Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Cinema #EmCasaComSesc – PROGRAMAÇÃO

Até dia 5 de maio, o CineSesc exibe, dentro da série Cinema #EmCasaComSesc, na plataforma Sesc Digital, a programação do 47º Festival Sesc Melhores Filmes. Entre os destaques do catálogo, o grande vencedor do prêmio do  júri e voto popular de melhor longa-metragem estrangeiro deste ano, Retratos De Uma Jovem Em Chamas, de Céline Sciamma, fica disponível por 24 horas a partir das 20h do dia 1º de maio.  

Além do filme francês, o público também acompanha as estreias de Apocalypse Now – Final Cut, de Francis Ford Copolla, e A Febre, de Maya Da-Rin, disponíveis de 29 de abril até o fim do evento online e gratuito. Na sexta-feira, dia 30, o público pode assistir por apenas 24 horas as obras O Jovem Ahmed, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, e Meio Irmão, de Eliane Coster.   

Anúncios

Nesta quarta-feira, dia 28, às 20h, o ambientalista Ailton Krenak, a montadora Cristina Amaral e o diretor Vincent Carelli se unem para o debate Histórias Indígenas e o Brasil em Ruínas, que conta com mediação da antropóloga e documentarista Junia Torres. A partir dos filmes Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, e Martírio, de Carelli, disponíveis até dia 5 de maio na Faixa Especial Abril Indígena do festival, eles refletem sobre a situação atual e as violências etnocidas históricas sofridas pelos povos indígenas no Brasil. O projeto Abril Indígena integra o Programa Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, que aborda questões relativas aos povos originários, com objetivo de valorizar e difundir a diversidade cultural no Brasil.  O bate papo será exibido no youtube.com/cinesesc.  

Na semana seguinte, no dia 04 de maio (terça-feira), às 20h, acontece a live Cinema Negro Em Várias Telas com um bate-papo mediado pela cineasta Yasmin Thainá, entre o diretor Jeferson De, a cineasta Juliana Vicente, a roteirista e atriz Ana Flávia Cavalcanti, o ator Christian Malheiros e a produtora Fernanda Lomba. A conversa tem como foco as produções realizadas por negros e negras ao longo da pandemia, que geraram diversas e importantes discussões do debate público, e como o histórico de resistência se tornou ainda mais importante neste momento de fazer cinema em uma crise global.  A live será exibida ao vivo no youtube.com/cinesesc

Confira a programação completa: 

Anúncios

PROGRAMAÇÃO 47º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES

De 14 de abril a 5 de maio

Premiação e lives em youtube.com/cinesesc

Anúncios

Assista aos filmes em sescsp.org.br/cinemaemcasa

Mais informações em melhoresfilmes.sescsp.org.br

EXIBIÇÃO DE FILMES

Anúncios

sescsp.org.br/cinemaemcasa

________________________

ATÉ 5/5

Anúncios

HONEYLAND *Recursos de acessibilidade

Dir.: Ljubomir Stefanov, Tamara Kotevska | Macedônia | 2019 | 85 min | Documentário | 12 anos

Aninhada em uma região montanhosa isolada no interior dos Balcãs, Hatidze Muratova vive com sua mãe doente em uma vila sem estradas, eletricidade ou água corrente. Ela é a última de uma longa fila de apicultores selvagens, consumindo um mel vivo da agricultura em pequenos lotes para serem vendidos na cidade mais próxima – a apenas quatro horas a pé. A existência pacífica de Hatidze é perturbada pela chegada de uma família itinerante, com seus motores rugindo, sete crianças indisciplinadas e rebanho de gado. Hatidze cumpre com otimismo a promessa de mudança com o coração aberto, mas não demora muito para que um conflito evolua, expondo a tensão fundamental entre natureza e humanidade, harmonia e discórdia, exploração e sustentabilidade.

Anúncios

MARTIN EDEN

Dir.: Pietro Marcello | Itália | 2019 | 129 min | Ficção | 14 anos

Martin Eden (Luca Marinelli) é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Encarando um novo mundo, ele se apaixona e descobre como escritores são vistos em uma sociedade aristocrática. Se sentindo deslocado de tudo que faz parte de sua essência, o rapaz percebe que não há como voltar para o que costumava ser. Enquanto tenta publicar alguma obra de grande sucesso, Martin se questiona sobre o mercado literário, a sociedade e sua própria natureza como criador.

Anúncios

O OFICIAL E O ESPIÃO *Recursos de acessibilidade

Dir.: Roman Polanski | Itália, França | 2019 | 132 min | Ficção | 14 anos

Paris, final do século 19. O capitão francês Alfred Dreyfus é um dos poucos judeus que faz parte do exército. No dia 22 de dezembro de 1884, seus inimigos alcançam seu objetivo: conseguem fazer com que Dreyfus seja acusado de alta traição. Pelo crime, julgado à portas fechadas, o capitão é sentenciado à prisão perpétua no exílio. Intrigado com a evolução do caso, o investigador Picquart decide seguir as pistas para desvendar o mistério por trás da condenação de Dreyfus.

SERTÂNIA *Recursos de acessibilidade

Dir.: Geraldo Sarno | Brasil | 2020 | 97 min | Ficção | 14 anos

Antão é ferido, preso e morto quando bando de jagunços de Jesuíno invade a cidade de Sertânia. O filme projeta a mente febril e delirante de Antão, que rememora os acontecimentos.

MULHER OCEANO *Recursos de acessibilidade

Dir.: Djin Sganzerla | Brasil | 2020 | 99 min | Ficção | 14 anos

Ao se mudar para Tóquio, uma escritora brasileira se dedica a escrever seu novo romance, instigada por suas experiências no Japão e por uma das últimas cenas que presenciou no Rio de Janeiro: uma nadadora de travessia oceânica rasgando o horizonte com vigorosas braçadas em mar aberto. Essas duas mulheres aparentemente não compartilham nenhuma conexão, até que suas vidas começam a interferir uma na outra, estranhamente ligadas pelo mar. Hannah, a escritora, mergulha em uma jornada de autodescoberta no Japão, enquanto Ana, a nadadora no Rio, estranhamente tem seu corpo transformado em uma espécie de Oceano interior.

MARIA LUIZA *Recursos de acessibilidade

Dir.: Marcelo Díaz | Brasil | 2019 | 80 min | Documentário | 10 anos

Maria Luiza da Silva é a primeira transexual na história das Forças Armadas brasileiras. Após 22 anos de trabalho como militar, foi aposentada por invalidez. O filme investiga as motivações para impedi-la de vestir a farda feminina e a sua trajetória de afirmação como mulher trans, militar e católica.

BONI BONITA *Recursos de acessibilidade

Dir.: Daniel Barosa | Brasil | 2020 | 83 min | Ficção | 16 anos

“Boni Bonita” conta a história de Beatriz, uma argentina de 16 anos, que após a morte da mãe, se muda para o Brasil com seu pai ausente. Em um show, ela conhece Rogério, líder de uma banda independente que tem quase 40 anos e que luta contra a sombra do legado musical de seu avô. Forma-se uma relação incomum alimentada pela noção desconcertante do amor de Beatriz e as frustrações de Rogério.

ABRAÇO *Recursos de acessibilidade

Dir.: DF Fiuza | Brasil | 2020 | 93 min | Ficção | Livre

Em 2008, professores sergipanos travam uma luta jurídica com o governo do estado para evitar a perda de direitos já conquistados. No meio desta luta, a professora Ana Rosa vive o desafio de ser mãe, mulher e dirigente sindical, mas a incompreensão de seu marido e a visão machista de sua própria mãe tornam a sua jornada ainda mais desafiadora.

________________________

HOMENAGEM MARCÉLIA CARTAXO

ATÉ 5/5  

A HORA DA ESTRELA *Recursos de acessibilidade

Dir.: Suzana Amaral | Brasil | 1985 | 96 min | Ficção | 12 anos

“A Hora da Estrela” problematiza de forma explícita a questão da pobreza e da marginalização das classes sociais oprimidas, configuradas na personagem central, Macabéa, que vive não se sabe muito bem para que. Depois da morte da tia, muda-se para o Rio de Janeiro, uma “cidade toda feita contra ela”, emprega-se como datilógrafa e se apaixona por Olimpio de Jesus – que logo a trai com sua colega de trabalho.Trata com esmero a questão da incomunicabilidade e a dor da solidão. Essa análise aprofundada da sociedade brasileira, criada por uma de nossas maiores escritoras, Clarice Lispector, recebeu adaptação para o cinema à altura, pela talentosa diretora Suzana Amaral.

A HISTÓRIA DA ETERNIDADE

Dir.: Camilo Cavalcante | Brasil | 2015 | 121 min | Ficção | 16 anos

Em um vilarejo fincado no Sertão, Cego Aderaldo e Querência, Aureliana e Geraldo, Alfonsina e João protagonizam três histórias de amores brutos em uma epopéia romanesca que se desdobra em vida nova. O toque de uma sanfona, um mar imaginário, um temporal, entre outros elementos metafóricos, conduzem o espectador através de uma narrativa lírica, cujo desfecho margeia um sentimento de dor ou de alegria, de desespero ou de esperança.

________________________

ATÉ 28/4

M8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA

Dir.: Jeferson De | Brasil | 1989 | 124 min | Ficção | 12 anos

O filme conta a história de Maurício, jovem negro que ingressa como aluno cotista da Universidade Federal de Medicina. Ao chegar na instituição, é confrontado com uma dura realidade: o corpo que servirá para estudo na aula de anatomia – quase sempre de indigentes – é também negro. Impactado com a experiência, Maurício se vê envolvido com M-8, como o jovem morto é chamado, e inicia uma saga para desvendar sua identidade, enfrentando as próprias angústias e repensando o próprio lugar na sociedade.

COM AMOR, VAN GOGH – O SONHO IMPOSSÍVEL

Dir.: Miki Wecel | Polônia | 2019 | 60 min | Documentário | 10 anos

Um documentário que mostra em detalhes a difícil jornada de dois cineastas tentando alcançar um sonho impossível: criar “Com Amor, Van Gogh”, o primeiro longa-metragem de animação da história do Cinema feito completamente com pinturas, e que foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Animação. Realizado a partir de incríveis 65 mil pinturas a óleo sobre tela por uma equipe de 115 pintores, que usaram a mesma técnica do famoso pintor holandês, “Com Amor, Van Gogh” foi lançado em 2017, após mais de uma década em produção.

ALICE JÚNIOR *Recursos de acessibilidade

Dir.: Gil Baroni | Brasil | 2019 | 87 min | Ficção | 14 anos

Alice Júnior é uma YouTuber trans cercada de liberdades e mimos. Depois de se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.

___________________

CLÁSSICOS PREMIADOS ANOS ANTERIORES

ATÉ 5/5 (a partir das 20h)

MEU TIO DA AMÉRICA

Dir.: Alain Resnais | França | 1980 | 125 min | Ficção | 14 anos

Os destinos cruzados de três personagens sob o olhar de uma quarta cobaia: o biólogo Henri Laborit, que explica sua própria teoria sobre como o ambiente interfere na formação da personalidade dos humanos. Grande Prêmio do Júri e da Crítica no Festival de Cannes.

SEGREDOS E MENTIRAS

Dir.: Mike Leigh | Reino Unido, França | 1996 | 136 min | Ficção | 16 anos

Hortense é uma optometrista negra bem-sucedida cujos pais adotivos morreram. Ela fica surpresa quando descobre que sua mãe biológica é Cynthia, uma operária branca de classe baixa.

A VIDA DOS OUTROS

Dir.: Florian Henckel von Donnersmarck | Alemanha, França | 2006 | 137 min | Ficção | 12 anos

Nos anos 80, o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental se interessa por Christa, um atriz que namora um famoso dramaturgo. Suspeitos de infidelidade ao comunismo, são vigiados por um capitão do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

________________________

________________________

29/4 A 5/5 (a partir das 20h)

APOCALYPSE NOW – FINAL CUT

Dir.: Francis Ford Coppola | EUA | 1979 | 183 min | Ficção | 16 anos

“Apocalypse Now: Final Cut” é a terceira e derradeira versão deste filme, um dos grandes marcos da história do cinema, que em 2019 comemorou 40 anos da sua estreia no Festival de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro. A nova edição foi acompanhada de perto pelo diretor Francis Ford Coppola, um trabalho que ele considera definitivo, feito pela primeira vez através do negativo original, dando ao filme uma qualidade de imagem e som muito superior à anterior. A história se passa durante a Guerra do Vietnã, quando um jovem capitão americano recebe como missão procurar e assassinar um coronel também americano, um desertor que se escondeu na selva e passou a comandar guerrilheiros no Camboja, onde é adorado como um semideus.

A FEBRE

Dir.: Maya Da-Rin | Brasil, França, Alemanha | 2020 | 98 min | Ficção | 10 anos

Justino, um indígena de 45 anos, trabalha como vigilante em um porto de cargas e vive em uma casa modesta na periferia de Manaus. Desde a morte da sua esposa, sua única companhia tem sido sua filha Vanessa, mas ela está de partida para estudar medicina em Brasília. Sob o sol escaldante e as chuvas tropicais, Justino esforça-­se para manter-­se concentrado no trabalho. Com o passar dos dias, ele é tomado por uma febre forte. Em seus sonhos, uma criatura vagueia perdida pela floresta. Na televisão, o noticiário fala de um animal selvagem que ronda o bairro. Justino acredita que está sendo seguido, mas não sabe se quem o persegue é um animal ou um homem.

________________________

FAIXA ESPECIAL ABRIL INDÍGENA

ATÉ  5/5  

SERRAS DA DESORDEM

Dir.: Andrea Tonacci | Brasil | 2006 | 135 min | Ficção | 10 anos

Carapirú é um índio nômade que após escapar do massacre de seu grupo familiar em 1977 perambula sozinho pelas serras do Brasil central até ser capturado 10 anos depois a 2000 Km de distância de seu ponto de partida. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo torna-se manchete nacional e centro de polêmica criada por antropólogos e lingüistas quanto à sua origem e identidade.

MARTÍRIO

Dir.: Vincent Carelli, Tatiana Almeida e Ernesto de Carvalho | Brasil | 2017 | 124 min | Documentário | 14 anos

O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

________________________

30/4 – 20h (disponível por 24h)

O JOVEM AHMED

Dir.: Jean-Pierre e Luc Dardenne | Bélgica, França | 2019 | 84 min | Ficção | 12 anos

Ahmed é um jovem muçulmano de 13 anos que vive na Bélgica. Seguindo as palavras de um imã local, e inspirado nos passos do primo extremista, ele começa a rejeitar a autoridade da mãe e da professora. Quando se convence de que a professora é uma pecadora por ministrar um curso de árabe sem utilizar o Corão, Ahmed decide matá-la para impressionar os líderes religiosos e agradar a Alá. Depois do ato, o adolescente precisa lidar com as consequências de seu crime, e com as tentações da vida, ao encontrar o seu primeiro amor.

MEIO IRMÃO

Dir.: Eliane Coster | Brasil | 2019 | 98 min | Ficção | 16 anos

A mãe de Sandra está desaparecida há dias. Desorientada e enfrentando a falta de dinheiro, ela se vê impelida a procurar seu meio-irmão Jorge, com quem tem pouco contato. Jorge mora com seu pai e trabalha como instalador de câmeras de segurança. No momento em que Sandra o procura, porém, ele enfrenta uma situação difícil: após gravar em seu celular, acreditando estar escondido, uma agressão homofóbica a um casal de namorados, Jorge passa a sofrer ameaças para não divulgar as imagens. Nesta jornada Sandra e Jorge enfrentam seus terrores e resgatam um afeto que havia se perdido.

________________________

1/5 – 20h (disponível por 24h)

RETRATOS DE UMA JOVEM EM CHAMAS

Dir.: Céline Sciamma | França | 2019 | 121 min | Ficção | 14 anos

França, 1770. Marianne é contratada para pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem mulher que acabou de deixar o convento. Por ela ser uma noiva relutante, Marianne chega sob o disfarce de companhia, observando Héloïse de dia e a pintando secretamente à noite. Conforme as duas mulheres se aproximam, a intimidade e a atração crescem, enquanto compartilham os primeiros e últimos momentos de liberdade de Héloïse, antes do casamento iminente. O retrato logo se torna um ato colaborativo e o testamento do amor delas.

________________________

ATIVIDADES PARALELAS

Grátis. Verifique a disponibilidade de vagas.

CURSO

PODCASTS DE CINEMA

19 A 29/4, SEGUNDAS, TERÇAS E QUINTAS – 19H30 ÀS 21H

Inscrições a partir de 15/04 às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Os jornalistas e críticos Flávia Guerra e Thiago Stivaletti, criadores do podcast semanal Plano Geral, explicam como são feitos os podcasts de cinema nas plataformas digitais, compartilhando com o público dicas fundamentais de produção de conteúdo e publicação nas plataformas, interação com os ouvintes e criação de arquivos em áudio. Como exercício prático final, será realizada a gravação e edição de um podcast.

________________________

________________________

28/4 – 20H

Assista ao vivo em youtube.com/cinesesc

HISTÓRIAS INDÍGENAS E O BRASIL EM RUÍNAS

Serras da Desordem e Martírio são filmes que entraram para a história da cinematografia brasileira como formas potentes de compreensão, colaboração e denúncia das violências etnocidas que os povos indígenas sofrem em nosso país. De que maneira tais filmes dialogam com nossa realidade atual? O CineSesc convida o ambientalista Ailton Krenak, a montadora Cristina Amaral e o diretor Vincent Carelli para debaterem os fluxos possíveis trazidos por essas obras e a construção de mundos fora da lógica usurpadora dominante. Mediação da antropóloga e documentarista Junia Torres.

________________________

4/5 – 20H

Assista ao vivo em youtube.com/cinesesc

CINEMA NEGRO EM VARIAS TELAS

Longas, curtas, séries… Filmes exclusivos, filmes com poucas chances de circulação… O primeiro ano de pandemia foi marcado por uma variedade de produções de realizadores negros e negras que, apesar de não estarem na tela grande da sala escura, tiveram incontestável importância nas discussões do debate público. Num período em que fazer cinema da forma tradicional parece mais difícil do que nunca, as estratégias e recursos de quem possui histórico de resistência se tornam ainda mais valiosas. Nesse bate-papo, o diretor Jeferson De, a cineasta Juliana Vicente, a roteirista e atriz Ana Flávia Cavalcanti,   o ator Christian Malheiros e a produtora Fernanda Lomba conversam sobre o tema, com mediação da cineasta Yasmin Thainá.

________________________

EXIBIÇÃO DE FILMES
sescsp.org.br/cinemaemcasa

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar