BYD do Brasil lança novo sport coupé Seal e surpreende positivamente o mercado com preço atrativo e pacote de benefícios.

BYD do Brasil lança novo sport coupé Seal e surpreende positivamente o mercado com preço atrativo e pacote de benefícios.

Essa semana eu estive num evento da BYD do Brasil em São Paulo para conferir o novo carro da marca chamado SEAL e definido pela empresa como um “sport coupé”.

No caminho do evento, por uma incrível coincidência, o motorista do carro de aplicativo (que não sabia o que eu ia fazer) notou um modelo BYD na marginal do Tietê e elogiou como o carro era moderno e futurista. De fato, a marca está chamando a atenção no mercado, e das ruas. O modelo de entrada Dolphin, conseguiu se consolidar como o elétrico mais barato do país e com um volume de vendas expressivo.

Duas coisas me chamaram a atenção no lançamento que contou com influenciadores digitais, jornalistas especializados no setor automotivo, autoridades públicas, empresários e convidados.

A primeira foi quando a empresa começou o lançamento e se apresentou não como uma montadora, mas sim como uma “greentech”, ou seja, uma empresa de tecnologia focada no meio-ambiente. E essa visão faz muito sentido e também deve assustar as montadoras tradicionais. Em princípio porque de fato – eu parei muito para refletir sobre isso – o termo “montadora” não faz mais tanto sentido, ou seja, empresas que montam e vendem carros e porque inovações que arrasam quarteirões costumam vir de lugares que a gente menos espera. Foi assim que as câmeras fotográficas da Sony acabaram com a Kodak e que a Netflix dizimou as locadoras, tais como a finada Blockbuster.

Se eu fosse uma “montadora tradicional” eu realmente estaria preocupado. Além disso carros elétricos vêm com outro modelo de negócios que não exige uma manutenção de motores, assim como acontece com os carros movidos a combustível. A BYD parece ter entendido isso e pensa o conceito de vendas de carro de um jeito diferente.

Há ainda outra coisa que me chamou muito atenção, mas antes disso vamos falar do lançamento e da novidade.

Meu primeiro contato com a BYD.

Eu ainda não dirigi um carro da marca e esse lançamento foi o meu primeiro contato com a companhia chinesa. Por conta disso fiquei muito atento aos detalhes falados pelos porta-vozes e também no burburinho gerado entre os convidados.

Foram informações muito interessantes sobre como a marca está se posicionando no Brasil e suas conquistas. E então tivemos a apresentação do Seal.

A marca oferece impressionantes 8 anos de garantia na bateria sem limite de quilometragem e 5 anos ou 100.000 KM de revisões grátis.

O design interior e exterior é muito moderno e futurista.

O carro também tem recursos inusitados, como por exemplo, suporte para games NVIDIA e um surpreendente sistema de Karaokê. Sim um karaokê.

O Seal é um carrão. Lembra muito e tem as mesmas especificações dos grandes carros de luxos e a expectativa sobre o preço estava alta. Só se falava nisso antes do lançamento. Até que foi revelado:

E aí veio aquela segunda coisa que me surpreendeu, uma pessoa sentada ao meu lado avisou que iria comprar imediatamente. Especulava-se que o carro poderia ter o preço em torno de R$ 500 mil. É bom lembrar que em tese o carregamento elétrico é mais barato que a gasolina e o pacote de benefícios oferecidos, como por exemplo, as revisões gratuitas, acabam trazendo um alto valor agregado ao carro.

Eu cubro tecnologia há cerca de 15 anos e dificilmente algo realmente brilha meus olhos nesse setor. O Seal me deu a sensação de ver algo realmente diferente e novo. Que bom! O setor automotivo precisava.

Abaixo seguem as informações fornecidas pela assessoria de comunicação da BYD.

Confira abaixo as especificações técnicas e outros detalhes do carro.

A BYD, greentech líder mundial de veículos de energia limpa, apresenta ao mercado brasileiro o novo sport coupé Seal, um veículo 100% elétrico, com alto desempenho, tecnologia de ponta e muitas inovações. O Seal chega com um preço especial de lançamento que vai surpreender o consumidor brasileiro: R$296.800,00.

O BYD Seal segue o conceito Ocean Aesthetics, design que resulta em um visual dinâmico, elegante e facilmente reconhecível, mostrado pela primeira vez pela marca no modelo BYD Dolphin, lançado no final de junho e atualmente o veículo elétrico mais vendido no Brasil.

“O BYD Seal é um modelo avançado, com soluções inovadoras e à frente de seu tempo, um carro que representa segurança, tecnologia, desempenho e conforto”, afirma Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.

Tecnologia avançada

O BYD SEAL é o primeiro veículo a implementar a tecnologia inovadora Cell-to-Body (CTB), permitindo que a bateria seja realmente parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança.

 

Tecnologia CTB permite que a bateria Blade atue como piso da carroceria

A tecnologia CTB também melhora a eficiência do espaço. O BYD SEAL tem altura de carroceria 10 mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional, resultando em melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual.

Devido à arquitetura de suspensão dianteira do tipo double wishbone e traseira five link, a dinâmica do Seal no teste de mudança de faixa em emergência chega a 133km/h e no teste do alce com máxima segurança, a incríveis 83km/h.

Inteligente e conectado

Conectividade inteligente e entretenimento de ponta são outros pontos de destaque do BYD SEAL. O modelo é equipado com um sistema de conexão inteligente 4G trazendo experiências de tecnologia de ponta e atualizações Over The Air (OTA) como uma forma de atualizar os recursos de entretenimento de forma parecida com a que fazemos remotamente com os smartphones.

O BYD SEAL possui uma tela rotativa exclusiva de 15,6 polegadas equipada com a função de controle de voz precisa e inteligente. Conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay. O modelo possui ainda um painel de instrumentos completo com tela de 10,25 polegadas. O novo SEAL conta com sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que oferece som de qualidade premium e o carregamento sem fio para smartphones.

 

      

Powertrain poderoso

O BYD SEAL traz um powertrain elétrico Seal com dois motores superpotentes, que somam 531 cavalos, levando apenas 3,8s para atingir os 100km/h.

Outro ponto importante é que o modelo vem equipado como a BYD e-Platform 3.0, projetada exclusivamente para veículos elétricos puros. A plataforma aproveita ao máximo as vantagens de inteligência, eficiência e segurança.

Carregamento muito rápido

A potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia. A bateria Blade, outra tecnologia desenvolvida pela BYD, é uma peça essencial que proporciona eficiência energética, estabilidade e segurança. Com 100% de carga, o alcance do novo BYD SEAL chega a 372 km, no PBEV do INMETRO e no ciclo urbano WLTP a autonomia é de 520 km.

Aprendendo com a Natureza

O BYD SEAL traz a assinatura da equipe de design liderada por Wolfgang Egger, diretor de Design Global da BYD. O projeto seguiu o princípio de aprender com a natureza e buscou inspiração no oceano para criar linhas emocionalmente ricas, reconhecíveis e atraentes.

A frente do BYD SEAL passa uma sensação de movimento, com uma “forma de X” na perspectiva dinâmica. Remete a uma aparência de veículo esportivo, com suas curvas próprias, esculpidas e cativantes, com o objetivo de proporcionar a sensação do movimento das ondas no mar.

Detalhes que fazem a diferença

Os bancos dianteiros do SEAL têm uma aparência esportiva com estofamento macio e firme e revestimento de extremo bom gosto. O banco do motorista é eletricamente ajustável em oito posições e conta com apoio lombar também ajustável em quatro direções para aliviar a fadiga de viagens longas. O volante permite regulagens em quatro posições.        

O BYD SEAL possui teto solar panorâmico de grandes dimensões, proporcionando aos ocupantes uma visão ampla. As portas dianteiras são de vidro duplo laminado para maior segurança e excelente isolamento acústico e térmico.

     

As maçanetas do BYD SEAL ficam embutidas às portas quando o veículo está em movimento, contribuindo para a fluidez do ar, fato que reduz a resistência ao vento e o consumo geral de energia do veículo. Todas as maçanetas voltam à posição normal automaticamente, quando o veículo é desligado ou acionado.

Assistência de segurança e direção

O  BYD SEAL incorpora recursos avançados de segurança e assistência ao motorista como padrão. Todos os modelos apresentam Aviso de Colisão Dianteira, Frenagem de Emergência Automática, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Freio de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência de Manutenção de Faixa, Assistência de Mudança de Faixa e Manutenção de Faixa de Emergência.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo e o Controle de Cruzeiro Inteligente melhoram a experiência de dirigir. A câmera panorâmica, por exemplo, fornece visibilidade de 360 graus para o motorista para manobras seguras do veículo. O modelo conta ainda com 8 airbags.

Cores e preço

O BYD SEAL será comercializado em versão única, nas cores: Azul Glacial, Cinza Atlantis, Branco Bright, Preto Cosmos, Verde Courtyard e Cinza Acetinado. A garantia é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e controller. A bateria Blade conta também com garantia de oito anos sem limite de quilometragem. 

Novidade: revisões grátis BYD

A BYD também anunciou durante o evento que a partir de agora o Seal e toda a linha de carros 100% elétricos da marca passam a contar com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros.

Outro ponto importante é que nos veículos elétricos da BYD a revisão só acontece a cada 20 mil quilômetros e não aos 10 mil como nos veículos a combustão.

Armindo