Como empreender em tempos difíceis: 4 dicas para você não desanimar

Assine nossa newsletter

Você olha o noticiário e começa, um recorde de inflação ali, outro aumento do combustível aqui, uma greve dos caminhoneiros lá e vai começar o dia. Provavelmente desanimado.
Quem trabalha com dinheiro público anda muito preocupado também. Orçamentos foram refeitos, pagamentos foram atrasados. Dá pra empreender num cenário desses?
A resposta é sim. Cabe ao empreendedor ter otimismo numa hora tão difícil quanto esta. Está na listinha das competências do empreendedor o otimismo. E não é fácil eu sei. Por isso separei quatro dicas para você se inspirar e mandar ver.

Dica 1 – Se tem alguém perdendo tem alguém ganhando.

Quem costuma falar essas frases são os economistas. Se temos um determinado capital circulante em um determinado mercado, se o dinheiro saiu de um lado, foi para o outro. O mais difícil é entender o fluxo deste dinheiro e tentar adaptar seu negócio para isso. É possível. Tente mapear e identificar oportunidades. Por exemplo, é um período que todos precisam comprar mais com menos recursos, você consegue desenvolver alguma solução para isso?

Dica 2 – Mire nos cases de sucesso em tempos de escassez.

Assine nossa newsletter

Lembra das Noites do Terror do Playcenter? Agosto era o pior mês para o parque que resolveu fazer uma temática baseada em filmes de terror. Quando o parque fechou a temporada era uma das principais fontes de receita do parque. Inovação e Criatividade são fundamentais nesse processo.

Dica 3 – Não seja um empresário Gabriela.

Lembra da música de abertura da clássica novela baseada na obra de Jorge Amado? “Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim Gabriela”. Tire do seu vocabulário expressões como “nós sempre fizemos assim”, “aqui é assim e não vamos mudar”, “nunca ninguém vai concorrer com a gente”. O mercado está cada vez mais dinâmico e rápido. Antigamente empresas podiam se dar o luxo de fazer tudo como antes, hoje não mais. Abra sua mente para novas possibilidades.

Gabriela tudo mundo até a empresa de quem está nos lendo agora
Gabriela tudo mundo até a empresa de quem está nos lendo agora

Dica 4 – A onda vai passar.

Veja todas as crises financeiras mundiais antigas. Todas elas passaram, um pouco mais rápido ou um pouco mais devagar todas passaram. O segredo é conhecer bem o terreno que você esta pisando e se preparar para a turbulência. Haverá uma seleção natural de empresas e as fortes irão ter ganhos quando a onda negativa passar.
E você tem alguma dica para outros empresários de como passar pelo momento de crise? Compartilha aí com a gente nos comentários.
Foto: Rede Globo/Divulgação

 

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.