Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Dá pra enrolar a TV e colocar embaixo do braço? LG comemora 10 anos de tecnologia OLED em televisores Brasil.

O aparelho de televisão faz a parte da vida de muita gente e da minha com certeza. Como a minha mãe trabalhava fora, muitas vezes ela foi minha maior companheira. E antes que passe a imagem de uma criança solitária – e em alguns casos era mesmo – eu me lembro também da família reunida aos domingos em torno de um único aparelho.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

Muito diferente dos dias de hoje era uma espécie de caixa mágica, onde coisas também mágicas aconteciam. Eu mesmo, na minha ilusão infantil, tentava falar pela entrada do fone de ouvido na esperança que a outra parte escutasse, mas ela nunca me dava bola.

Era também um equipamento bem diferente dos dias de hoje: uma caixa de madeira, quadradona e pesada. Você precisava girar uma rodinha para trocar o canal e eventualmente colocar uma bolinha de bombril numa antena interna em formato de pirâmide e contava com meia dúzia de canais, alguns chiados. Para o leitor mais novo essa última frase talvez não faça o menor sentido, mas sim o mundo já foi desse jeito.

Todas essas lembranças me vieram na cabeça durante um evento onde a LG comemorou os 10 anos da TV OLED no Brasil. Entre diversas novidades a empresa mostrou um aparelho que funciona sem fio, surpreendente aos olhos e o sonho de consumo de muita gente que não aguenta arrumar um jeito de organizar a bagunça dos cabos.

Assim como no passado as TV exibem as imagens que são compostas por bolinhas de luz, o fato de serem bem menores nos dias de hoje é o que faz a imagem ser mais nítida.

No caso das TV´s com a tecnologia OLED esses pontinhos são mais “inteligentes” – eles conseguem ligar e desligar de forma independente e também aumentar ou diminuir a sua intensidade. Isso permite além de uma qualidade maior de imagem, maior nitidez e contraste e o tal do “preto absoluto”.

O preto tem um papel importante ao pensar na qualidade da imagem nessas telas, isso porque os leds muitas vezes “simulam esse preto”, mas não entregam a cor preta fielmente. Na OLED não há essa simulação, assim uma imagem de um céu preto iluminado ficará muito mais fiel e linda, do que em uma TV que não usa essa tecnologia.

Mas será que a gente pode evoluir mais ainda quando o assunto são televisores? Quem me respondeu essa pergunta foi o Igor Krauniski, Gerente Sênior de Produto de TV da LG. “A gente veio agregando novos recursos, tais como, inteligência artificial e depois um processador integrado no equipamento. Então adicionamos coisas que tornam toda a experiência mais imersiva não só em imagens, mas também a OLED como um centro integrador da casa, por meio da inteligência artificial, do comando de voz, fazendo com que a família se reúna pra assistir um conteúdo, deixando tudo mais confortável.”

E ele lembra que a TV ainda continua tendo um protagonismo na casa – e na vida – das pessoas. “Acaba virando uma tela de referência, porque no fim, todo mundo assiste o conteúdo de TV, seja aberta ou assinatura, e eventualmente, todo mundo acaba jogando ou fazendo alguma outra atividade que é familiar.”

Aqui na minha casa é assim também, e não poderia ser diferente, é um objeto de destaque na sala, está presente em diversos cômodos e é o nosso centro de convergência da casa. Como um dos meus trabalhos é falar sobre filmes e séries é também uma das minhas ferramentas de trabalho.

E vendo as novidades apresentadas pela empresa dá pra perceber essa tendência. Assim a TV hoje serve também para trabalhar, jogar e até como uma obra de arte na decoração da casa, sendo um quadro vivo ou um elemento dinâmico num cavalete. “É a TV como um ecossistema e não só necessariamente como entretenimento”, lembrou Krauniski.

As telas estão ficando cada vez mais finas e flexíveis. Será que vai chegar o dia que vamos simplesmente enrolar um televisor, colocar embaixo do braço e levar pra onde a gente quiser? “A gente já viu alguns protótipos disso. É o que eu mencionei no palco do evento: a gente fez o inimaginável, o incomparável e ainda não paramos. Então tem muita coisa pra vir”, finalizou Igor Krauniski.

Confira abaixo mais informações de como foi o evento abaixo.

LG celebra 10 anos de tecnologia OLED em televisores e apresenta a OLED M, primeira TV sem fio do mundo

Líder mundial e pioneira na tecnologia OLED¹, a LG Electronics celebra 10 anos de sucesso no mercado de TV OLED com um evento especial para clientes, imprensa e influenciadores digitais, que contou com a linha 2023 completa, além da surpreendente LG Signature OLED M3 – primeira TV sem fio do mundo². Em uma década marcada pela excelência e foco na experiência do cliente, a linha LG OLED segue sendo referência global em TVs premium, por meio de seu contraste incomparável, que permite pretos perfeitos e cores realistas, além de sua espessura e design surpreendentes. A marca também se destaca pelas inovações anuais, incluindo brilho cada vez mais alto e um modelo sem fio.

“A tecnologia OLED revolucionou a indústria de televisores e a LG se orgulha em ser a primeira marca a oferecer TVs OLED no mercado, há 10 anos. Desde o seu lançamento, temos sido líderes nessa tecnologia inovadora. Ao longo dos anos, aperfeiçoamos continuamente nossas TVs LG OLED para oferecer uma experiência visual inigualável, proporcionando imagens com cores vibrantes, preto puro e um contraste incrível. Estamos animados com o futuro da tecnologia OLED e ansiosos para apresentar ainda mais avanços aos nossos clientes”, comemora Igor Krauniski, Gerente Sênior de Produto de TV da LG.

Liderança mundial comprovada

De acordo com a Omdia, a LG lidera o segmento de TV OLED há 10 anos, sendo que no primeiro trimestre de 2023³, a marca conquistou aproximadamente 60% do mercado mundial, e 70% do mercado de TVs OLED ultragrandes. Além disso, com presença em 130 países, a empresa se tornou a primeira fabricante de TV OLED4 a atingir o marco impressionante de 15 milhões de vendas acumuladas.

Com o lançamento no Brasil também em 2013, com a primeira TV OLED curva do mundo, ao longo dos anos, a LG seguiu atualizando com segurança para manter a confiança do público. A expertise em TVs OLED, permitiu que a marca lançasse, em solo brasileiro, televisores com ampla variedade de tamanhos (42 a 83 polegadas), imagem 4K ou 8K, e novas tecnologias, que aumentam o brilho da tela de forma inteligente, ou comando de voz sem controle remoto.5

Década marcada por inovações surpreendentes

A evolução das TVs LG OLED ao longo dos anos. Crédito: LG Electronics

Dentre as últimas novidades surpreendentes no segmento LG OLED, está, por exemplo, a LG Signature OLED M3, a primeira TV sem fio do mundo, a LG Signature OLED R, com tela enrolável, e a LG OLED Flex, com curvatura flexível. Enquanto o primeiro modelo ganhou dois Prêmios de Inovação na CES 2023, o último, voltado para o público gamer, permite uma tela plana ou curvada de até 900R, e chega ainda este ano no Brasil. Atualmente, a LG OLED Flex está exposta no espaço Casa LG, na CASACOR SP 2023 até o dia 06/08/2023.

Presente pela primeira vez no Brasil para o evento de celebração dos 10 anos da liderança mundial na tecnologia OLED, a LG Signature OLED M3 – a primeira TV OLED sem fio do mundo, que possui uma tela deslumbrante de 97 polegadas com resolução 4K e 120Hz. A revolucionária TV vem com uma caixa Zero Connect separada que envia sinais de vídeo e áudio sem fio para a tela através de um roteador wi-fi de rápida conexão, oferecendo maior flexibilidade para instalar e conectar do seu jeito, independentemente de ter conectores próximos ou não. Para completar a sofisticação do modelo e combinar facilmente com a decoração, a M3 conta com o One Wall Design, que permite uma montagem nivelada à parede, resultando em um design de galeria de arte real.


LG Signature OLED M3. Crédito: LG Electronics

O line-up de 2023 ressalta o pioneirismo da LG na tecnologia OLED em TVs, com inovações valiosas para a experiência do consumidor. Entre os destaques, estão a LG OLED evo G3, que conta com o novo Brightness Booster Max, que eleva o brilho da tela em 70%6 em comparação a um modelo OLED convencional e o One Wall Design, que permite uma instalação rente à parede. Por outro lado, a LG OLED evo C3 possui o novo recurso WOW Orchestra, para uma sintonia perfeita com os SoundBars LG7, além de todas as especificações gamers já conhecidas na linha C, como por exemplo, tela 4K 120Hz, 4x entradas HDMI, G-Sync e FreeSync Premium, VRR, ALMM e GeForce Now.

A interface da linha 2023 de TVs LG também foi renovada, como o novo webOS 2023, que chega com um painel com recursos inteligentes e personalizados, para o consumidor aproveitar ao máximo a TV LG. Com um design clean e moderno, o novo sistema traz diversas novidades. Como os quick cards, que organizam seus conteúdos e aplicativos por cards personalizáveis de acordo com seu momento, por exemplo, a TV pode elencar apps como Office 365 em um card de Home Office, para que o usuário trabalhe com um teclado Bluetooth, por exemplo. Além de recursos como até 10 perfis individuais, opção de descoberta de música e Room to Room Share8 – para mudar o conteúdo de uma TV para outra da mesma casa, até mesmo através de comando de voz.

Neste ano, a marca também lançou no Brasil a linha lifestyle, com a LG OLED Objet Collection, Posé, para reunir arte, tecnologia e futuro, em um só produto. O modelo foi desenvolvido para impressionar de qualquer ângulo por possuir um design 360°. Outro modelo da linha lifestyle da linha, este ainda sem previsão de lançamento no Brasil, é a LG OLED Objet Collection, Easel, TV lançada no Salão de Design de Milão 2023, que possui design elegante e simples que pode aprimorar a decoração. Ambas as TVs estão expostas nesta edição da CASACOR SP 2023.


LG OLED Objet Collection, Easel. Crédito: LG Electronics

Futuro com ainda mais novidades

A linha LG OLED foi homenageada no Prêmio de Inovação CES, realizado anualmente, por 11 anos consecutivos. Considerando tamanha experiência na tecnologia, a LG seguirá inovando nos próximos anos, com produtos surpreendentes que exploram as possibilidades quase ilimitadas do painel LG OLED, para oferecer cada vez mais soluções valiosas para o cliente.

Para celebrar os 10 anos da tecnologia LG OLED em TVs no Brasil, a LG preparou uma campanha especial para o segundo semestre, com os principais varejistas do Brasil. Na segunda metade do ano, a linha OLED estará com condições imperdíveis, para que cada vez mais pessoas celebrem a superioridade da tecnologia OLED em TVs.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar