Acer apresenta SpatialLabs no ConceptD, capacitando criadores com 3D estereoscópico

Acer anuncia SpatialLabs, um conjunto de experiências potencializadas por soluções ópticas de ponta, mais tecnologias visuais e sensoriais, que trazem o mundo virtual a uma dimensão mais física, proporcionando experiências 3D estereoscópicas de maneira nova e intuitiva. O conteúdo, literalmente, flutua na frente da tela, permitindo que os criadores examinem suas criações em tempo real e em 360 graus – sem a necessidade de óculos especializados.

A Acer também apresenta o Programa de Desenvolvedores do SpatialLabs para desenvolvedores de Unreal Engine interessados em apresentar projetos com o SpatialLabs. Os inscritos no programa receberão um protótipo de notebook ConceptD SpatialLabs, a primeira materialização da nova experiência.

“Dando continuidade ao nosso compromisso com os criadores, por meio do ConceptD, é com muito prazer que apresentamos o SpatialLabs, o próximo passo nos esforços da Acer para habilitar experiências imersivas”, conta Jerry Kao, Co-Diretor de Operações da Acer Inc. “O SpatialLabs melhora o fluxo de trabalho atual dos designers em 3D para que eles possam concentrar seu tempo e recursos no processo criativo. Para os desenvolvedores, o SpatialLabs traz a capacidade de criarem experiências incríveis em várias verticais, por meio do nosso suporte ao Unreal Engine”.

Soluções ópticas e tecnologia de ponta

A experiência do SpatialLabs é criada por meio da combinação de uma solução de rastreamento ocular, uma tela 3D estereoscópica e tecnologias de renderização em tempo real. A solução de rastreamento ocular consiste em um conjunto de câmera estéreo, localizado na parte superior do dispositivo, que acompanha a posição e o movimento da cabeça e dos olhos do usuário. A tela do protótipo do notebook ConceptD SpatialLabs, que será fornecido aos participantes do programa de desenvolvedores, consiste em um painel UHD 2D com uma lente lenticular de cristal líquido opticamente posicionada em cima dele, formando um módulo inovador que pode ser alternado entre visualizações em 3D estereoscópico e 2D.

Essa combinação permite que a tecnologia de processamento gráfico exiba uma imagem diferente para cada um dos olhos do espectador, criando um efeito em 3D estereoscópico que permite que o conteúdo flutue na frente da tela. As tecnologias de renderização em tempo real permitem que os criadores interajam com modelos 3D ao usarem aplicativos no SpatialLabs Experience Center para revisar suas criações em tempo real, aprimorando o fluxo de trabalho de design e para apresentar projetos interativos e imersivos – tudo em 3D estereoscópico.

Criações que saem flutuando da tela

Esse conjunto de tecnologia é revolucionário para criadores que trabalham com conteúdo 3D. Os designers normalmente trabalham em exibições 2D que fornecem apenas informações limitadas sobre a profundidade de um objeto ou cena em 3D. O SpatialLabs permite que os criadores vejam seus projetos ganharem vida em tempo real.

Tradicionalmente, os artistas tinham que fazer vários esboços de diferentes ângulos para garantir que suas personagens tivessem as proporções corretas. Os computadores melhoraram esse processo, mas como é difícil avaliar as proporções 3D em uma tela 2D, muito ainda ficava de acordo com o julgamento do designer. O SpatialLabs Model Viewer elimina essa limitação, fornecendo uma dimensão adicional para os designers trabalharem desde a primeira vez: uma perspectiva intuitiva de 360 graus na qual os modelos podem ser girados, movidos ou mesmo arrastados para fora da tela, permitindo que todos os ângulos sejam considerados. Mesmo quando se considera um modelo do mesmo ângulo, mais informações estão disponíveis em uma representação em 3D estereoscópico do que em 2D.

Ser capaz de ver suas criações em 3D estereoscópico e em uma proporção de 1:1 acelera o processo de encontrar problemas e garantir que um design 3D corresponda ao seu conceito de design original. Por exemplo, os designers de produto podem usar o SpatialLabs Model Viewer para terem uma ideia de como será o item que estão fazendo antes de investirem tempo e recursos para imprimi-lo ou usiná-lo. Além disso, funções como a capacidade de alterar o plano de fundo HDRI dos modelos permitem que sejam apresentados em um ambiente natural e realista. Isso significa que os gerentes e membros da equipe podem fornecer feedback mais claro em cada estágio de um projeto e os clientes podem visualizar mais facilmente um item para garantir que ele esteja alinhado às suas expectativas.

SpatialLabs Experience Center

A tela do protótipo de notebook ConceptD SpatialLabs vem configurada para o modo 2D por padrão, permitindo que o dispositivo seja utilizado como um notebook normal. Ao se abrirem os aplicativos no SpatialLabs Experience Center, o modo 3D estereoscópico será ativado automaticamente.

O SpatialLabs Experience Center é um iniciador que inclui um tutorial sobre o uso da tecnologia, vários atalhos e instaladores para aplicativos e complementos. Atualmente, esses aplicativos incluem:

  • SpatialLabs Model Viewer: Uma ferramenta que permite ao usuário importar arquivos em todos os principais formatos de arquivo 3D e apresentá-los em 3D estereoscópico. Enquanto no Model Viewer, as informações geradas sobre a posição principal são incorporadas ao modelo 3D exibido. Por exemplo, mover ligeiramente para a esquerda ou direita irá girar o modelo 3D na direção oposta, como se um usuário tivesse dado um passo para qualquer lado do objeto. Tudo isso acontece em tempo real.

Os complementos do SpatialLabs Model Viewer estão disponíveis para os principais pacotes de software 3D, como Blender e Autodesk Fusion 360, o que permite que os arquivos criados nesses aplicativos sejam transferidos para o SpatialLabs Model Viewer com um só clique.

  • SpatialLabs Go: Uma solução proprietária para renderizar conteúdo de tela inteira lado a lado em 3D estereoscópico. Por exemplo, depois de usar o Blender para definir uma janela em exibição de tela inteira lado a lado, os designers podem usar o SpatialLabs Go para transferi-la para 3D estereoscópico.
  • PiStage para Maya: O middleware PiStage funciona como uma ferramenta que permite que o demorado pipeline de renderização para frente e para trás seja ignorado, dando aos usuários a flexibilidade para criarem ou editarem conteúdo em um monitor 2D estendido e visualizarem quaisquer alterações feitas em 3D estereoscópico em tempo real, com o SpatialLabs.
  • SpatialLabs Player: Um player nativo para apresentar vídeo lado a lado em 3D estereoscópico.

Programa de Desenvolvedores

O SpatialLabs também suporta o Unreal Engine, uma ferramenta 3D em tempo real que oferece, aos criadores, a liberdade para transformarem suas visões em realidade, capacitando desenvolvedores e equipes a colaborarem e iterarem mais rapidamente do que nunca, sem comprometer qualidade ou capacidade de expansão.

“Nossa equipe está entusiasmada com as possibilidades do novo protótipo do notebook ConceptD SpatialLabs e seu programa de desenvolvedores do SpatialLabs”, conta John Buzzell, Líder de Desenvolvimento de Negócios Corporativos do Unreal Engine. “Quando seu conteúdo e aplicativos inovadores combinam-se ao que há de mais moderno em visualização, você obtém uma experiência envolvente e acessível”.

Para ajudar a transformar a imaginação deles em realidade, a Acer fornecerá aos admitidos no programa um protótipo do notebook ConceptD SpatialLabs por um período de três meses – totalmente gratuito, frete incluso. Os candidatos aceitos podem usar o dispositivo fornecido para criar projetos no Unreal Engine e, em troca, o candidato deve permitir que a Acer demonstre e exiba esse(s) projeto(s) por um ano. Os comentários do usuário e uma entrevista também serão coletados durante o processo de criação, para auxiliar no desenvolvimento do produto, entre outras coisas.

Os candidatos interessados podem se inscrever aqui. As inscrições terminam em 30 de junho de 2021, e, após essa data, os candidatos selecionados serão contatados

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.