Alunos do Colégio Mater Dei, de São José dos Campos, se unem a estudantes de nove países para alertar sobre os impactos do aquecimento global durante a COP21

Assine nossa newsletter

Único representante brasileiro, Mater Dei participa do projeto Kids for COP21 (21ª Conferência das Partes – COP21 sobre mudanças climáticas), que é desenvolvido e organizado pela escola francesa Living School.
Nos próximos dias 28 de novembro e 8 de dezembro, durante a 21ª Conferência das Partes – COP21 sobre mudanças climáticas, em Paris, 80 alunos, entre 9 e 10 anos, do 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Mater Dei de São José dos Campos terão a oportunidade de alertar mais de 350 dirigentes de todo o mundo sobre questões ambientais e seus impactos globais.
A COP21 tem como principal objetivo firmar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100.
O alerta será realizado através de vídeos, cartas e ilustrações produzidos pelos estudantes do Mater Dei e de outros nove países – França, Estados Unidos, Reino Unido, Índia, China, Haiti, Uganda, México e Suécia, que serão entregues para os membros de 196 delegações durante a conferência internacional. O projeto denominado Kids for COP21 é desenvolvido e organizado pela escola francesa Living School. O Mater Dei é o único colégio brasileiro participante.
“É nossa missão sensibilizar o mundo sobre as consequências das mudanças climáticas e do aquecimento global. Esperamos que estes dirigentes considerem o que os nossos alunos esperam do futuro e tomem medidas corretas e imediatas”, declara Célia Terlizi, diretora do Mater Dei.
A programação do Kids for COP21
Os trabalhos dos alunos do Mater Dei e das outras escolas participantes do Kids for COP21 serão apresentados oficialmente no dia 28 de novembro e 8 de dezembro.
No dia 28, membros do alto escalão do Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), de instituições da União Europeia, políticos e jornalistas embarcarão no trem especial da Companhia de Trens Thalys para percorrer o trajeto entre Bruxelas, Bonn e Paris. Durante a viagem, os estudantes da Living School apresentarão um vídeo de quatro minutos com depoimentos dos alunos do Mater Dei e das outras escolas, editado pela cineasta francesa Damienne Caron.
Ainda no mesmo percurso, os dirigentes serão presenteados com o livro “Success Notebook” ilustrado pelos estudantes do Mater Dei e das outras instituições participantes do projeto. Os desenhos representam as decisões positivas para um futuro melhor, que serão tomadas durante a conferência.
Com o apoio da empresa francesa Kinomé, os representantes das delegações do COP21 ao lado dos alunos da Living School farão o plantio de 196 árvores, na cidade de Le Bourget, ao norte de Paris. No final da ação, as crianças entregarão para cada dirigente uma carta dos alunos do Mater Dei e das outras escolas, conscientizando-os sobre a responsabilidade de agir e pensar como uma pequena criança faria.
Durante a iniciativa, uma enorme tela estará exposta para que qualquer pessoa possa pendurar as mensagens de uma criança. No final da COP 21, este mural será doado ao próximo país sede da COP – Marrocos.
Além dos alunos do Mater Dei, pais, familiares, comunidade escolar e interessados também podem participar desta mobilização, assinando a petição online disponível no site ourkidsclimate.org

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.