Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Clássicos: Ingmar Bergman e o cinema sueco

Considerado um dos cineastas mais influentes de todos os tempos, Ingmar Bergman foi um dos responsáveis por disseminar o cinema sueco no mundo. Para quem deseja entender melhor sua contribuição para a evolução do cinema mundial, o streaming do Telecine reúne algumas das principais obras do diretor em seu catálogo.

Quando Duas Mulheres Pecam, longa que mistura drama e terror psicológico, rendeu a Bibi Andersson uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira por sua atuação como a  jovem enfermeira Alma. Já Gritos E Sussurros foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, e não para Melhor Filme Estrangeiro, feito incomum para a época, além de Melhor Figurino, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Mas levou o de Melhor Fotografia para casa.

Anúncios

Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz para Ingrid Bergman, Sonata de Ouro marcou pelo trabalho entre o diretor e a atriz também de origem sueca.Lançado em 1974, Cenas De Um Casamento – cuja história original foi lançada na televisão um ano antes – foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Liv Ullmann recebeu uma indicação à categoria de Melhor Atriz.

Com direção e roteiro assinados por Bergman, Fanny & Alexander foi consagrado com quatro estatuetas do Oscar: Filme Estrangeiro, Fotografia, Figurino e Direção de Arte. Em 2018, ano em que completaria 100 anos, Ingmar Bergman ganhou um documentário sobre sua trajetória em Bergman – 100 Anos.

Fanny & Alexander
(Fanny Och Alexander)

Anúncios

Após um alegre Natal da família Ekdahl, o pai de Alexander e Fanny vem a falecer. Pouco tempo depois, a mãe se casa com um homem rígido e religioso, mudando radicalmente a vida das duas crianças que se veem obrigadas a viver com o cruel padrasto.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Bertil Guve, Pernilla Allwin, Ewa Fröling
Alemanha. França. Suécia. 1982. Drama. 188 min.

Sonata de Outono
(Höstsonaten)

Anúncios

Charlotte é uma renomada musicista que vai visitar sua filha Eva no interior. Afastadas durante anos, elas terão um reencontro tenso, com a revelação de grandes segredos e a exposição de antigos rancores.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Max Von Sydow, Bengt Ekerot, Gunnar Björnstrand
Alemanha. França. Inglaterra. Suécia. 1978. Drama. 97 min.

Quando Duas Mulheres Pecam
(Persona)

Anúncios

Elisabeth é uma atriz que está sofrendo de mudez, e seu tratamento se dá numa ilha isolada, sob os cuidados da enfermeira Alma. Com o passar do tempo, Alma confidencia cada vez mais seus segredos a Elisabeth. Aos poucos, a enfermeira percebe que sua personalidade está se confundindo com a da atriz.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook
Suécia. 1966. Drama. 83 min.

Cenas De Um Casamento
(Scener Ur Ett Äktenskap)

Anúncios

Ambos bem-sucedidos em suas respectivas carreiras, Johan e Marianne são casados há dez anos e aparentam ter uma vida perfeita. Mas Johan pede o divórcio para ficar com outra e, com isso, a dupla embarca em um período de reflexões sobre seus reais sentimentos e o tipo de relação que devem manter.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Liv Ullmann, Bibi Andersson, Erland Josephson
Suécia. 1973. Drama. 163 min.

Gritos E Sussurros
(Viskningar Och Rop)

Anúncios

No século 19, as irmãs Karin, Maria e Agnes vivem em uma grande casa de campo na Suécia. Com a ajuda da funcionária Anna, Agnes passa seus momentos finais devido a um câncer. Somado a isso, o trio enfrenta dificuldades em manter uma boa relação, graças a acontecimentos do passado que vêm à tona. Indicado a 4 Oscars e vencedor de Melhor Fotografia.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Harriet Andersson, Liv Ullmann, Kari Sylwan
Suécia. 1972. Drama. 91 min.

Bergman – 100 Anos
(Bergman: Ett År – Ett Liv)

Anúncios

Em 2018, o diretor sueco Ingmar Bergman, autor de filmes como O Sétimo Selo e Morangos Silvestres, teria completado 100 anos. Conversando com atores, críticos e historiadores, o documentário retrata um homem extremamente difícil de lidar, mas, ao mesmo tempo, um dos maiores artistas da história do cinema.

Direção: Jane Magnusson
Elenco: Ingmar Bergman, Lena Endre, Elliott Gould, Barbra Streisand, Liv Ullmann, Lars Von Trier, Jane Magnusson
Noruega. Suécia. 2018. Documentário. 117 min.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar