
Amazon inaugura novo Centro de Distribuição em São Paulo para expandir operações no Brasi
Novo CD em Cajamar é o maior da empresa no país e faz parte da estratégia para acelerar entregas em todo o território nacional
A Amazon Brasil anunciou a abertura de um novo Centro de Distribuição (CD) em Cajamar, São Paulo. A unidade, a maior da empresa no Brasil em capacidade de armazenamento e processamento de pedidos, poderá empregar até 2.300 pessoas entre vagas diretas e indiretas. A iniciativa faz parte da expansão da infraestrutura logística da companhia no país, com o objetivo de reduzir prazos de entrega e ampliar o alcance das operações.
Desde a chegada da operação de varejo em 2019, a Amazon tem expandido sua rede logística, que agora soma 12 centros de distribuição em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal. A empresa conta com mais de 150 polos em diferentes regiões e oferece cerca de 150 milhões de produtos em mais de 50 categorias.
O novo CD ocupa uma área de 75.000 m², sendo o quinto da empresa no Estado de São Paulo. A estrutura conta com um sistema automatizado de esteiras que totalizam mais de 3 quilômetros, permitindo processar até 9.500 pacotes por hora. A companhia afirma que a tecnologia aplicada no espaço otimiza o fluxo operacional e melhora a segurança do ambiente de trabalho.
“Esse lançamento reforça nosso compromisso em aumentar a nossa velocidade e qualidade de entrega em todo o Brasil a partir da expansão de nossa infraestrutura logística, que já realiza entregas em 100% dos municípios brasileiros”, afirma Ricardo Pagani, diretor de Operações da Amazon no Brasil.
Além da logística própria, a unidade funcionará como um centro conjugado de armazenagem e envio para vendedores parceiros que utilizam o programa FBA (Fulfillment by Amazon). Nessa modalidade, a empresa se responsabiliza pelo armazenamento, processamento de pedidos e atendimento ao consumidor, permitindo que os parceiros foquem na gestão de seus negócios. O modelo já está em operação em outras unidades, incluindo a de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
“Ficamos felizes com a ampliação das operações da Amazon em Cajamar, empresa que aposta e investe no Brasil e em nossa cidade, promovendo a criação de diversos empregos, enquanto impulsiona a região”, afirma Kauã Berto, prefeito de Cajamar.
A companhia destaca ainda que, em alinhamento com suas políticas de diversidade e inclusão, mais de 50% dos cargos da nova unidade já foram ocupados por mulheres.
A expansão do centro logístico reforça a estratégia da Amazon no Brasil para aumentar a oferta de produtos e reduzir o tempo de entrega para os consumidores em todo o país.