Brasileiros com Android passam a contar com Serviço de Localização de Emergência no Brasil
Brasileiros agora contam com um novo recurso cujo objetivo é aumentar a rapidez e eficiência na hora de salvar vidas. Com o Serviço de Localização de Emergência em funcionamento, usuários com um dispositivo Android que ligarem para serviços emergenciais como 190 (polícia), 192 (serviço médico), 193 (bombeiros), ou qualquer outro serviço de emergência, enviará informações sobre a sua localização calculada por meio de redes Wi-Fi, GPS, dados de celular e sensores do dispositivo de maneira precisa para as autoridades competentes. A tecnologia se tornou disponível após intenso trabalho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com Google, operadoras de telefonia e serviços públicos de emergência.
O serviço opera de forma integrada, sem a necessidade de aplicativos adicionais, hardware especial ou qualquer ação extra do usuário. A localização é calculada diretamente no dispositivo e compartilhada apenas com autoridades durante chamadas (para todos serviços de emergência) ou mensagens (apenas para 190 e 193). O compartilhamento de informação é feito de forma segura e privada, via SMS para os socorristas, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente.
Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, “o novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira.”
O Android, sistema operacional móvel do Google e presente na maioria dos celulares em operação no Brasil, conta com uma versão do Serviço de Localização de Emergência que permite o envio de localização via HTTPS e está trabalhando para a expansão da solução em breve. Essa evolução trará ainda mais dados úteis aos socorristas, como informações sobre o idioma do aparelho e detalhes opcionais fornecidos pelo usuário, como alergias ou condições médicas. Em todos os casos, o Google não armazena nem acessa essas informações. É possível também desativar a funcionalidade nas configurações de localização do Android, caso o usuário prefira.
Tecnologia a serviço da vida
Compatível com dispositivos Android versão 5.0 ou superior, o Serviço de Localização de Emergência é oferecido gratuitamente para os provedores de serviços de emergência e também funciona via SMS em áreas com cobertura de rede limitada, garantindo acesso em regiões rurais e remotas.
Implantado em outros países, o serviço tem mostrado seu impacto na redução dos tempos de resposta em emergências, ajudando a salvar vidas. “A parceria com a Anatel é um marco no uso da tecnologia para a segurança e bem-estar da população brasileira. Algo simples, como a informação de localização precisa, compartilhada de maneira rápida com autoridades gera eficiência, reduz o tempo de resposta de uma equipe de socorro e pode significar a diferença entre a vida e a morte de alguém”, destacou Bruno Diniz, líder de engenharia de Android no Brasil.
Este lançamento faz parte de uma série de iniciativas do Google para aumentar a segurança dos usuários Android no Brasil. Neste ano, a empresa também introduziu recursos contra roubo de celulares e bloqueio de instalação de aplicativos fraudulentos, protegendo milhões de brasileiros. Para mais informações sobre o Serviço de Localização de Emergência, acesse android.com/els.