Boutique nas alturas: Sing Comunicação mira expansão na América Latina com grandes players globais.

Eu conheço a Sing Comunicacao De Resultados há muito tempo. É das assessorias que tenho boa relação desde os primórdios no meu blog e é notável como eles tem crescido, não só no Brasil, quanto na América Latina, celebrando um ano de operação no México.

Parte, claro, por um jeito único de trabalhar no conceito de boutique, mas também por conta de um dos seus clientes que recentemente virou um dos maiores players mundiais da tecnologia. Estamos falando da divisão Enterprise da NVIDIA que entrou no Olimpo das Big Techs ao oferecer equipamentos que garantem o processamento necessário para o crescimento da Inteligência Artificial.

Mas não é só isso. A empresa atende outras marcas globais, como, por exemplo, Peanuts (detentora da IP do Snoopy) e nacionais, tais como a Lity, que comercializa carregadores e equipamentos de áudio.

Não é fácil manter o modelo de negócios que atende tailor made e expandir sem perder seu DNA.

E para entender mais sobre essas conquistas (e desafios) eu falei com a fundadora e CEO da Sing, Vania Gracio. Ela me contou como têm sido essa experiência com a NVIDIA, os desafios culturais na expansão e compartilhou comigo a visão dela sobre o novo cenário do jornalismo brasileiro, os desertos de notícias e o uso de Inteligência Artificial.

E nesse último assunto a empresa parece ter dado um passo além, implementando uso da IA para otimização de alguns processos internos, powered by NVIDIA.

Confira esse papo da Vânia comigo.

Vânia Gracio, fundadora e CEO / crédito: divulgação

Como surgiu a ideia de fundar a Sing Comunicação há mais de 20 anos?

Depois de atuar por muitos anos passando por diferentes agências de comunicação, surgiu a vontade de empreender. Ao estudar o mercado, entendi que havia uma oportunidade de explorar o modelo de boutique de comunicação, pouco difundido em 2005, como um diferencial competitivo. Assim nasceu a Sing 😉

Quais foram os maiores desafios para se estabelecer como uma boutique de comunicação no Brasil?

O que é um desafio ao mesmo tempo, também é o nosso diferencial: justamente atuar no formato boutique. Ser uma boutique nos permite ter uma equipe que atue bem próximo ao cliente e de forma proativa, além da possibilidade de ajustar as entregas ao cliente de acordo com suas necessidades, sempre que necessário. E por ser uma empresa 100% nacional, independente, operando no modelo boutique, concorremos com grandes agências, por entregarmos qualidade, resultado e agilidade.

Ser uma boutique nos permite ter uma equipe que atue bem próximo ao cliente e de forma proativa, além da possibilidade de ajustar as entregas ao cliente de acordo com suas necessidades, sempre que necessário.

Vocês atendem hoje uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que é a NVIDIA. Como tem sido essa experiência?

Nosso relacionamento com a NVIDIA é longo, muito antes de toda a divisão Enterprise ter a dimensão que tem hoje. Estamos atuando com Enterprise pelo quinto ano e celebramos muito o que a NVIDIA se tornou em termos de dimensão e campo de atuação porque acompanhamos todo esse crescimento. Tecnologia está no DNA da Sing Comunicação e com essa parceria com a NVIDIA estamos sempre por dentro de tudo que é mais desbravador. 2025, por exemplo, será o ano da computação quântica, algo que a NVIDIA já vem pontuando há alguns meses. No relacionamento com a imprensa temos uma equipe bem animada e apaixonada pelo assunto por aqui disposta a dar todo o suporte para todos que nos procuram. E, como a NVIDIA é uma empresa referência no mercado, nos ajuda a provar que estamos aptas a atender outros clientes que atuem em segmentos com Agentes de IA, LLMs, deep learning etc.

O que motivou a expansão da Sing para a América Latina e como vocês avaliaram o mercado antes de iniciar as operações? As diferenças culturais são um desafio nesse tipo de operação?

O que motivou a expansão da Sing Comunicação para a América Latina foi uma necessidade dos próprios clientes + acreditarmos que nosso modelo de negócios e qualidade das entregas poderiam ser muito bem recebidos lá fora. Está dando certo ao longo desse primeiro ano de atuação e estamos celebrando muito isso. A Sing Comunicação faz parte de uma rede global de agências de comunicação, a Convoy, e todo o trabalho de relacionamento entre as agências nos ajuda muito a avaliar o que está acontecendo no mercado de comunicação, não só na América Latina, mas também em outras regiões do mundo. E, sim as diferenças culturais existem, mas não podem ser uma barreira para o relacionamento entre cliente e imprensa. O nosso papel, principalmente tendo equipe no México, por exemplo, é aprender sempre quais são essas diferenças e fazer acontecer.

E, sim as diferenças culturais existem, mas não podem ser uma barreira para o relacionamento entre cliente e imprensa

Aqui no Brasil temos visto o efeito dos desertos de notícias e os veículos de comunicação ficando muito pulverizados. Já o fenômeno dos News influencers foi muito discutido nas últimas eleições do Donald Trump e deve ser uma tendência também por aqui. Como vocês tem notado essas mudanças e como elas têm impactado as práticas da Sing?

Como uma agência de comunicação que busca oportunidades para os clientes, nós temos que estar sempre muito antenadas nas mudanças, até para não oferecermos algo que não faça sentido, nem para o cliente, nem para o meio que vai receber a sugestão. Sendo assim, estamos sempre adaptando as nossas entregas, mesmo porque as mídias de relevância mudam muito de cliente para cliente também. Independente da tendência do momento, a nossa responsabilidade é garantir que o conteúdo que esteja sendo divulgado / compartilhado seja genuíno, represente a marca e crie conexões com seu público.

Outra mudança que tem impactado o mercado da comunicação é o uso da IA. Como vocês têm discutido internamente o uso dessa ferramenta?

A inteligência artificial é algo que veio para ficar e quem não souber incorporá-la ao seu dia a dia vai ficar para trás independentemente da área de atuação. Aqui na Sing Comunicação já estamos implementando o uso da IA para otimização de alguns processos internos, powered by NVIDIA, que em breve poderemos apresentar mais detalhes. Desde 2023, disponibilizamos para o time um manual de boas práticas para o uso de agentes de IA nas atividades do dia a dia. Como trabalhamos com muitas informações sigilosas, nem tudo pode ser pesquisado ou inserido nos agentes de IA.

http://blogdoarmindo.com.br
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Pular para o conteúdo