DASSAULT AVIATION LANÇA O FALCON 10X, APRESENTANDO A MAIOR CABINE DA INDÚSTRIA E A TECNOLOGIA MAIS AVANÇADA EM UM JATO EXECUTIVO

Assine nossa newsletter

A Dassault Aviation anunciou hoje um novo jato Falcon que oferecerá um nível de conforto, versatilidade e tecnologia inigualáveis por qualquer jato executivo. Com um alcance de 7.500 milhas náuticas, o Falcon 10X voará sem escalas de São Paulo a qualquer lugar da Europa, São Paulo a Dubai e até mesmo a Auckland, na Nova Zelândia, de Nova York a Xangai, de Los Angeles a Sydney, de Hong Kong a Nova York ou de Paris a Santiago. A velocidade máxima será Mach 0,925.

“Hoje estamos apresentando uma nova referência na aviação executiva”, disse o presidente e CEO da Dassault, Eric Trappier. “O Falcon 10X oferecerá uma experiência incomparável ao passageiro em voos de curta e longa duração, juntamente com recursos de segurança inovadores da tecnologia de caça de linha de frente da Dassault. Otimizamos todos os aspectos da aeronave com o passageiro em mente e estabelecemos um novo nível de capacidade para aeronaves de ultralongo alcance.”

O Falcon 10X entrará em serviço no final de 2025.

Levando a modularidade da cabine a um nível sem precedentes

O 10X terá a maior e mais confortável cabine do mercado e oferecerá maior modularidade do que qualquer outra aeronave de sua classe, com uma seleção de várias configurações de interior. O 10X é grande o suficiente para acomodar quatro zonas de cabine de igual comprimento, mas os proprietários podem configurar sua cabine para criar um interior verdadeiramente personalizado, incluindo, por exemplo, uma área de jantar / conferência expandida, uma área de entretenimento dedicada com um monitor de tela grande, um cabine com cama queen-size completa ou suíte master ampliada com box privativo.

“O 10X será mais do que apenas mais um grande passo a frente na aviação executiva. Será com certeza o melhor jato executivo disponível na categoria de ultralongo alcance e assim permanecerá por muito tempo”, disse Trappier.



O 10X terá uma seção transversal da cabine maior do que alguns jatos regionais. Sua cabine terá 2,03 m de altura e 2,77m de largura. Isso o tornará quase 8 polegadas (20 cm) mais largo e 2 polegadas (5 cm) mais alto do que o jato executivo mais largo e mais alto construído para esse fim em operação atualmente.

A pressurização também será a melhor do mercado, com passageiros experimentando altitude de pressão de 3.000 pés na cabine enquanto voam a 41.000 pés. Um sistema de filtragem de última geração fornecerá ar 100% puro. A aeronave será pelo menos tão silenciosa quanto o Falcon 8X, atualmente o jato executivo mais silencioso em serviço.


Assine nossa newsletter

Novas estruturas, novos materiais, energia ultraeficiente

O 10X contará com uma fuselagem inteiramente nova com janelas extragrandes – quase 50% maiores do que as do Falcon 8X. Trinta e oito janelas alinharão a fuselagem, tornando a cabine a mais iluminada da aviação executiva.

A asa de alta velocidade será feita de material composto de fibra de carbono, para máxima resistência, peso reduzido e arrasto mínimo. Adaptada para velocidade e eficiência com coeficiente de sustentação bastante elevado, será equipado com dispositivos hipersustentadores oferecendo uma maior manobrabilidade, em baixas velocidades de aproximação.

O jato bimotor será movido pelo motor mais avançado e eficiente da aviação executiva, o Rolls Royce Pearl® 10X em desenvolvimento. O 10X é a versão mais recente, maior e mais poderosa da série Pearl, oferecendo mais de 18.000 libras de empuxo.

Um grande avanço na tecnologia da cabine de comando

A cabine de comando do Falcon 10X estabelecerá um novo padrão em design intuitivo, com telas sensíveis ao toque em toda a cabine. Um Sistema de Controle de Voo Digital de última geração, derivado diretamente da mais recente tecnologia militar da Dassault, fornecerá um nível sem precedentes de precisão e proteção de voo, incluindo um novo e revolucionário botão de modo de recuperação.

Um único acelerador inteligente servirá como o controle de potência principal, conectando os dois motores ao Sistema de Controle de Voo Digital que irá gerenciar automaticamente a potência de cada motor, conforme necessário em diferentes cenários de voo.

Graças ao inovador sistema de visão combinada FalconEye® da Dassault – o primeiro a oferecer recursos de visão aprimorados e sintéticos – combinado com HUDs duplos capazes de servir como monitores de voo primários, o 10X será capaz de operar em condições de teto / visibilidade zero.

“Estabelecemos o padrão de nosso novo Falcon incrivelmente alto”, disse Trappier. “Mas posso dizer com segurança que colocamos esta aeronave no topo do mercado.”


Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.