EDIÇÃO EXTRA ESPECIAL BLACK FRIDAY: Kabum! espera crescer 35% em retail media – entrevista com Bruno Chamas, head de Marketing do KaBuM!
Quase todo gamer tem alguma lembrança de passar a madrugada esperando a Black Friday do Kabum! para tentar aproveitar alguma promoção para turbinar o setup.
Mas como é essa operação hoje em dia para a empresa? Como são os preparativos? E principalmente como a empresa está trabalhando com o queridinho da vez do marketing, “o Retail Media” ?
Para responder essas e outras perguntas, o Bruno Chamas, que é head de marketing da empresa, me atendeu gentilmente (no meio do furacão dos últimos preparativos) para uma entrevista. Confira!
Entrevista com Bruno Chamas, head de Marketing do KaBuM!
Qual é a importância da Black Friday para o KaBuM! em termos estratégicos e de resultados?
A Black Friday é a principal data do ano para o KaBuM! e para o varejo brasileiro como um todo. É uma grande oportunidade para trabalharmos de forma estratégica com o público core do nosso negócio e um bom momento para expandir essa fronteira. Já em outubro de 2024, segundo pesquisa da FGV, estávamos entre as dez marcas mais procuradas para a Black Friday, a única do segmento de tecnologia e games, o que demonstra o quando o KaBuM! está na vanguarda e lidera nas intenções de busca pelos consumidores.
Com o histórico de sucesso do KaBuM! na data, como a campanha deste ano se diferencia das anteriores?
Este ano, antecipamos as ofertas de Black Friday desde outubro, com preços garantidos até a data, com até 80% off. Com foco na comunidade, o KaBuM! disponibiliza descontos exclusivos para os clientes que fazem integram os canais da marca – como Telegram, WhatsApp, close friends no Instagram – incluindo descontos semanais de 90% em PS5 e produtos escolhidos pela própria comunidade.
A marca também pretende bater seu próprio recorde de lives, com mais de 40 horas ao vivo ao longo do mês. O KaBuM! contou com a ajuda de seu squad e novos influenciadores de peso para promover a campanha de Black Friday, com nomes como Gaules, Alanzoka, Marco Tulio, Brino, Paulinho Loko entre outros. Em 2024, o KaBuM! promoveu o Black Ladder, um ranking de League of Legends que distribuiu até 800 reais em cupons, com prêmio total de 10 000 reais.
A marca também pretende bater seu próprio recorde de lives, com mais de 40 horas ao vivo ao longo do mês
Quando começa o planejamento para a Black Friday e quais são as principais etapas desse processo?
O planejamento para a Black Friday começa com muitos meses de antecedência, praticamente desde que a última edição se encerra. O KaBuM! busca os melhores preços com fornecedores e garante o abastecimento de estoque de forma antecipada para garantir as melhores condições. A antecipação das ofertas também garante um melhor processo logístico, flexibiliza o pagamento para o cliente e descentraliza os pedidos de uma única data.
A Black Friday envolve apenas o time de marketing ou é um esforço interdepartamental? Como é essa integração?
A Black Friday é um verdadeiro evento, que movimenta todos os setores da empresa ao longo do ano. O KaBuM! realiza contratações temporárias para adequar a capacidade do centro de distribuição, setor e atendimento ao cliente, marketing, entre muitos outros. Todas as áreas estão integradas para oferecer as melhores condições para o cliente final, seja em termos de venda, experiência ou de impacto na mídia.
Quais canais de comunicação serão mais explorados para engajar o público este ano? Alguma novidade?
Este ano, o KaBuM! aposta na potência das mídias sociais para garantir um alto engajamento com o público. A marca investiu cerca de 20% a mais em mídia em 2024. O e-commerce contou com a parceria de influenciadores de nicho, como Gaules e Alanzoka, e outros nomes que abrangem públicos fora do setor, em busca de maior visibilidade, como Brino e Marco Túlio.
Quais são as estratégias para lidar com a alta concorrência do setor, especialmente na Black Friday?
O KaBuM! trabalha de forma muito parceira com seus fornecedores, de forma antecipada, para garantir sempre o melhor preço para os consumidores. Essa estratégia garante o posicionamento consolidado da marca no mercado, inclusive com venda de produtos em primeira mão.
Quais iniciativas estão sendo tomadas para garantir uma boa experiência do cliente, desde a navegação no site até a entrega do produto e eventual suporte pós-venda?
Durante o período central da Black Friday, entre 8h de quinta (28) e 20h do sábado (30), o time de CX (customer experience) trabalha em uma escala maior, sem interrupção, em três turnos diferentes. A ideia é oferecer total suporte ao cliente para que ele tenha a melhor experiência de compra e pós-venda. Além disso, o time de TI trabalha com uma ferramenta de cloud para garantir o gerenciamento efetivo do site. Dessa forma, a plataforma está preparada para receber altos números de visitas durante os anúncios de ofertas especiais e tráfego intenso durante os próximos dias.
Retail Media parece ser a “bola da vez” dentro do marketing. Como o KaBuM! Ads contribui para potencializar a campanha da Black Friday? Já é um gerador de negócios que aparece nas primeiras linhas da planilha?
O KaBuM! Ads é uma frente de negócios que vem ganhando cada vez mais destaque. Durante a Black Friday, a marca espera que o setor cresça 35%, com ações criativas e diversificadas para as empresas parceiras.
Pode nos adiantar algumas das categorias ou produtos que terão maior destaque nas ofertas deste ano?
Queremos destacar algumas categorias como hardware, computadores, periféricos, consoles e games, smartphones e muito mais – com boas ofertas em termos de produtos e preços. Os descontos chegarão até 90% neste período em 2024.
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