
Abragames e ApexBrasil Renovam Parceria para Expandir Exportações de Games Brasileiros até 2026
A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) anunciou a renovação de sua parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) para o biênio 2025-2026. A colaboração, iniciada em 2012, tem como objetivo apoiar a indústria brasileira de jogos digitais na internacionalização e no desenvolvimento de novos negócios, por meio do projeto Brazil Games.
O Brazil Games, projeto setorial de exportação, promove a participação de empresas brasileiras nos principais eventos internacionais de games, oferecendo mentoria para a exportação de produtos de forma segura e eficiente. “O Brazil Games é um programa sem fins lucrativos que visa fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais mundo afora. Desde sua criação, já gerou um crescimento de mais de 3500% nas exportações do setor e apoiou mais de 340 empresas e dois mil empreendedores em suas jornadas de internacionalização”, afirma Patrícia Sato, gerente executiva do Projeto Brazil Games.
No novo acordo, a parceria será ampliada com a inclusão de um pilar de capacitação, além das ações tradicionais de promoção comercial. O foco será expandir o alcance para um número maior de estúdios e empresas nacionais, com atenção especial para narrativas que destaquem a cultura brasileira, incluindo expressões regionais do Norte e Nordeste, e para o fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Outro destaque do convênio é a criação da Aceleradora Internacional da Indústria de Games, iniciativa voltada a ajudar novos estúdios a desenvolver projetos e modelos de negócios com foco em sustentabilidade e competitividade global. “A Aceleradora Internacional da Indústria de Games será essencial para o fortalecimento da base da pirâmide da indústria brasileira. Entre outras atividades, ela vai ajudar os empreendedores a projetarem seus games visando a competitividade internacional desde a sua concepção, passando também por estratégias de marketing e de distribuição internacional, entre outras boas práticas”, explica a Abragames.
O planejamento para 2025-2026 também prevê a exploração de novos mercados internacionais, como o Japão, e o lançamento de iniciativas relacionadas à comunicação digital voltadas para estúdios nacionais.