Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Algar Telecom completa 70 anos com foco em inovação e transformação digital

A Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, completou 70 anos em 15 de fevereiro. Fundada em 1954, a companhia atua hoje em mais de 372 cidades de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal com foco em produtos inovadores e alinhados à missão de servir a comunidade. Para celebrar esse momento, a empresa lançou a campanha “O futuro a gente faz junto”, em que conta sua história de inovação e tradição.
 

Ao longo de todos esses anos, a Algar Telecom sempre ofereceu acesso a serviços de telecomunicações disruptivos e modernos. Recentemente, com foco no futuro, a companhia expandiu sua telefonia móvel para novas áreas. A partir deste movimento, a empresa aumentou a possibilidade de personalização de ofertas, em todos os segmentos, atuando assim com todos os serviços de telecomunicações para seus clientes e mercados. A ampliação de atuação da telefonia móvel leva seu atendimento próximo aos clientes, um dos pontos mais reconhecidos na operação da companhia. Importante destacar que para essa modalidade de telefonia móvel, também é possível fazer portabilidade.
 

Anúncios

Outra iniciativa foi a expansão de sua rede 5G em 33 cidades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. A evolução tecnológica trouxe uma melhor experiência para o consumidor em velocidade, menor latência – tempo para a transferência de dados – e aumento de potencial para o uso da internet por meio do celular, tanto para a execução nos mais variados tipos de aplicativos e nas redes sociais, como também em jogos eletrônicos e na exibição e compartilhamento de vídeos. Essa expansão contribuirá para o avanço de negócios nas empresas, incluindo as aplicações de IoT (internet das coisas), de inteligência artificial, entre outros.
 

Pioneirismo é, inclusive, a palavra-chave quando o tema é 5G, já que em dezembro de 2021 a Algar Telecom foi a primeira operadora do País a ofertar esse serviço, na frequência de 2.3 GHz, para Franca (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).
 

Em 2024, a empresa anunciou o lançamento do produto Nomo by Algar, que irá ofertar serviços digitais e celular. O serviço foi lançado no início de fevereiro e ficará disponível, inicialmente, como uma POC (Prova de Conceito em tradução literal de Proof of Concept), para as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo, todas no Rio Grande do Sul, focando no Varejo. Com o objetivo de ter um portfólio robusto, com produtos que atendam tanto o segmento B2C quanto o B2B, as ofertas da Nomo by Algar foram desenhadas para serem atrativas ao usuário final, como a inclusão de redes sociais e aplicativos de mensagens no pacote.
 

Anúncios

Expansão no B2B
 

No segmento corporativo, a Algar Telecom também investe em oferecer um portfólio cada vez mais amplo com soluções de Telecom e TI para os seus mais de 196.300 clientes, que representam 64% da receita. A companhia atende desde médias e grandes empresas até MPEs (micro e pequenas empresas) e é considerada hoje a operadora independente de fibra ótica com maior infraestrutura do Brasil.
 

Para isso, a Algar expandiu, de 2015 a 2023, em 325% o número de estados e cidades em que está presente, passando de 4 estados para 16 mais o Distrito Federal, e de 87 municípios para 370. E, para chegar a esses locais, foram ampliados em mais de 388% a quilometragem de rede, atingindo a marca de 132 mil km.
 

Anúncios

A operadora está sempre voltada a oferecer soluções completas e inovadoras, nas quais os serviços de conectividade em altas velocidades, sobre fibra, são acompanhados de produtos que atendam às necessidades dos clientes de forma mais ampla. Em conjunto com o Brain, Centro de Inovação em Negócios Digitais da companhia, usa métodos ágeis para internalizar e escalar as inovações surgidas. Desta forma, a empresa mantém o histórico de pioneirismo e um portfólio sempre moderno de produtos e serviços.
 

Onde tudo começou
 

Para contar a história da Algar, é preciso voltar um pouco no tempo, para antes de 1954. Em 1919, José Alves Garcia, pai de Alexandrino Garcia – fundador da companhia, saiu de Portugal com a família, em busca de melhores oportunidades de vida, em direção a Uberlândia (MG). A partir daí, pai e filhos empreenderam em diversas frentes, começando com uma máquina beneficiadora de arroz, passando pela aquisição do Jornal Correio de Uberlândia, a compra de um posto de gasolina e serviços que, após conquistar a confiança do mercado, recebeu uma liberação da General Motors para a distribuição de seus produtos, por meio de uma revendedora Chevrolet.
 

Anúncios

Em 1952, o Comendador Alexandrino Garcia assumiu a presidência da Aciub (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia). No mesmo ano, a Empresa Telefônica Texeirinha renovou seu contrato com a Prefeitura do município para a instalação de mais 1.000 telefones automáticos na cidade e problemas no percurso impediram a efetivação do contrato.
 

Ao perceber a crise nos serviços telefônicos da região, o Comendador, por meio de sua capacidade de inovar, mobilizou a Aciub para melhorar a telefonia da cidade, resultando na criação da Companhia de Telefones do Brasil Central (CTBC), em fevereiro de 1954. Com Garcia no controle, a partir de 1958, a CTBC expandiu sua operação para além de Uberlândia, estando presente em Guará (SP), Monte Alegre de Minas, Centralina, Frutal, Campina Verde (MG) e Itumbiara (GO).
 

Com o passar dos anos, a companhia evoluiu, se tornando mais robusta, ampliando seu sinal de cobertura, colocando Uberlândia como a primeira cidade do interior do País a utilizar um sistema de micro-ondas que ligava a cidade ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Tudo isso sem deixar as raízes de lado, uma vez que a CTBC foi a única empresa de telefonia a permanecer privada após a implantação da Telebrás em 1972, sendo posteriormente privatizada em 1998, permanecendo com os mesmos donos.
 

Anúncios

Os anos 80 marcaram a estruturação do Grupo Algar, com a constituição formal do Grupo ABC, abrangendo diversas áreas, desde Eletrônica e Informática até Veículos e Aeronaves. Em 1993, o falecimento do fundador, Comendador Alexandrino Garcia, marcou uma transição liderada por seu filho, Luiz Alberto Garcia, que reestruturou os negócios, resultando nas áreas de Telecom, Agrobusiness, Entretenimento e Serviços.
 

Na década de 90, o Grupo Algar passou por significativas mudanças, abandonando a sigla ABC e concentrando esforços nas áreas estratégicas. Destacam-se a criação da Universidade Algar, a consolidação de parcerias internacionais, e a expansão dos serviços, incluindo a criação da Algar Tech em 1998.
 

Porém, foi só em 2009 que a CTBC se tornou oficialmente Algar Telecom, assim como a unificação de Algar em todas as outras empresas do grupo. A mudança teve como objetivo garantir a perenidade do grupo e alinhar o pensamento estratégico das companhias. O desenho também foi alterado, com a criação de um conceito mais moderno e atual.

Anúncios

Para saber mais detalhes sobre a história da Algar Telecom, acesse aqui.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.
 

Anúncios

Com 69 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 132 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.
 

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadora

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar