CBLoL estreia em 12 de janeiro com novo formato

Assine nossa newsletter

O ano de 2018 está chegando ao fim e a Riot Games já tem novidades para o Campeonato Brasileiro de League of Legends 2019, o famoso CBLoL. A última temporada foi marcada por mais jogos e mais competitividade com a chegada da MD3 (Melhor de 3) na Fase de Pontos e a Escalada. Em janeiro de 2019, no dia 12, o torneio volta ainda mais emocionante com o novo formato Melhor de 1 em Três Turnos  (MD1 x 3).

Na temporada 2018 do CBLoL, as séries MD3 acabaram com os empates que os combates MD2 deixavam na tabela em 2017 – oferecendo mais jogos e partidas mais disputadas. Para o CBLoL 2019, a Riot Games no Brasil resolveu avançar essa ideia, aumentando o número de embates e, consequentemente, o número de semanas na Fase de Pontos. A prioridade, contudo, ainda é garantir a competitividade e contribuir para que as equipes cheguem familiarizadas aos torneios internacionais.
 
O novo formato propõe que todos os times se enfrentem três vezes durante a Fase de Pontos, sendo que os confrontos não acontecerão em sequência. O time A, por exemplo, pode enfrentar o time B nas semanas 1, 4 e 8, ao invés de uma MD3 em apenas um dia, o que traz uma série de possibilidades e cenários diferentes:
 

Assine nossa newsletter
  • O espaço entre os confrontos permite que os times mudem de estratégia e
  •  se reinventem durante o campeonato;
  • Toda partida vale pontos. Quanto maior o número de combates, maiores são
  •  as chances de recuperação após eventuais derrotas;
  • Os times estarão em atualizações e patchs diferentes do jogo, exigindo ainda
  •  mais estratégias e adaptabilidade das equipes.

 
Na Fase de Pontos, teremos sempre 4 jogos por dia e 8 jogos por final de semana, o que permitirá à torcida maior engajamento com seu time do coração. As equipes jogam no sábado e no domingo contra oponentes diferentes, adicionando mais uma camada de estratégia ao planejamento de cada semana.
 
A alteração no campeonato também torna a Fase de Pontos do CBLoL mais semelhante às Fases de Entrada dos torneios internacionais, criando maior familiaridade para os times brasileiros que representarão o país no exterior.
 
“Para 2019, nós queremos continuar avançando na direção de trazer mais competitividade para a liga, além de emoção e novidades para os fãs de Esports”, diz Carlos Antunes, diretor de Esports da Riot Games no Brasil. “Estamos continuamente ouvindo as opiniões da comunidade de jogadores e do público, assim como dos times e organizações do CBLoL – de quem tivemos um ótimo feedback da mudança de formato -, e estamos bastante animados com o que está por vir no próximo ano”, completa.
 
Calendário
Para comportar o aumento na quantidade de jogos, o CBLoL precisou passar por algumas mudanças em sua agenda, passando de 7 para 10 semanas na Fase de Pontos. Assim, a temporada 2019 começa mais cedo: no dia 12 de janeiro os times já estarão a postos no Summoner’s Rift!
Com o aumento de semanas, a Escalada foi substituída pelo chaveamento das tradicionais semifinais em partidas MD5, nas quais o primeiro colocado joga contra o quarto lugar; o segundo e o terceiro se enfrentam em um segundo combate; e os vencedores de cada partida seguem para a Grande Final.
Série de Acesso
Sem a Escalada, a Riot Games resolveu voltar ao formato já conhecido: o 8º colocado do CBLoL é rebaixado automaticamente, enquanto o 1º do Circuito Desafiante sobe para a elite do League of Legends competitivo. A partida da série de acesso que define o time que completará a escalação da próxima etapa acontece entre o 7º lugar do CBLoL e o 2º do Circuitão.
 
Para mais informações, acesse o LoL Esports BR.
Sobre o CBLoL
O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) é o campo de batalha no qual os melhores times profissionais do País se enfrentam, lutando não só pela supremacia em League e um lugar na história, mas também por uma vaga no Campeonato Mundial. Entre 2012 e 2014 o torneio era baseado em classificatórias que resultavam no mata-mata das Finais, tendo como campeões vTi.Ignis (2012), paiN Gaming (2013) e KaBuM eSports (2014). A partir de 2015 a competição adotou o formato de Liga, sendo dividida em duas etapas. Neste período os times paiN Gaming (2015) e INTZ Team (2016) e Team oNe (2017) foram consagrados vitoriosos nos Campos da Justiça. Em 2018 o CBLoL chegou com um novo formato, organizado em Melhor de 3 e Escalada, para trazer mais competitividade. As Finais já passaram pelo Rio de Janeiro (Maracanãzinho), por São Paulo (Allianz Parque e Ginásio do Ibirapuera), Belo Horizonte (Mineirinho) e Porto Alegre (Araújo Vianna). A competição também é transmitida em salas de cinema, no YouTube, no Twitch e no SporTV.
 
Sobre League of Legends
League of Legends é um jogo online que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS (jogo de estratégia em tempo real) com elementos de fantasia de um jogo de RPG (role-playing game). Duas equipes de poderosos personagens, chamados de campeões, cada um com design e habilidades únicas, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo. Cada jogador pode escolher um dos mais de 130 campeões que o represente durante a batalha.  A finalidade de cada time é chegar à base do adversário, mas antes é necessário conquistar vários objetivos no meio do caminho, derrubando torres, destruindo monstros e até mesmo combatendo inimigos.
 
Sobre a Riot Games
A Riot Games foi criada em 2006 por Brandon Beck e Marc Merrill com a intenção de mudar a forma como os games são desenvolvidos para os jogadores. Em 2009, a companhia lançou seu primeiro título, League of Legends, aclamado mundialmente. O game de PC se tornou o mais jogado no mundo e um dos principais impulsionadores do crescimento explosivo dos Esports. Os jogadores são a base da comunidade da Riot e é para eles que a empresa continua a evoluir e a melhorar a experiência em League of Legends. A Riot Games está sediada em Los Angeles, Califórnia, e tem 23 escritórios em todo o mundo.
 

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.