Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Alerta Kaspersky: criminosos usam CPFs vazados em novo golpe por SMS

Os especialistas da Kaspersky identificaram uma nova versão do já conhecido golpe das centrais 0800 falsas. A “novidade” está na tática usada para tentar roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras: os criminosos adicionaram o CPF da vítima – provavelmente obtido em vazamento de dados – na mensagem SMS para tentar legitimar a fraude. Vejam as dicas da Kaspersky para identificar e evitar o golpe.

A utilização do CPF verdadeiro da vítima em golpes não é algo novo, mas é a primeira vez que essa tática é vista pelos pesquisadores da Kaspersky em fraudes por SMS. O golpe é iniciado com mensagens maliciosas enviadas por um número curto, chamados shorts-code. No caso dos golpes com 0800, o criminoso pede para a vítima entrar em contato por ligação com o suposto número fornecido para confirmar a conta e agência, para roubá-la. Nessas situações, é comum o golpista questionar se o correntista tem alguma autenticação temporária ativada. Caso afirmativo, será solicitado o código de ativação para que os criminosos possam concretizar o golpe.

A conversa ainda se prolonga mais um pouco, pois a mensagem de SMS falsa avisa sobre uma suposta penhora ou até transação não autorizada. O criminoso se aproveita disso para informar a vítima que irá cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito. Na simulação feita na investigação da Kaspersky, o falso atendente ainda insistiu para o analista informar o endereço para retirada do cartão “cancelado”, já que o número do cartão não foi informado.

Como esses números são ferramentas legítimas de comunicação, o conhecimento sobre o golpe é a melhor prevenção”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina. “Os golpes se inovam diariamente e esse é um exemplo claro: o uso do CPF da vítima é para dar credibilidade à mensagem e fazê-la acreditar. Os números 0800 e short-code são canais usados exclusivamente por empresas como bancos, operadoras e grandes lojas, o que confirma como as fraudes estão refinadas e não podemos acreditar em tudo que recebemos. Precisamos criar o hábito de checar as informações antes de oferecer nossos dados”.

Para não ser vítima de um golpe e saber verificar se uma mensagem é verídica, os especialistas da Kaspersky recomendam:

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup
  • Caso você receba mensagens ou e-mails como essas, jamais faça o que é pedido, como ligar para o 0800.
  • Se você realmente desconfia da transação, ligue nos canais oficiais de comunicação de seu banco, que pode ser localizado em seu cartão, por exemplo.
  • Jamais passe seus dados por mensagens SMS, WhatsApp ou similares, tampouco em números que ligam para você. Se houver alguma informação suspeita, ligue também para a verdadeira central de atendimento, que pode ser encontrada digitando manualmente o site na URL do navegador.
0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

Não fique de fora - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup