DWalk chega em São José para colocar design em evidência
O design faz parte do nosso cotidiano. Desde o momento em que acordamos e escolhemos uma peça de roupa, passando pelos ajustes milimétricos no visual em frente ao espelho, até a opção por determinado prato na hora do jantar, estamos sempre pensando no design, mesmo sem nos dar conta. Está no modelo do carro, na gastronomia, na moda, e, principalmente, na decoração. O design está em tudo e é ele quem define a forma, a apresentação das coisas.
Entre os dias 24 e 28 de agosto, São José dos Campos, que é capital nacional do design para exportação, com a Embraer, vai mergulhar neste universo. A proposta da Semana de Design, ou simplesmente DWalk, é despertar a consciência coletiva para a importância do design no nosso dia a dia e chamar a atenção para a propagação desta cultura junto à população.
“O objetivo é envolver os moradores de nossa cidade, na medida em que nos comunicamos através dos eventos que estarão acontecendo nas ruas. Falar de design de uma forma mais cotidiana, democratizar este conhecimento “, explica Rosane Carneiro, diretora da Valeflex e uma das incentivadoras do evento. “A partir do momento em que passamos a conhecer mais de design, passamos a consumi-lo mais naturalmente”, completa.
Durante os cinco dias do evento, mais de 20 lojistas, marcas e instituições estarão mobilizados para oferecer exposições, palestras, mostras de arte e intervenções que envolvam o design em suas mais diversas conexões. Seja com a arquitetura, arte, decoração, urbanismo, negócios e inovação tecnológica.
As ações acontecem simultaneamente nas lojas participantes localizadas no Eixo do Design em São José, que compreende as avenidas Barão do Rio Branco, São João, Anchieta e rua Madre Paula de São José. “A ideia surgiu da necessidade de dar origem a algo novo, criativo, inusitado e com apelo cultural”, afirma Bruno Alvim, diretor da Teaser Comunicação, agência idealizadora do evento.
Nome. O conceito inédito na região prevê a criação de oportunidades para que as lojas interajam com os visitantes e com a comunidade. “O nome é uma alusão ao termo em inglês The Walk, que significa algo como ‘A Caminhada’ e sugere uma forma divertida de participar da programação preparada pelas lojas, caminhando com amigos ou família”, explica Karin Pinto, da Jeter Design, agência responsável pelo conceito criativo.
Com a curadoria da arquiteta Daniela Asdente, o evento inspirado na DW! (Design Weekend), de São Paulo, traz uma programação cultural variada, gratuita e aberta ao público. “A curadoria da Semana de Design vai ajudar e acompanhar os lojistas no desenvolvimento das ações. O objetivo é transformar a cidade e conectar as pessoas”, pontua Daniela.
No dia 24, acontece a Abertura Oficial. “Serão diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial”, reforça Bruno. Um mapa de bolso com a programação completa será distribuído ao público.
A expectativa é grande. “As pessoas podem esperar um festival de rua com instalações urbanas, exposições, palestras, oficinas de arte e gastronomia, passeio de bikes e uma boa caminhada pelas lojas”, antecipa Bruno.
Serviço:
O que é: Semana de Design – DWalk
Quando: 24 a 28 de agosto
Onde: Eixo do Design, entre as avenidas Barão do Rio Branco, São João e rua Madre Paula de São Paulo
Entrada: gratuita e aberta ao público
Lojas e marcas participantes: Valeflex, Riolax, Florense, Casa Versati, Casa Decorada, Firmato, Porto Home, Portobello Shop, Móveis Prime, Faculdades Anhanguera, Demartini, Villabella, Relicário, Breton, Dálmobile, Bontempo, Senac, Ori Decor, Alpina, Idelli, Light Concept, Brumas e Provence
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