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EDIÇÃO EXTRA ESPECIAL BLACK FRIDAY: Kabum! espera crescer 35% em retail media – entrevista com Bruno Chamas, head de Marketing do KaBuM!

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Quase todo gamer tem alguma lembrança de passar a madrugada esperando a Black Friday do Kabum! para tentar aproveitar alguma promoção para turbinar o setup.

Mas como é essa operação hoje em dia para a empresa? Como são os preparativos? E principalmente como a empresa está trabalhando com o queridinho da vez do marketing, “o Retail Media” ?

Para responder essas e outras perguntas, o Bruno Chamas, que é head de marketing da empresa, me atendeu gentilmente (no meio do furacão dos últimos preparativos) para uma entrevista. Confira!

Entrevista com Bruno Chamas, head de Marketing do KaBuM!

Bruno Chamas em evento para imprensa realizado em setembro

Qual é a importância da Black Friday para o KaBuM! em termos estratégicos e de resultados?

A Black Friday é a principal data do ano para o KaBuM! e para o varejo brasileiro como um todo. É uma grande oportunidade para trabalharmos de forma estratégica com o público core do nosso negócio e um bom momento para expandir essa fronteira. Já em outubro de 2024, segundo pesquisa da FGV, estávamos entre as dez marcas mais procuradas para a Black Friday, a única do segmento de tecnologia e games, o que demonstra o quando o KaBuM! está na vanguarda e lidera nas intenções de busca pelos consumidores.

Com o histórico de sucesso do KaBuM! na data, como a campanha deste ano se diferencia das anteriores?

Este ano, antecipamos as ofertas de Black Friday desde outubro, com preços garantidos até a data, com até 80% off. Com foco na comunidade, o KaBuM! disponibiliza descontos exclusivos para os clientes que fazem integram os canais da marca – como Telegram, WhatsApp, close friends no Instagram – incluindo descontos semanais de 90% em PS5 e produtos escolhidos pela própria comunidade.

A marca também pretende bater seu próprio recorde de lives, com mais de 40 horas ao vivo ao longo do mês. O KaBuM! contou com a ajuda de seu squad e novos influenciadores de peso para promover a campanha de Black Friday, com nomes como Gaules, Alanzoka, Marco Tulio, Brino, Paulinho Loko entre outros. Em 2024, o KaBuM! promoveu o Black Ladder, um ranking de League of Legends que distribuiu até 800 reais em cupons, com prêmio total de 10 000 reais.

A marca também pretende bater seu próprio recorde de lives, com mais de 40 horas ao vivo ao longo do mês

Quando começa o planejamento para a Black Friday e quais são as principais etapas desse processo?

O planejamento para a Black Friday começa com muitos meses de antecedência, praticamente desde que a última edição se encerra. O KaBuM! busca os melhores preços com fornecedores e garante o abastecimento de estoque de forma antecipada para garantir as melhores condições. A antecipação das ofertas também garante um melhor processo logístico, flexibiliza o pagamento para o cliente e descentraliza os pedidos de uma única data.

A Black Friday envolve apenas o time de marketing ou é um esforço interdepartamental? Como é essa integração?

A Black Friday é um verdadeiro evento, que movimenta todos os setores da empresa ao longo do ano. O KaBuM! realiza contratações temporárias para adequar a capacidade do centro de distribuição, setor e atendimento ao cliente, marketing, entre muitos outros. Todas as áreas estão integradas para oferecer as melhores condições para o cliente final, seja em termos de venda, experiência ou de impacto na mídia.

Imagens do estúdio Kabum! em Limeira.

Quais canais de comunicação serão mais explorados para engajar o público este ano? Alguma novidade?

Este ano, o KaBuM! aposta na potência das mídias sociais para garantir um alto engajamento com o público. A marca investiu cerca de 20% a mais em mídia em 2024. O e-commerce contou com a parceria de influenciadores de nicho, como Gaules e Alanzoka, e outros nomes que abrangem públicos fora do setor, em busca de maior visibilidade, como Brino e Marco Túlio.

Quais são as estratégias para lidar com a alta concorrência do setor, especialmente na Black Friday?

O KaBuM! trabalha de forma muito parceira com seus fornecedores, de forma antecipada, para garantir sempre o melhor preço para os consumidores. Essa estratégia garante o posicionamento consolidado da marca no mercado, inclusive com venda de produtos em primeira mão.

Quais iniciativas estão sendo tomadas para garantir uma boa experiência do cliente, desde a navegação no site até a entrega do produto e eventual suporte pós-venda?

Durante o período central da Black Friday, entre 8h de quinta (28) e 20h do sábado (30), o time de CX (customer experience) trabalha em uma escala maior, sem interrupção, em três turnos diferentes. A ideia é oferecer total suporte ao cliente para que ele tenha a melhor experiência de compra e pós-venda. Além disso, o time de TI trabalha com uma ferramenta de cloud para garantir o gerenciamento efetivo do site. Dessa forma, a plataforma está preparada para receber altos números de visitas durante os anúncios de ofertas especiais e tráfego intenso durante os próximos dias.

Retail Media parece ser a “bola da vez” dentro do marketing. Como o KaBuM! Ads contribui para potencializar a campanha da Black Friday? Já é um gerador de negócios que aparece nas primeiras linhas da planilha?

O KaBuM! Ads é uma frente de negócios que vem ganhando cada vez mais destaque. Durante a Black Friday, a marca espera que o setor cresça 35%, com ações criativas e diversificadas para as empresas parceiras.

Pode nos adiantar algumas das categorias ou produtos que terão maior destaque nas ofertas deste ano?

Queremos destacar algumas categorias como hardware, computadores, periféricos, consoles e games, smartphones e muito mais – com boas ofertas em termos de produtos e preços. Os descontos chegarão até 90% neste período em 2024.

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