Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Dragões continuam a inspirar a indústria cinematográfica

Dragão, palavra de origem grega, surgiu através de mitologias e crenças de diversas culturas que perpetuaram lendas através das gerações sobre criaturas de aspeto reptiliano com asas e capacidade de cuspirem fogo.

Fonte Pexels

Com significado diferente nas diversas culturas, o interesse nestas criaturas é transversal pelo mundo inteiro e tem servido de inspiração a várias áreas desde literatura, cinema, entretenimento e até músicas.

Anúncios

Na área do cinema a figura do dragão pode ser representada sob diferentes visões, com a criatura a assumir um aspeto mais amigável e divertido, ou um aspeto mais selvagem e que suscite medo nos espetadores.

De modo geral, os filmes sobre dragões não são filmes profundos, ou com uma mensagem super importante por detrás, mas são ideais para quem busca umas horas de entretenimento puro.

Fique a conhecer alguns dos filmes com dragões que vale mesmo a pena assistir:

Reino de fogo (2002)

Anúncios

Neste trama o dragão assume a figura principal do filme com um papel assustador num cenário apocalíptico.

É um filme que deve o seu sucesso à premissa simples de um dragão que acorda no subsolo e ataca tudo e todos lançando o terror onde passa. O grupo de sobreviventes habita um castelo em ruínas e luta para derrubar a criatura.

Este é um filme de entretenimento puro e duro onde a personagem principal é um dragão assustador que consegue prender os espetadores apenas pela adrenalina das cenas.

Eragon (2006)

Anúncios

Este é um filme de fantasia e ficção que enfrentou algumas críticas, mas que é um típico filme onde os dragões assumem um papel central e que cativa os espetadores pelas belas paisagens onde foi rodado.

O filme se passa no reino de Alagaesia, governada pelo rei Galbatorix, ex-cavaleiro do dragão que traiu o seu povo em busca pelo poder. Um menino órfão recebe um ovo de dragão que quando nasce torna o menino num cavaleiro de dragão que vai enfrentar Galbatorix libertando o seu povo.

O Hobbit (2012-2014)

Este é, na verdade, uma série de três filmes de fantasia épica e aventura baseado no livro com o mesmo nome de J.R, R. Tolkien publicado em 1937.

Anúncios

Este é um filme que conta a história de um hobbit, o Bilbo que se vê obrigado a embarcar numa aventura para tentar recuperar o Reino Anão de Erebor que está dominado pelo assustador dragão Smaug.

Harry Potter e o cálice de fogo (2005)

Os filmes de Harry Potter ficaram imensamente populares em todo o mundo, assim como, os livros que serviram de inspiração para os filmes.

Neste filme em concreto, o ano letivo em Hogwarts está prestes a começar e vai decorrer o ‘Torneio Tribruxo’, um torneio mágico entre 3 escolas de magia. São selecionados quatro nomes para o torneio, inclusive Harry Potter para enfrentarem diversos desafios entre eles, enfrentar o dragão ‘Rabo-Córneo Húngaro’.

Anúncios

A saga de filmes Harry Potter conta com a presença de outros dragões como na segunda parte do filme ‘Harry Potter e as relíquias da morte’ onde um dragão albino cego trabalha como guarda subterrâneo, ou no primeiro filme da saga onde Hagrid apresenta um filhote de dragão chamado de Norbert.

O que têm estas criaturas para serem tão retratadas

A figura dos dragões despertam tanto interesse por despertarem o elemento de fantasia e também por serem retratados como símbolo do poder, seja através de uma criatura assustadora, ou como símbolo de prosperidade e boa-sorte como é o caso da cultura oriental.

Perpetuados até hoje, são fonte de inspiração em diversas indústrias, precisamente por ser reconhecido o quanto interesse despertam. Com base nisto, indústrias de vários nichos de mercado utilizam a figura do dragão para chamar a atenção para os seus produtos ou serviços.

Anúncios

Indústrias do setor da moda criam frequentemente coleções onde a figura do dragão é utilizada. A plataforma online Zazzle possui inclusive uma linha de roupa com o tema dragões. Também a loja Darkparadise comercializa acessórios do tema, como o pingente ‘Olho de Dragão’.

Indústrias menos óbvias também utilizam a figura do dragão, como a banda de sucesso internacional Imagine Dragons, ou a desenvolvedora internacional de games Aristocrat que criou o caça-níquel 5Dragons disponível em diversas plataformas online como a VegasSlotsOnline, ou até mesmo o setor das tatuagens que tem no dragão um dos temas mais populares entre os pedidos de tatuagens como pode ser visto em Mundo das tatuagens.

Se também é fã destas criaturas não deixe de assistir a estes filmes.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar