Como ser um Creator (blogueiro, youtuber etc) profissional?
Foi este o tema da minha última palestra que realizei a convite do Shopping Pátio Pinda no encontro de blogueiros realizado no último final de semana. Nunca é demais repetir que os shoppings das cidades de Taubaté e Pinda estão dando um show no relacionamento com criadores de conteúdo do Vale estando anos luz a frente de cidades como Jacareí e São José dos Campos que tem 3 grandes Shoppings e praticamente nenhuma iniciativa nesse sentido, que triste né?
Mas enfim estive lá então com uma turma super animada e que tem produzido um conteúdo muito bacana e também com a creator Karina Belarmino que deu um show de simpatia e conhecimento ao compartilha sua experiência de ter largado a carreira na área de TI para se dedicar a um canal onde fala sobre modelagem, costura e moda. Impossível não se inspirar com a história dela.
E a minha missão era compartilhar com os presentes dicas para ser um criador de conteúdo profissional. Eu falei um pouco da minha experiência e conquistas que tenho tido com o blog e também falei sobre os desafios de se tornar profissional nessa área. Há pouco dinheiro e só conseguirá seu espaço quem realmente conseguir se diferenciar e ser relevante na vida das pessoas.
Qual é o seu propósito de vida com o seu canal? Como ele contribui para a vida das pessoas? O que você quer com ele no final de tudo isso? São algumas perguntas importantes para quem ainda está buscando seu caminho nessa área. Dei ainda algumas dicas pontuais:
Como ser um Creator Profissional?
- Sendo profissional. Se você trabalha 10 horas por dia vai ter 10 horas de retorno. Se trabalha 2 horas o retorno será menor.
- Sendo ético. Fotos com crédito, texto original, cumprindo horários, fortalecendo o cenário.
- Sendo diferente. Seu projeto precisa ser único, exclusivo e com identidade própria. A sua cara!
- Sendo relevante. Você faz mesmo diferença na vida dos seus leitores/assinantes?
Também falei da importância do marketing pessoal e lembrei ainda de bandeiras que eu defendo, como por exemplo, desencanar dos números e tocar seu projeto em cima do que você acredita e como ter um ponto de partida para cobrar seu trabalho como produtor de conteúdo.
- Engajamento > Visualizações
- Minutos assistidos > exibições
- Tempo no blog > Pageviews
- A comunidade criada em torno de você > que todo o resto.
Presentes e permutas
Quem sou eu pra vomitar regras e acho que nesse caso de presentes e permutas cada um deve ter seu julgo pessoal sobre o tema. Mas é importante que o criador de conteúdo entenda que ele precisa ser remunerado pelo seu trabalho. Há custos envolvidos na produção de conteúdo e que precisam sair de algum lugar e normalmente esse lugar é o investimento publicitário. Então há que se pesar isso na hora de falar ou não de um presente que você recebeu. E aí também compartilhei algumas dicas (e não regras, ok? dicas) :
- Mantenha uma relação profissional com as marcas.
- Você quer ganhar só presentes ou quer ganhar dinheiro para comprar os presentes que você quiser?
- Permuta só funciona quando faz você economizar seus custos.
Não tem mágica: produzir conteúdo de qualidade tem um custo. As marcas querem conteúdo de qualidade
Ou seja se você é remunerado de forma justa, faz um bom conteúdo e que dá resultado para a marca, se a marca tem resultado ela consegue te remunerar e aí a mágica acontece.
Bom essas foram algumas das dicas que eu compartilhei no evento e se tiver mais dicas não esqueça de colocar nos comentários.
E aproveito mais uma vez para agradecer ao Shopping Pátio Pinda por acreditar no meu trabalho.
Comentários estão fechados.