fbpx

Como foram meus dias com o LG G5se e a LG 360 Cam

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Assine nossa newsletter

Eu falo de LG desde os tempos que eu tinha o portal Comunicavale, isso já vai fazer uns 4 anos. Já entrevistei executivos da marca, já tive acesso aos lançamentos deles em primeira mão e agora eles me mandaram para avaliação dois aparelhos: o celular LG G5se e a câmera LG 360 Cam.
20160921_203807-small
Se você não está habituado com isso, funciona assim: a marca deixa os aparelhos com você por uns dias e você pode usar e testar a vontade e devolve depois. Isso é bacana porque uma coisa é a assessoria da marca dizer que o aparelho é bom. Outra coisa é você fazer um hands-on rápido num determinado aparelho e outra é você usar no dia-a-dia e é aí que os problemas aparecem ou não.
20160921_192752-small
A parte técnica dos aparelhos você vai achar em outros sites então vou dar minhas impressões do aparelho como usuário comum. Como se você meu leitor que não é especialista da área tivesse fazendo o testo comigo. Vamos começar com o celular.
LG G5se
O G5se é um celular top de linha e com especificações de hardware que fariam inveja até aos fãs mais ferrenhos da maçã – aqui tem um descritivo de todas a parte técnica. O se indica uma versão digamos menos potente do aparelho no Brasil e nesse post você confere uma explicação das diferenças.
20160921_192836-small
Assim que tirei da caixa notei algumas qualidades que chamam a atenção. O corpo do celular é bem resistente e apesar da tela enorme e bem aproveitada a pegada do celular é boa. Não dá a impressão de você estar segurando um tijolo ou com a mão esticada demais. Cabe bem no bolso também sem incomodar. A nitidez e a qualidade da imagem é surpreendente, é uma imagem viva e limpa. O vidro é um Gorilla Glass 4 de última geração, mas desde que o meu LG K10 teve a tela também Gorila Glass toda quebrada e rachada eu perdi um pouco a confiança (nesse caso se eu não me engano uma versão antiga do vidro é bom que se diga) então ele até aguenta uns riscos, mas uma queda pode ser fatal =(
20160921_192844-small
A precisão da tela com a potência do hardware deixam a troca entre apps mais fluidas, eu fiz alguns testes e não houve nenhum tipo de engasgo. O celular tem muita conectividade com tudo seja NFC ou outras tecnologias da LG. Parear seu celular com uma Smart TV LG ou com o ChromeCast parecem brincadeira de criança.
E aí chegamos nas fotos e vídeos que pra mim são o ponto alto do telefone. Se você olhar atrás verá que ele tem duas lentes e que conferem uma possibilidade panorâmica de foto.
20160921_192829-small
Abaixo você confere a mesma foto tirada exatamente do mesmo lugar (meus pés nem se mexeram). Em ambientes pequenos esse recurso é uma mão na roda.
20160911_142810_hdr-small
20160911_142815_hdr-small
Eu fiz alguns vídeos do meu canal com a câmera do celular e foi melhor captar o áudio com o próprio celular do que com um microfone de lapela que eu uso normalmente. O aproveitamento da luz também foi melhor. Abaixo um vídeo gravado com o meu K10 (o da tela quebrada) e o G5se.
K10

 
G5se
https://www.youtube.com/watch?v=SBuKQCGh1Ck
 
E quando se trata de selfie tem um recurso da LG que eu amo que é você mostrar sua mão aberta para a câmera e fechar o punho. Aí você tem 5 segundos para se arrumar. Todo mundo se espanta quando eu uso. E olha a qualidade de cores dessa selfie. Pra quem não leva jeito de se esticar todo pra disparar a foto é uma mão na roda.
20160911_143021-small
O G5se permite outros módulos como por exemplo uma bateria extra ou novos recursos de áudio. No começo demora para você pegar o jeito de tirar a bateria e parece que com o tempo haverá algum desgaste natural. Mas com um pouco de prática deve sair mais fácil.
20160921_204356-small 20160921_204347-small
 
LG 360 Cam
A câmera 360º LG 360 Cam é um dos acessórios Friends ou seja eles paream de forma muito rápida com o celular. Eu só apanhei na hora que pediu uma senha mas uma santa interrogação na tela deu a pista da composição da senha com o serial do aparelho. O número é minúsculo então vale a pena deixar anotado na caixa em tamanho maior.
20160921_193252_hdr-small 20160921_193257_hdr-small 20160921_193311_hdr-small
E uma vez pareado dor de cabeça zero. A coisa parece meio mágica porque são duas câmeras olho de peixe que tem uma cobertura de 180º graus e elas se encontram perfeitamente fazendo o 360º.
20160921_193326_hdr
Tem ainda uma rosca universal que encaixa em praticamente todos os tripés de  foto e também no pau de selfie.
20160921_193302_hdr-small
Como eles fizeram eu não sei, mas funciona. E tá aí a primeira minha primeira selfie 360. Eu sei que não faz muito sentido uma selfie assim mas leve em conta que eu estava testando o aparelho. A foto foi publicada no meu Facebook e para ver o efeito 360 você irá até o meu perfil:

Eu levei também a câmera no Creative Space e deixei a moçada lá fuçar um pouco. São jovens super antenados e tecnológicos e eles adoraram o gadget.

Tirar as fotos 360 não exige conhecimento técnico nenhum. Ou você usa um disparador na câmera ou usa o celular pareado para fazer as fotos. Acredite é muito simples mesmo. Com os vídeos – desde que você não queira editar é também bem simples. Na verdade é só sair gravando mesmo. A qualidade do áudio e vídeo é um absurdo. Fiz esse teste que está no meu canal do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=-30ulAn3s7c
E aí talvez esteja um ponto importante. Se você não tem conhecimento técnico avançado de edição e publicação de vídeo ou metadados de imagem publique apenas as fotos de vídeos do seu celular G5se direto para a rede social. Eu tentei baixar as fotos e subir no meu Facebook e foi um desastre e o mesmo valeu para vídeo. Eu até tentei fuçar e fazer uma edição com um hack sugerido pelo próprio Youtube usando um programinha chamado Spatial Media Metadata Injection, mas não ficou legal:

E aqui uma dica importante: os arquivos gerados, principalmente de vídeo são enormes. Então o melhor é fazer a captura de todo material e subir depois quando você estiver numa boa conexão Wi-Fi e não tente adicionar músicas no editor do Youtube que vai dar pau no upload. Mesmo com esses cuidados eu tive algumas dificuldades na hora de subir o vídeo curto pro Youtube.
É uma tecnologia nova e em breve acredito que novas tecnologias surgirão para resolver esses problemas.
Mas e os aparelhos valem a pena Armindo?
O G5se é uma das melhores experiências que tive até hoje com o Android: fluido, leve e com os recursos de câmera que fazem inveja para os concorrentes. É um produto premium e vale cada centavo pelo que entrega. Como eu disse pro pessoal da LG vou sentir saudades.
Já a câmera vale muito a pena para quem gosta de adotar novas tecnologias de cara (e não se importa com algumas limitações normais nesse tipo de lançamento) ou se você trabalha com fotos e vídeos e quer oferecer um UP na experiência dos seus clientes. Praticantes de esportes radicais ou onde a imagem é tudo vão adorar o dispositivo sendo muitas vezes mais interessante que uma GoPro principalmente pelo resultado 360º apresentado com vídeos em 2k e som impecável. Mas se você prefere tecnologias mais consagradas, estáveis e mais integradas vale a pena esperar as próximas versões.

Assine nossa newsletter

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais