ABRIN 2024 comemora sua 40ª Edição com 19 mil visitantes
A 40ª ABRIN, a 5ª maior feira de brinquedos do mundo e maior na América Latina, realizada em conjunto entre a Francal e a ABRINQ, encerrou seu último dia nesta quarta-feira (06) em São Paulo. Durante quatro dias, reuniu os principais players da indústria de brinquedos, proporcionando uma plataforma única para networking, negócios, pura inovação e novidades. A ABRIN 2024 marcou não apenas o encontro anual do setor, mas também celebrou o marco significativo de 40 edições realizadas, mostrando 1.500 lançamentos.
“A diversidade de expositores e a variedade de produtos apresentados foram destaques desta edição, que mostrou a inovação e a criatividade que impulsionam constantemente a indústria de brinquedos. Desde as grandes marcas até os novos expositores, a ABRIN 2024 proporcionou um ambiente propício para a troca de ideias, o lançamento de produtos inovadores e o fortalecimento de parcerias estratégicas”, comemora Synésio Batista da Costa, Presidente da ABRINQ, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos.
Ao longo dos quatro dias de feira, um volume recorde de negócios foi gerado para a semana da criança, de um mercado em R$ 10 bilhões previsto para 2024. Refletindo a vitalidade e o dinamismo do brinquedo. Além disso, a feira foi visitada por 19 mil pessoas, mostrando aumento de 20% na circulação de lojistas em relação a 2023, que participaram das diversas atividades entre palestras e exposições, fomentaram os negócios e conheceram as novidades para o setor. “O evento não apenas celebrou suas conquistas passadas, mas lançou um olhar para o futuro, inspirando a próxima geração de criadores e empresários a moldar o cenário do brinquedo do amanhã”, completa Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal.
Rodada de negócios
A Rodada de Negócios na ABRIN 2024, espaço dedicado para unir compradores e fornecedores, promovendo oportunidades de negócios e parcerias estratégicas, foi um grande sucesso. Nesta edição foram mais de 260 reuniões realizadas, entre cerca de 23 empresas compradoras e 53 expositores, com a geração de negócios de R$ 20,1 milhões.
Empresas presentes em todas as 40 edições
Da primeira a 40ª edição da ABRIN, muitas marcas têm sido parceiras deste evento ao longo dos anos, porém há um grupo composto por seis empresas que nunca deixaram de marcar presença na ABRIN: Brinquedos Estrela, Candide, Elka, GROW, Novabrink (Babybrink-Rosita) e Xalingo Brinquedos.
Moise Candi, CEO da Candide, Aires Fernandes, Diretor de Marketing na Brinquedos Estrela e João Nagano, Diretor de Marketing da Grow Jogos e Brinquedos participaram do Abrin Talks com o tema ’40 anos da Abrin: A evolução do brinquedo e sua relação com os consumidores’ (fotos: Recs Filmes) |
“Nossa participação na 40ª edição da ABRIN se encerra coroada de êxitos. Nossa coleção foi bem recebida pelos clientes. A audiência da feira foi qualificada e efetiva. Vários negócios se desenharam com perspectivas de um ano de bastante sucesso”, comemora Aires José Leal Fernandes, diretor de marketing dos brinquedos Estrela.
“A 40ª ABRIN foi linda e bem estruturada, onde os expositores investiram forte nos estandes e nos lançamentos, o que trouxe um evento moderno e atual. O ABRIN TALKS foi excelente, com conteúdo relevante. Além da incrível ideia da exposição sobre a história do mercado de brinquedos, onde a Elka participou com brinquedos que fizeram parte de muitas gerações”, diz Eduardo Kapaz Junior, diretor comercial e marketing da Elka.
“A ABRIN é sempre um grande evento para o mercado de jogos e brinquedos, o maior da América Latina. Foi um ano especial pelas 40 edições da feira dos quais a GROW é uma das 6 empresas participantes nas 40° edições. Expusemos o nosso trabalho nas redes sociais, tanto para divulgá-lo, quanto para disponibilizar aos lojistas os vídeos que a GROW produz”, Yunes Dalle, gerente de produtos da GROW.
“A Candide participa da ABRIN desde sua primeira edição, e esta continua a ser um importante canal de negócios para a empresa. Mais que uma referência para o mercado, a ABRIN a cada edição se profissionaliza cada vez mais, amplia seu mix de exposição que comporta brinquedos em geral, puericultura, livros infantis e eletrônicos. Inova com espaços voltados a diferentes públicos, trazendo milhares de lançamentos ao mercado. A 40ª participação da Candide na ABRIN trouxe um caráter institucional de relacionamento com varejistas, mas com o objetivo principal de mostrar os novos itens para representar vendas. Recebemos muitos clientes que conheceram nossos mais de 90 lançamentos”, relembrou Bruno Verea, gerente de marketing da Candide.
“Na minha opinião, a ABRIN 2024 destacou-se como a melhor edição já realizada em toda sua história, principalmente pelo nível dos estandes e produtos apresentados pelos expositores. Junta-se a isso a empolgação dos varejistas presentes no evento e temos o cenário perfeito para um ano de muito sucesso para o nosso setor!”, comemora Germano Brandino, Diretor de Marketing da Novabrink.
“Esta edição da Abrin foi muito boa, tivemos bastante público em nosso estande, conversamos com os principais clientes e tivemos várias visitas importantes. Para a Xalingo, conseguimos mostrar aos visitantes nossos mais de 150 lançamentos e apresentamos uma marca nova para o mercado, que é a Hape (marca alemã de brinquedos), e isso nos orgulha muito. Nós sempre apostamos na feira como um momento de divulgação do portfólio completo e da realização dos melhores negócios, preparando os lojistas do Brasil para o Dia das Crianças e mantendo relacionamento, que é sempre importante. A Abrin é um canal tanto para a geração de negócios nacionais como internacionais, pois acabamos tendo contato com todos os nossos clientes e os possíveis novos clientes também. Então, para a Xalingo, é sempre um sucesso estar na Abrin e participar desse momento do setor brinquedeiro”, comentou Rodrigo Ebert Harsteln, CEO da Xalingo Brinquedos.
Opiniões dos Expositores
“Para a indústria de brinquedos de Itatiba (SP) com 28 anos de atividade, a ABRIN foi parte da estratégia para lançar a linha de blocos de montar, a Blocz. Com a nova marca e a linha de brinquedos, a empresa conquistou clientes de diferentes perfis e renovou os negócios com os clientes tradicionais de todas as regiões do país. Durante a feira também tivemos oportunidade de contatar compradores de empresas de exportação, grandes redes varejista e distribuição de diversas regiões do país, para futuros negócios e até parceiros para desenvolver novos produtos” – Renato Pereira, CEO da Zucatoys.
“Para nós, da Mazurky e Eu Amo Papelão, sem dúvidas a ABRIN 2024 foi um marco. Através do tema ‘Guardiões da Natureza’, que trouxemos este ano, e diversos brinquedos sustentáveis, posso dizer com toda certeza de que conseguimos mostrar o quanto somos inovadores. Além disso, conseguimos destacar a impressão digital HD direto no papelão em toda nossa estrutura no estande e em produtos, e apresentamos o lançamento de brinquedos que não apenas encantaram as crianças, mas também trouxeram a parte lúdica para suas vidas. Estamos entusiasmados com as oportunidades que o evento nos trouxe e ansiosos para o futuro promissor que nos aguarda” – Diego Araújo, gerente comercial do Grupo Mazurky (proprietária da marca Eu Amo Papelão).
“Tivemos um movimento especial no estande, foram incríveis. Os clientes adoraram os lançamentos, fizemos muitas vendas. A feira estava super movimentada. Participamos também da Game Show, onde colocamos os nossos produtos à disposição de quem quisesse usufruir dos jogos. Foi uma experiência interessante também. Tivemos muitas visitas importantes, grandes clientes compareceram no nosso estande, fizeram grandes pedidos. Para nós o evento foi muito proveitoso, gostamos muito de participar dessa edição do evento. A gente espera que em 2025 a feira seja tão grandiosa quanto foi a de 2024” – Tamara Campos, gerente de marketing da Pais & Filhos.
“A Abrin nos possibilitou apresentar a Kidzzo instrumentos musicais para novos parceiros e estreitar laços com os que já estão conosco, além de ter sido uma ótima vitrine para o público final por meio da imprensa e dos influenciadores” – Roberta Sgambatti, gerente de Novos Negócios da Kidzzo.
“A edição deste ano da ABRIN foi mais do que especial para o Grupo Calesita. Estamos comemorando 25 anos e pudemos apresentar ao público as grandes novidades das marcas Tateti e Calesita. Fechamos ótimos novos negócios e pudemos estreitar a relação com clientes e com toda a classe empresarial do setor. Podemos afirmar que a participação na feira foi novamente um sucesso” – Sarita Zorzanello, coordenadora de marketing do Grupo Calesita.
Opiniões dos Visitantes
“Eu amei o evento, vim para buscar fornecedores e consegui muitos contatos estratégicos. Antes eu tinha muita dificuldade em chegar nessas pessoas. Após minha visita à ABRIN, vai ficar muito mais fácil” – Érika Silva, lojista, de Suzano (SP).
“Eu venho quase todos os anos para a ABRIN. É um espaço onde venho captar novos parceiros, novos distribuidores, em busca de novidades. A feira é importante e a cada ano percebo seu crescimento. É muito válido participar da Abrin todos os anos” – Cassia Carvalho, lojista, de Sergipe (SE).
“Eu sou visitante da feira há cinco anos. Venho para conhecer lançamentos porque tenho um e-commerce. Ano que vem estarei aqui de novo” – Luísa Barbosa, lojista, do Rio de Janeiro (RJ).
“Estou aqui na feira com a finalidade de conhecer lançamentos, novos parceiros. Vim buscar alternativas e poder comercializar alguns produtos em nosso país. Estou muito feliz em estar aqui” – Roberto Urrea, lojista de Santiago, no Chile.
Exposição 40 anos
Em meio à celebração das 40 edições da ABRIN, os visitantes se depararam com uma viagem encantadora por meio de uma exposição que contou a história do brinquedo, um universo onde a simplicidade e a criatividade moldaram as primeiras formas de entretenimento e aprendizado da humanidade.
Visitantes durante a exposição ”Abrin 40 Anos” (Foto: Recs Filmes) |
A exposição foi composta por quatro pilares: a história do brinquedo; como a feira ajudou a moldar a indústria do brinquedo no Brasil; a indústria do brinquedo no mundo atual; e o futuro do brinquedo.
ABRIN TALKS
Em comemoração às 40 edições da ABRIN um importante debate sobre o passado, presente e futuro da indústria do brinquedo norteou a ABRIN TALKS, arena de conteúdo onde empresários, executivos e formadores de opinião do setor apresentaram boas práticas e compartilharam experiências voltadas para a geração de insights no mercado.
Durante os quatro dias da Abrin, os painéis do Abrin Talks ficaram cheios. Os visitantes puderam acompanhar as principais novidades e insights do setor gratuitamente (Foto: Recs Filmes) |
Comentários estão fechados.