
Docusign revela novos serviços de IA para América Latina, impulsionando eficiência na gestão de acordos
Eu estive em São Paulo a convite da Docusign para conhecer sua nova plataforma de gestão de contratos Iris, que une a experiência da empresa com as novas ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. Em breve vou publicar aqui minha matéria sobre o lançamento.
Enquanto isso compartilho já as informações enviadas pela empresa para que o leitor acompanhe a novidade que trás interessantes camadas sobre o simples ato de “assinar um contrato”, confira.
A Docusign apresentou hoje para a América Latina o Docusign Iris, seu novo mecanismo de IA, que combina a expertise de mais de 20 anos na liderança do mercado de gestão de acordos com modelos de IA específicos para fornecer insights acionáveis e automação que impulsionam os processos contratuais dentro das empresas. Disponível a partir de julho, íris oferecerá suporte aos idiomas da América Latina, tanto português quanto espanhol, ajudando as empresas da região a desbloquear o valor escondido dentro dos contratos.
Esta inovação completa a visão da plataforma Docusign Intelligent Agreement Management (IAM), que permite às organizações criar, formalizar e gerenciar acordos por meio de uma única plataforma integrada – agora explorando o valor escondido dentro dos contratos, com insights acionáveis.
“Toda empresa quer adotar IA, e contratos são um ponto de partida natural, dados os fluxos de trabalho ineficientes, dados não-estruturados e falta de visibilidade”, disse Allan Thygesen, CEO da Docusign. “Com mais de duas décadas de experiência pioneira em acordos digitais, a Docusign está em uma posição única para tornar a adoção de contratos de IA perfeita, assim como fizemos com a assinatura eletrônica. Desde o lançamento da plataforma IAM no ano passado, nossos clientes perceberam valor imediato. Agora, estamos dando um grande salto em LATAM, trazendo IA para todo o processo de gerenciamento de acordos.”
De acordo com um novo estudo da Deloitte, a gestão de acordos eficaz não é apenas algo bom de se ter — é um investimento crítico para as empresas. De fato, 77% das organizações de alto desempenho atribuem o gerenciamento de contratos, aprimorado por IA, ao seu sucesso.
O novo mecanismo de IA para a plataforma de contratos foi batizado em homenagem à flor que simboliza sabedoria e confiança (Lírio). Docusign Iris é alimentado pela experiência incomparável da Docusign em acordos e seleciona os modelos de IA de acordo certos para casos de uso específicos — desde a revisão assistida por IA para detecção de riscos até insights personalizados para necessidades de negócios complexas. Com isso:
Realiza extrações mais confiáveis específicas para acordos, insights mais profundos e automação do que LLMs genéricos podem oferecer.
Capacita usuários a resolver questões sobre acordos via perguntas e respostas generativas.
Ajuda a manter fluxos de trabalho eficientes.
Analisa acordos com IA para identificar cláusulas, minimizando riscos legais e financeiros ao decodificar termos jurídicos complexos.
Recomenda linguagem em conformidade para alinhar-se aos manuais.
Com a plataforma IAM, equipes de Vendas, Compras, RH, Jurídico e outras podem otimizar todo o processo de acordos – com o apoio de um forte ecossistema de parceiros, desenvolvedores e clientes.
“Com o lançamento de Docusign Iris nos idiomas latinoamericanos, damos aos nossos usuários a capacidade de gerir seus processos contratuais de forma ainda mais eficaz, e ao mesmo tempo minimizando riscos”, comenta Christiano Lucena, diretor geral da Docusign na América Latina. “Vemos um grande apetite das empresas regionais para essa transformação já que a IA comprovadamente impacta a produtividade e os custos ao acelerar fluxos de trabalho, reduzir riscos e alcançar melhores resultados em todo o ciclo de vida dos acordos”
Docusign Navigator: um repositório inteligente
O primeiro dos serviços impulsionados pela IA para acordos para a América Latina será o Docusign Navigator, um repositório inteligente que permite às organizações armazenar, gerenciar e analisar todos os acordos de forma centralizada. mas desbloqueia os dados contidos neles e revela insights que, de outra forma, seriam negligenciados.
Ele não apenas centraliza os acordos, mas identifica atributos-chave associados aos acordos, transformando documentos planos e não estruturados em pontos de dados estruturados. Com dados de acordos padronizados, o Navigator facilita a busca rápida de acordos, o acesso instantâneo a informações vitais e a obtenção de insights valiosos a partir dos acordos.
O Navigator contribui para reduzir a perda de tempo, de receita e exposição desnecessária a riscos devido à falta de visibilidade do acordo. Com ele, é possível impulsionar a eficiência em toda a organização, descobrir oportunidades para reduzir custos e aumentar a supervisão e segurança.
Revisão Assistida por IA – Além da sumarização básica de contratos, avaliação de riscos com recomendações de linguagem para alinhar os contratos com as políticas da empresa. Disponível em Setembro de 2025.
Agreement Prep – Novas ferramentas para criação e gestão de contratos com modelos dinâmicos que importam dados automaticamente. Disponível em Julho de 2025.
Agreement Desk – Espaço de colaboração para equipes de vendas, compras e jurídica rastrearem e gerenciarem solicitações e aprovações de acordos. Disponível em Outubro de 2025.
Workspaces – Ambiente seguro e colaborativo para acordos de várias etapas, como integração financeira ou admissão na área da saúde, que mantém todas as partes interessadas alinhadas com uma visão única e organizada. Disponível agora.
Extrações Customizadas – Além de extrações padrão, Navigator oferecerá suporte a extrações personalizadas, permitindo que as empresas personalizem modelos de IA para entender facilmente seus próprios contratos em escala, com apenas alguns exemplos de contratos. Disponível em Setembro de 2025.
Leia também
Mais conteúdo que continua valendo a pena
- Bazzinga!!! #casawarner…
- HELLO KITTY ganha casa especial dentro do Universo PK XD
- Telecine apresenta cinelist com curadoria do Cabíria Festival
- <strong>Volta às aulas: quais habilidades digitais os jovens precisam adquirir hoje?</strong>
- O futuro do mundo dos eventos com a Rosane Abreu e o Fernando Cesar do canal Festas e suas Histórias – Coisas Geeks