
CRIANDO O UNIVERSO DE ELIO: OS DESAFIOS TÉCNICOS POR TRÁS DOS EXTRAORDINÁRIOS CENÁRIOS DA NOVA AVENTURA CÓSMICA DA DISNEY E PIXAR
No mais recente filme da Disney e Pixar, que já está em cartaz nos cinemas, um garoto obcecado pela vida espacial e alienígenas embarca em uma aventura intergaláctica que o leva a alguns dos ambientes mais impressionantes já criados pela Pixar Animation Studios.
Com diversas criaturas alienígenas alucinantes e lugares surpreendentes, o Comuniverso de Elio apresentou desafios únicos para os artistas do estúdio, que mais uma vez desafiaram os limites criativos para trazer esta encantadora história animada para as telonas.
Terra para o espaço: criando contrastes
O primeiro desafio da equipe criativa por trás de Elio foi conceber dois mundos contrastantes para um único filme: a Terra – mais especificamente a base militar onde Elio vive com sua tia – e o Comuniverso, a organização interplanetária que recebe o protagonista quando ele é abduzido por alienígenas. “Desde o início, sabíamos que iríamos desenvolver dois mundos muito diferentes. A Terra é claramente baseada em pesquisas do ambiente militar, enquanto o Comuniverso se baseia nos mínimos detalhes na natureza, o que proporciona uma ordem orgânica que acredito que o público reconhecerá”, observa o designer de produção Harley Jessup.
Para acentuar o contraste entre os dois mundos, os artistas optaram por usar tons de bege e tons suaves para a Terra e cores variadas e extravagantes para o espaço. A diretora Domee Shi compartilha: “Não estamos dizendo que todas as bases militares são frias e áridas. Há tantas pessoas maravilhosas trabalhando nessas bases. Mas, do ponto de vista de Elio, ele se sente muito diferente. Ele se sente como um peixe fora d’água lá, e levamos isso em consideração ao iluminar e filmar sua vida na Terra, garantindo que ele se sentisse esquisito… como um alienígena na Terra. E então, quando ele finalmente está no espaço, sentimos essa mudança de ser um alienígena na Terra para ser recebido de braços abertos neste mundo acolhedor e vibrante”.
Entre os ambientes terrestre e espacial, os cineastas enfrentaram um desafio a mais de criar a cena icônica em que Elio é abduzido por extraterrestres. Para a equipe, foi uma oportunidade de homenagear filmes icônicos de ficção científica, particularmente Contatos Imediatos de Terceiro Grau e E.T. – O Extraterrestre. Ao mesmo tempo, esta cena proporcionou uma oportunidade de transição entre o mundo monocromático da Terra e a explosão colorida do espaço. “Quando a nave pousa na praia para abduzir Elio, ela emite uma luz verde saturada e um tanto maluca. A nave é muito brilhante, com muitas luzes e reflexos de lente únicos que expressam o que a luz alienígena poderia fazer com uma lente terrestre”, descreve o diretor de fotografia Jordan Rempel.
Comuniverso: movimento, brilho e cor
Após ser abduzido, Elio chega ao espaço e é recebido por um ambiente rico em detalhes que refletem a diversidade dos extraterrestres que se uniram para criá-lo. “É a nossa versão das Nações Unidas: com espécies de toda a galáxia se unindo e formando uma brilhante sociedade cooperativa interespécies”, compara o supervisor de sets David Luoh.
Nesse sentido, a codiretora Madeline Sharafian descreve o espaço como “incrivelmente expansivo”, pois ele abriga os diferentes habitats das diferentes espécies alienígenas. “Você pode ver a camada externa onde os alienígenas têm suas plantações. Depois, temos quatro discos giratórios em órbita, cada um abrigando um bioma diferente: um aquático, uma floresta exuberante, uma tundra gelada e um de lava quente. Em seu interior, há um paraboloide interno com as silhuetas da infraestrutura central do Comuniverso e um núcleo radiante de luz e energia, tudo com detalhes intrincados e dinâmicos espalhados por toda parte”, enumera Luoh.
Expressar a alegria e a admiração de Elio ao chegar a esse ambiente apresentou muitos desafios em termos de composição de cena, movimentos de câmera e iluminação. “No Comuniverso, tudo se move: as coisas pulsam. Às vezes, o movimento é literal: discos em órbita, campos estelares se deslocando e girando – eles nunca são estáticos. Apoiamos isso com a iluminação dos personagens. Há diferentes tipos de luzes animadas nos personagens, seja com luzes sutilmente pulsantes para dar uma sensação de vida ou com luz texturizada, mantendo o máximo de movimento, dinamismo e ludicidade possíveis para torná-los únicos”, explica Rempel.
Extraterrestres extradesafiadores
O Comuniverso de Elio é habitado por espécies extraterrestres com uma grande variedade de membros, com diferentes maneiras de se movimentar e formas de se expressar. Dar vida a cada uma dessas criaturas foi uma experiência criativa única para os artistas do filme, permitindo-lhes liberar a imaginação como nunca antes.
Além dos personagens humanos, a história apresenta um elenco de dez personagens alienígenas que trouxeram desafios técnicos específicos. Por exemplo, a Embaixadora Questa usa uma capa que representou um desafio em termos de animação. “As laterais do rig (esqueleto animado) para a capa de Questa se batiam entre si – visualmente, elas se quebravam com facilidade no computador. Mas, uma vez configurada corretamente, a simulação desempenhou um papel importante para ajudar a animação a alcançar formas distintas e belas. E, uma curiosidade, Questa não tem boca, apenas tentáculos na frente do rosto”, conta o supervisor de personagem Sajan Skaria.
Por outro lado, a brilhante supercomputador líquida Ooooo foi criada de uma maneira completamente nova para a Pixar. A supervisora de efeitos visuais Clauda Chung Sanii explica: “Ooooo é feita de código; não há um modelo, nenhuma forma singular que a defina”. A este respeito, o supervisor de animação Travis Hathaway acrescenta: “É uma coleção de esferas materiais. Em sua forma básica, as esferas são dispostas de tal forma que criam uma aparência trapezoidal, quase como uma adorável torradeira. Os animadores têm controle total sobre as esferas: eles podem esticar seu formato até que, se você as afastar o suficiente, elas se separam bruscamente. Podemos transformá-las em uma série de modelos diferentes e, em seguida, compactá-las em algo minúsculo, ou esticá-las até que fiquem bem planas”.
Por fim, Glordon, o novo e querido amigo de Elio no espaço, é considerado por Skaria um dos personagens que apresentou os maiores desafios. “Ele é muito mole, o que o torna difícil de animar, mas criamos um rig robusto que permitiu que ele abrisse a boca – com todas as fileiras de dentes – e realmente engolisse Elio em um determinado momento”, conta o supervisor de personagens.
Elio já está disponível nos cinemas.