Dando um up no seu quarto gamer em 2022: tunando seu gameroom.

É bem provável que uma das suas metas para 2022 seja dar um up no seu cantinho gamer. Seja ele um quarto específico ou ainda um lugar especial da sua casa, sempre dá pra melhorar.

Se você tem um PC Gamer, o simples fato de colocar nele um SSD e memórias Fury da Kingston, já darão uma experiência superior de uso.

Mas você pode optar por fans e até fontes com efeito RGB, são acessórios que você consegue achar facilmente na AliExpress.

Acessórios gamers também podem dar um charme ao Setup, como por exemplo, os teclados mecânicos da HyperX que permitem uma infinidade de configurações de efeito de iluminação.

Um mousepad da DAZZ podem ajudar a compor o ambiente com efeitos de RGB customizados ao aperto de um botão.

Deixando o ambiente mais inteligente.

É possível usar uma Alexa para que o seu ambiente gamer tenha uso inteligente com comando de voz. Já a Intelbras dispõe de vários dispositivos tais como lâmpadas, que podem mudar de cor para criar ambientes mais customizados.

Usando o Controle Universal Infravermelho IZY Conect você pode controlar a TV e o ar-condicionado, seja pelo telefone, seja por voz ou ainda na criação de cenários.

E com o “Controlador Smart Wi-Fi para ambientes” EWS 201 E é possível integrar as fitas de RGB com os controles inteligentes.

Com esses equipamentos você pode dizer “Alexa, luz para games de ação” e todo ambiente ficar vermelho, por exemplo, ou “Alexa ligue os LEDs” para o RGB da mesa acender. As opções são diversas.

Indo além no conforto e imersão.

Arquiteta Danielle Brandão dá dicas para quem quer dar um UP no quarto gamer.

Mas além de todos os dispositivos tecnológicos é possível deixar o seu ambiente mais confortável e também mais imersivo para garantir que os seus momentos de jogo sejam únicos.

Para entender um pouco mais sobre como fazer e ainda pegar dicas valiosas eu falei com a arquiteta Danielle Brandão. Confira a seguir:


Quais detalhes devem ser levados na hora de se pensar num cantinho gamer?

Os dois principais aspectos para um espaço gamer são o estilo e o conforto. É importante que ele seja um reflexo do que você gosta, podendo conter objetos colecionáveis, cores e luzes que tornem o espaço ainda mais especial. Mas nada disso adianta se o espaço não for confortável. Para criar conforto é necessário pensar em uma iluminação adequada, que não crie ofuscamento na tela do computador ou TV além de móveis adequados para jogar, como uma cadeira confortável, com apoio para cabeça e com um estofado de qualidade, a mesa precisa ser da altura adequada para cadeira (aproximadamente 75cm) ou ainda pode ser um modelo regulável. Outro ponto importante é que exista uma quantidade adequada de tomadas, evitando usar réguas de extensão, pois o excesso de ligações em um ponto pode gerar queda de energia ou curto-circuito.

Quais elementos podem ser usados para ajudar a deixar o ambiente mais imersivo?

Com certeza as cores da parede, do teto e do piso e a escolha de um papel de parede podem contribuir para deixar o ambiente mais aconchegante e com seu estilo. Mas a iluminação pode trazer um diferencial pois muitas vezes não é necessária uma iluminação geral central, mas sim uma iluminação mais focada que dê destaque aos itens colecionáveis, não incida direto na tela e nem na cadeira e ainda é possível criar uma sincronização ou animação da intensidade das luzes coloridas (RGB) com o som de um jogo por exemplo. Além disso, o sistema de som ou fone de qualidade fazem toda a diferença para a imersão em um jogo. A escolha da tela ou projetor também é muito importante, para além da qualidade da imagem, o tamanho deve ser proporcional ao da distância entre a cadeira ou sofá e o aparelho, pois isso gera maior conforto na visualização e na postura.

Como melhorar a experiência acústica e de imagem?

A experiência com imagem pode ser melhorada significativamente em uma tela que tenha bordas do display mais finas e discretas, além de tecnologias que aprimore a qualidade das imagens como o HDR e Dolby.

É importante também pensar na iluminação ao redor do local em que irá jogar, muita luz natural pode ser um inimigo, criando reflexos na tela por exemplo. O ideal é conseguir isolar a iluminação com uma veneziana ou ainda com cortinas blackout.

Quanto ao som, os melhores em qualidade e experiência são os sistemas de som Home Theater com cinco a sete caixas, mas muito além disso o que mais importa para ter um som legal é que o ambiente seja mais fechado para que o som não ecoe ou reverbere. Materiais acústicos na parede ou no forro como janelas e portas antirruído, revestimento de piso em madeira e já na construção do espaço a colocação de paredes acústicas, com uso de lã de rocha ou de vidro, podem ser aliados para o conforto acústico.

Além dos materiais de construção, os móveis e objetos dentro do ambiente também colaboram com o conforto acústico, por exemplo, o uso de um sofá alto, de livros, prateleiras, cortinas e tapetes.

Quais soluções de moveis ou itens que podem ser usados para os momentos de lanche durante os jogos?

Uma mesa ou banco de apoio podem ficar ao lado da cadeira ou do sofá para apoiar lanches durante os jogos. Existem modelos de mesas que encaixam na parte de baixo do sofá e que trazem maior conforto.

Outras opções que contribuem para apoio de lanches e bebidas são as bandejas e almofadas com apoios de bebida, pois elas não deixam copos e canecas caírem e proporcionam um apoio plano em superfícies moles como o assento do sofá, o colo ou mesmo na cama. Essas bandejas e almofadas também costumam ser bem estilosas e trazer temas e estampas interessantes.

É possível dar uma personalizada deixando o cantinho mais com a cara de cada um?

A personalidade do espaço pode aparecer nas paredes e iluminação, com uso de cores, mas também pode aparecer em detalhes importantes como almofadas personalizadas com temas de séries e filmes que sejam do seu interesse e ainda coleções. Para combinar as almofadas com o tapete e cortina e manter o ambiente estiloso é interessante escolher algumas cores, geralmente de três a cinco cores principais e seguir com todos os itens em diferentes tons da mesma cor, isso costuma criar diálogo entre as peças e faz o ambiente ganhar uma identidade mais pensada e mais bonita.

Para que o espaço tenha sua personalidade, é interessante que ele comporte itens que correspondam ao seu estilo como coleções de livros, canecas, Funkos, jogos ou ainda quadros que tenham os temas que gosta. Para colocar coleções de forma harmônica e legal que elas fiquem organizadas em prateleiras, estantes ou nichos nas paredes, uma dica é que elas ficam ainda mais bonitas se tiverem uma iluminação especial direcionada.

Você pode conhecer mais sobre o trabalho da Danielle Brandão nesse site, onde é possível também contratar o serviço dela para ajudar em projetos customizados únicos.

Como vimos com um pouco de criatividade e com as escolhas certas é possível deixar seu quarto gamer tunado em 2022, com conforto, estilo e principalmente preparado para o momento onde o jogo é o mais importante.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência AceitarLeia mais

Nossa Política de Privacidade.