Dicas para alcançar os seus objetivos com um blog

Assine nossa newsletter

Você quer ter um espaço na internet para escrever sobre um assunto do seu conhecimento e preferência? Então um blog é bastante útil.
 
Você quer um local para criar um portfólio dos seus trabalhos como freelancer? Um blog está aí para isso! Além disso, se você tem uma empresa e quer um espaço para divulgá-la, um blog vai ajudar.

Os objetivos que você tem com um blog são diversificados, mas para conseguir atingir todos eles é preciso contar com um detalhe muito importante: divulgação e promoção!.
 
A partir do momento que mais pessoas acessarem as suas postagens, mais chances você vai ter de consolidar a sua presença online. Inclusive, poderá adotar métodos para monetizar o seu blog.
 
A importância de uma boa plataforma para criação de blogs
 
Para impactar mais pessoas com o seu blog e atingir os seus objetivos, é importante saber qual será a plataforma ideal para ele. Nesse caso, algumas delas são:
 
WordPress
 
É a mais recomendada e também a mais utilizada atualmente. O WordPress conta com recursos práticos, é de fácil gerenciamento e é gratuito.
 
Joomla!
 
É uma plataforma que possui muitos pontos em comum com o WordPress. Ela conta com uma ampla variedade de ferramentas nativas e também é gratuita.
 
Drupal
 
Ele é bastante utilizado para sites de nível empresarial, mas também funciona muito bem com blogs. Além disso, uma das principais características dele é a segurança.
 
Zyro
 
Apesar de ser um criador de sites, o Zyro também pode comportar um blog. Ele é fácil de ser utilizado e apresenta templates interessantes.
 
Práticas para atingir os seus objetivos
 
Escolher a plataforma mais adequada é apenas o primeiro passo para você alcançar os seus objetivos com um blog. É necessário também não esquecer de alguns detalhes importantes. Entre eles estão:
 
Defina um domínio e uma hospedagem
 
Registrar um domínio para o seu blog confere a ele um perfil mais profissional. Isso será um bom atrativo para os seus leitores, pois você terá mais credibilidade.
 
Já um plano de hospedagem de sites traz várias vantagens especialmente quando o número de acessos do seu blog aumentarem.
 
Um bom serviço de web hosting pode dar a você alguns detalhes importantes, tais como suporte técnico, espaço em disco e contas de e-mail.
 
Publique com frequência
 
Blogs que apresentam postagens esporádicas não possuem uma longa expectativa de vida. O ideal é disponibilizar aos seus leitores postagens constantes.
 
É interessante, nesse caso, montar um calendário de publicações. Veja quais são os dias mais adequados, assim como os horários. As plataformas de blogs permitem que você tenha acesso a esses indicadores de audiência.
 
Estimule a interatividade
 
Ter um blog é manter um espaço para você opinar e informar. Por isso é comum receber críticas, elogios e sugestões. Quem quer ter êxito com um blog deve estar pronto para interagir com os seus leitores.
 
Uma das maneiras é incentivar o público a comentar por meio das “call to action”no final das postagens.
 
Lembre-se que as pessoas se sentem mais estimuladas a acompanhar as suas postagens caso você responda dúvidas e até mesmo deixa um “muito obrigado” diante de um elogio.
 
E falando em interação, parcerias com outros blogueiros que atuam no mesmo segmento que o seu também é algo que não deve ser desperdiçado.
 
Conheça as técnicas de SEO
 
É impossível falar de objetivos em um blog sem deixar de mencionar essas técnicas. Afinal, são elas que colocarão o seu blog entre as primeiras posições no Google e outros buscadores.
 
Quando o Google coloca seu blog bem posicionado nas buscas, as chances dele ser acessado aumentam muito!.
 
As técnicas de SEO consistem práticas que visam destacar palavras-chaves, otimizar imagens, adequar títulos e subtítulos, sempre visando uma boa colocação e conteúdo de qualidade.
 
Use as redes sociais
 
Assim como você certamente faz parte de pelo menos uma rede social, saiba que os seus leitores também. Por essa razão é impossível desprezar a influência que elas exercem na audiência do seu blog.
 
Não há necessidade de divulgar o seu blog em todas as redes sociais, mas sim, apenas naquelas onde há o potencial de conter uma boa parcela do seu público-alvo.
 
É importante também ter em mente que a divulgação nas redes deve ser comedida. O objetivo é atrair e não espantar possíveis leitores. Lembre-se: o seu blog não deve ser a muleta das redes sociais, elas é que devem ser para o seu blog.
 
Conheça maneiras para monetizar o seu blog
 
Com uma boa base de leitores e um tráfego elevado, já é possível pensar em como atingir os objetivos do seu blog obtendo retorno financeiro.
 
Há a venda de infoprodutos, as postagens patrocinadas, programas de afiliados. Enfim, estude qual a forma mais vantajosa para você.
 
Conclusão
 
É um engano acreditar que um blog trará retornos da noite para o dia. Na verdade, isso é um processo que deve ser desenvolvido constantemente.
 
Portanto, essas são apenas algumas dicas para você começar a obter sucesso com o seu blog. Pode até parecer difícil, mas atingir os seus objetivos só depende de você!

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.