Dia do Miojo: uma das maiores invenções japonesas completa 63 anos

Assine nossa newsletter

No dia 25 de agosto, uma das criações japonesas mais famosas de todos os tempos completa 63 anos: o macarrão instantâneo, ou simplesmente miojo para nós, brasileiros. Criado em 1958 pelo fundador da NISSIN FOODS, Momofuku Ando, o alimento se tornou tão popular em diversos países que em 2020 foram consumidas mais de 116 bilhões porções de macarrão instantâneo em todo o mundo, conforme pesquisa da World Instant Noodles Association (WINA).  

Mas você conhece a história e a preocupação social que envolveram a criação do miojo? Tudo começou no período pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando Momofuku Ando teve a ideia de criar um alimento prático, seguro, saboroso, com armazenabilidade e acessível para sanar a fome da população japonesa no período de reestruturação daquele país. Assim nasceu o Chicken Ramen, primeiro macarrão instantâneo do planeta. Em 2018 a WINA (World Instant  Noodles Association) incluiu mais dois princípios ao famoso produto: ser nutritivo   e ecologicamente sustentável. 

Assine nossa newsletter

Mockup da casa onde foi desenvolvido o primeiro macarrão instantâneo

No Brasil a história do macarrão instantâneo começa em 1965, ano em que o produto chegou ao Brasil, e conquistou rapidamente consumidores de todo o país. Um levantamento da WINA mostra que o Brasil é líder de consumo do alimento na América Latina, com 2,7 bilhões de porções consumidas em 2020, resultando em um consumo per capita de 12 a 13 porções. 

Inovação contínua 

Em 1971, Momofuku Ando inovou novamente ao criar outro produto versátil, que pudesse ser consumido em um copo – nascia, então, o Cup Noodles. Já em 2000, o macarrão instantâneo foi considerado uma das maiores invenções do século XX, de acordo com uma pesquisa realizada no Japão pelo Fuji Research Institute. Por fim, em 2005, Momofuku Ando desenvolveu o Space Ram, uma versão do macarrão instantâneo para ser consumida em pleno espaço por um astronauta japonês. 

A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no país como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 55 produtos para consumidores diretos no Brasil e 18 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e em Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.