CES 2019: inteligente, conectada e pronta para o mercado – ZF torna a próxima geração da mobilidade uma realidade

A CES deste ano é palco de uma série de tecnologias ZF, prontas para a produção que ajudarão a tornar a condução totalmente autônoma em tráfego público uma realidade. O ZF ProAI RoboThink, o mais poderoso supercomputador com capacidade de inteligência artificial do setor de mobilidade, faz sua estreia mundial na CES. Este sistema do setor automotivo, combinado com o conjunto de sensores totalmente desenvolvido pela ZF, permite a análise em tempo real e a reação a praticamente qualquer tipo de situação de tráfego complexo, tornando possível a Mobility-as-a-Service (mobilidade como serviço) autônoma. Soluções de sistema totalmente em rede, baseadas no ZF Cloud, conectam o veículo à IoT (Internet das Coisas), bem como a aplicativos de clientes, como sistemas de pagamento ou serviços de transporte porta-a-porta. Esta oferta abrangente está em exibição na CES 2019 na forma de um robo-táxi totalmente operacional, destacando o que agora é viável graças à ZF. A cooperação com o provedor de mobilidade francês Transdev ressalta ainda mais a prontidão da ZF para o mercado e para moldar a mobilidade da próxima geração.


Robô-táxi com a tecnologia ZF na CES 2019 fornece uma prévia da mobilidade autônoma porta-a-porta.

“Hoje, estamos apresentando nosso ZF ProAI RoboThink, o mais poderoso supercomputador com capacidade de inteligência artificial no setor de mobilidade”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF Friedrichshafen AG. “Com seu conceito único em termos de flexibilidade, modularidade e escalabilidade, esse excelente produto acelera o desenvolvimento de veículos sem motorista, bem como sua capacidade de mover pessoas e mercadorias de forma autônoma.”

Um desempenho de até 600 trilhões de operações de cálculo por segundo (600 teraOPS) coloca o ZF ProAI RoboThink na pole position para unidades de controle central automotivas. Esse nível de capacidade de computação é projetado para conectar em rede o fluxo de dados de sensores internos e externos, com comunicação car-to-X e entrada de dados baseada em nuvem em tempo real, fornecendo uma plataforma para ajudar a operar com segurança um veículo autônomo nível4 + em qualquer tipo de tráfego público. Esta é uma pré-condição para suportar o futuro segmento de serviços autônomos de áreas com rotas predefinidas, como campus ou áreas de empresas, para um ambiente significativamente mais complexo de tráfego em vias públicas.

Seguindo a tendência em desenvolvimento, a ZF também estreou sua própria plataforma de softwares para novos conceitos de mobilidade na CES. Esta plataforma, juntamente com o mais recente ZF ProAI e o abrangente conjunto de sensores da empresa, representam um sistema totalmente integrado para veículos sem condutor, que pode ser facilmente adotado pelas novas empresas do campo de serviços da mobilidade.

O ZF ProAI RoboThink oferece desempenho de ponta que é crucial para soluções de Mobility-as-a-Service. A plataforma ProAI, com seus quatro modelos e muitos níveis de configurações, oferece uma abordagem aberta, flexível, modular e escalável para praticamente todos os modos de mobilidade, liberando os clientes de combinações de hardware e software predefinidas. As vantagens incluem a liberdade de acomodar vários conjuntos de chips, bem como a opção de implementar diferentes sistemas operacionais comuns e, assim, adequar o software às necessidades individuais do cliente. Este nível de flexibilidade, combinado com a expertise para o setor automotivo e uma disponibilidade irrestrita para o mercado, é atualmente inigualável no setor de mobilidade.

Piloto automático NVIDIA DRIVE estreia no ZF ProAI

O poder e a flexibilidade do ProAI da ZF levaram a NVIDIA a nomear a ZF como um dos seus parceiros preferidos para o lançamento de seu novo piloto automático Level2 + NVIDIA DRIVE. A produção em grande escala do novo produto da ZF será lançada nos próximos 12 meses. Trata-se do único supercomputador dotado de inteligência artificial capaz de atender ao cronograma ambicioso da NIVIDIA para o lançamento do seu DRIVE AutoPilot. O CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, explicou: “Estamos aproveitando o fato de que a ZF oferece um supercomputador pronto para produção em grande escala. Nossa família de produtos ZF ProAI aberta, flexível, modular e escalável permite a configuração correta de qualquer aplicativo para uma variedade de setores e em praticamente todos os níveis de condução automatizada.”

e.GO People Mover chega em 2019. Transdev é o primeiro cliente oficial

A presença da ZF na CES 2019 destaca o e.GO PeopleMover, desenvolvido em conjunto com a start-up alemã e.GO Mobile e comercializado através da joint venture e.GO Moove GmbH. A capacidade de produção foi aumentada na Alemanha, com o objetivo de produzir números de cinco dígitos já em 2019. O conceito e a disponibilidade do e.GO People Mover tem recebido um interesse significativo de provedores de mobilidade de cidades do mundo todo. Hoje, na conferência de imprensa da ZF, a ZF e a e.GO Moove GmbH anunciaram oficialmente o seu primeiro cliente. Eles estarão colaborando com a Transdev, um dos principais provedores de mobilidade internacional da atualidade, com 11 milhões de clientes diários, para desenvolver ainda mais seu negócio Mobility-as-a-Service, com base no e.GO People Mover.

Yann Leriche, CEO da Transdev North America e Head dos Sistemas Autônomos de Transporte, declarou: “Estamos convencidos de que o transporte público será o primeiro lugar onde serviços autônomos reais serão desenvolvidos e disponibilizados para o público em geral. Esta parceria com a ZF e a e.GO é uma ótima oportunidade para enriquecer nossas soluções de mobilidade existentes com novos veículos autônomos, afim de oferecer as melhores soluções para nossos clientes”.

Os recursos da ZF são refletidos no veículo inovador de transporte porta-a-porta, o Ride-Hailing innovation vehicle, um operador de tecnologia totalmente funcional, com sistemas completos da ZF para soluções de mobilidade de próxima geração. Sem volante e pedais, o veículo combina sensor e capacidade de computação, soluções de conectividade e atuadores e sistemas de segurança mecatrônicos necessários e, portanto, fornece os elementos essenciais para o Ride Hailing powered by ZF. “Este pacote representa uma grande oportunidade, especialmente para os novos clientes automotivos que desenvolvem robo-táxis”.

“Com veículos como o nosso Ride-Hailing innovation vehicle e o e.GO People-Mover, estamos mostrando nossa liderança em tecnologia de ponta”, disse Wolf-Henning Scheider. “Mais importante, esses veículos aproximam a indústria a uma mobilidade individual e pública limpa, segura e acessível para todos”. Com o supercomputador ZF ProAI para o setor automotivo, combinado com o avançado conjunto de sensores totalmente desenvolvido pela ZF, além da plataforma ZF Cloud, a ZF definiu o curso para moldar a próxima geração de mobilidade e está pronta para fornecer hoje os elementos à mobilidade individual de amanhã.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.