
Água Doce inova com Garçom Virtual: cardápio interativo conta com atendimento por Inteligência Artificial no WhatsApp
Com um olhar voltado à inovação e à experiência do consumidor, a Água Doce Sabores do Brasil, rede focada em oferecer o que há de melhor da culinária brasileira, aposta em tecnologia para humanizar o atendimento e facilitar escolhas nos 80 restaurantes da marca em diferentes estados. Com isso, a partir do mês de abril, os clientes que visitarem as operações da franquia podem contar com um novo aliado na hora de escolher o que comer: o Garçom Virtual, um sistema de atendimento baseado em Inteligência Artificial ativado diretamente pelo WhatsApp.
A novidade vem integrada ao novo cardápio da Água Doce, que agora conta com QR-codes interativos nas mesas. Ao escaneá-los, os clientes são direcionados a uma conversa com o Garçom Virtual, que responde via WhatsApp. Desenvolvido com tecnologia da OpenAI, mas treinado exclusivamente com base nos conteúdos e valores da marca, o assistente promete uma experiência humanizada e eficiente, visando facilitar a jornada dos consumidores nos restaurantes.
“Nosso objetivo é unir a tradição da boa comida brasileira com o que há de mais avançado em tecnologia, oferecendo uma experiência fluida e personalizada aos nossos clientes”, afirma Julio Bertolucci, diretor da Água Doce. Além de oferecer sugestões de pratos, tirar dúvidas e fornecer informações sobre ingredientes, alergênicos e traduções, o Garçom Virtual também compreende áudios em português, inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade do atendimento para públicos diversos, inclusive turistas.
Embora esteja nos primeiros dias de operação, o sistema já está sendo aprimorado com base nos feedbacks dos clientes. A expectativa da rede é evoluir continuamente a qualidade das respostas, especialmente no que diz respeito às informações da própria marca. Em breve, o Garçom Virtual deve ganhar novas funcionalidades, consolidando-se como um diferencial competitivo no atendimento digital. Um dos pontos curiosos da tecnologia é que, por ser uma IA robusta, a conversa pode se estender para além dos temas ligados ao restaurante, transformando o momento da refeição em uma interação divertida e até informativa.
No momento, o Garçom Virtual ainda não realiza pedidos de delivery diretamente, mas fornece o contato da unidade mais próxima para que o consumidor possa concluir a compra. “Acreditamos que a IA pode humanizar ainda mais o atendimento, proporcionando agilidade, informação de qualidade e uma conexão mais próxima com o nosso cliente. Isso deve se refletir diretamente na satisfação do nosso público-alvo e, possivelmente, no aumento do tíquete médio nos restaurantes ao longo de 2025. Com esta iniciativa, a Água Doce reafirma seu compromisso com a inovação e mostra que tradição e tecnologia podem, sim, caminhar lado a lado, e com muito sabor”, ressalta Julio Bertolucci.
Fazendo uma análise deste cenário, pesquisas realizadas pela GALUNION, empresa especializada no setor de foodservice, mostram que é possível observar que as franquias vêm adotando um ritmo acelerado de transformação digital, integrando inteligência artificial e tecnologia para otimizar operações, personalizar a experiência do cliente e ganhar eficiência na gestão. Esse movimento fica evidente na Pesquisa de Ecossistema 2024 da GALUNION, que apontou um salto no uso de IA entre as redes, passando de 12% em 2023 para 31% em 2024, demonstrando a busca contínua por maior eficiência operacional. Ou seja, olhando para o futuro, as redes que melhor souberem utilizar dados, tecnologia e inteligência artificial, sem perder a essência do toque humano, terão uma vantagem competitiva significativa.
Leia também
Mais conteúdo que continua valendo a pena
- HBO MAX APRESENTA O TRAILER DE ‘CONFISCO’, DOCUMENTÁRIO QUE ABORDA O IMPACTO DO PLANO COLLOR NO BRASIL
- Chegou meu porta headset novo Rise Alien. Falta agora chegar o Headset novo …
- HBO MAX APRESENTA AS NOVAS HISTÓRIAS QUE CHEGARÃO EXCLUSIVAMENTE NA PLATAFORMA NOS PRÓXIMOS MESES DE 2022
- FAAP recebe inscrições para cursos em diversas áreas
- Conferência Web.br traz discussões sobre a Web na era da Computação Cognitiva