada melhor que começar essa fase assim.

Foi uma viagem para Porto Seguro e também para o meu passado e sobre como os games moldaram como eu sou e até com o que eu trabalho. Se você é um gamer, geek ou pai/mãe de um jovem que gostar de jogar, com certeza Porto Seguro com a Forma Turismo é para você.

Blog do Armindo viajou até Porto Seguro a convite da Forma Turismo.

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar