Além do K-pop: Twitter anuncia destaques nas conversas sobre filmes, séries e animações sul-coreanas

Não foi apenas o K-pop que caiu nas graças das pessoas do mundo todo. Muito além da música, a cultura sul-coreana tem ganhado cada vez mais espaço nas conversas do Twitter. Para revelar quais são os principais filmes, séries e animações que se destacaram nos últimos anos, a plataforma preparou um estudo global em parceria com a VAIV a partir de Tweets feitos em inglês entre julho de 2018 e junho de 2021.

K-dramas, como são conhecidas as séries de origem sul-coreana, são o tipo conteúdo com maior interesse por parte dos apaixonados por K-pop, ficando atrás apenas do próprio ritmo musical. Alguns dos destaques contam com a participação de músicos de sucesso, como em “Beleza Verdadeira” e “Vincenzo”, terceiro e quarto entre as séries sul-coreanas mais citadas globalmente. “Beleza Verdadeira” tem em seu elenco Cha Eun-woo – membro do grupo ASTRO ( @offclASTRO) – e “Vicenzo” é estrelado por Ok Taec-yeon ( @taeccool) – do grupo 2PM ( @follow_2PM). Outra clara ligação entre o sucesso nas telas e nos palcos é “Itaewon Class”, já que muitos Tweets sobre o K-drama mencionaram a música tema “Sweet Night” de V, membro do BTS ( @BTS_twt).


Com o K-pop atingindo níveis mais altos e a popularidade dos K-dramas crescendo ao mesmo passo, as animações originais (webtoons) também têm cada vez mais destaque. “Beleza Verdadeira”, por exemplo, ficou em terceiro lugar nos K-dramas mais mencionados no Twitter e aparece em primeiro lugar entre os K-animações.


Como não poderia deixar de ser, “Parasita”, vencedor do Oscar, foi o filme sul-coreano mais mencionado no Twitter na análise que levou em conta Tweets feitos em inglês entre julho de 2018 e junho de 2021. O interesse em Bong Joon-ho, diretor do premiado longa, ajudou a impulsionar amplamente o interesse em filmes sul-coreanos: Tweets relacionados a Joon-ho também mencionam trabalhos de profissionais proeminentes como Park Chan-wook e Lee Chang-dong.


“O Twitter provou que o K-pop – junto com muitos outros fandoms – prosperam devido às características da plataforma: pública, conversacional e em tempo real. As pessoas estão consumindo conteúdo sul-coreano por meio de vários canais, mas, no final, as conversas acontecem no Twitter. Este tema tem potencial ilimitado, pois a cultura do fandom que começou com o K-pop se ampliou por outras formas de conteúdo sul-coreano e resultou na disseminação desta cultura. O Twitter continuará apoiando e trabalhando para ajudar a globalização do conteúdo K (sul-coreano) e sua legião de fãs”, comenta Yeon Jeong Kim, diretora de parcerias globais de conteúdo de K-Pop & K-Content do Twitter.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.