EDP destaca cuidados com a energia elétrica no Carnaval
Nesse sentido, a EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, alerta para os riscos associados a práticas como desfilar em trios elétricos, usar enfeites metalizados ou soltar fogos de artifício, que,
ao atingirem a rede elétrica, podem causar interrupção no fornecimento de energia, curto-circuito e acidentes.
No caso de palcos e palanques para a apresentação de bandas ou escolas de samba, por exemplo, a precaução é em relação à montagem das estruturas, nunca abaixo ou próximo da rede elétrica, e à fixação correta das coberturas, evitando que sejam arremessadas sobre a rede em caso de ventanias e tempestades, muito comuns nesta época do ano. Também há necessidade de atenção quanto às ligações dos equipamentos elétricos e o excesso de conexões em um mesmo ponto de tomada, o que pode provocar sobrecarga.
Já em relação à decoração das ruas, o alerta é para o risco do uso dos postes da EDP para fixar ornamentos, o que não é permitido. Também deve-se evitar o lançamento de serpentinas, confetes e outros enfeites sobre a rede.
Nos tradicionais desfiles de escolas de samba com seus carros alegóricos e durante o cortejo dos trios elétricos, o ponto de atenção fica para o conhecimento prévio do caminho a ser percorrido e a altura das estruturas em relação à rede elétrica.
“O trajeto precisa ser mapeado previamente por questões de segurança. Além do risco de choque elétrico, carros alegóricos e trio elétricos muito altos podem se enroscar na rede, provocando o rompimento de fios e até mesmo a queda de postes. Para garantir a segurança, em caso de necessidade de afastamento de rede, a EDP deve ser acionada”, orienta Stevon Schettino, gestor de operação e serviços da EDP.
Vale lembrar que uma folia segura acontece com boas condições de tempo. Em caso de tempestades com chuvas intensas, raios e ventos fortes, o ideal é sair da rua e procurar abrigo. Se deparar com fios caídos no chão, afaste-se, isole o local e entre em contato com a EDP.
Confira mais dicas abaixo:
• Evite sobrecargas elétricas nos bloquinhos:
- Nunca sobrecarregue as tomadas com extensões e benjamins, pois isso pode causar curtos-circuitos e incêndios; distribua os aparelhos em diferentes pontos.
- Não fazer ligações clandestinas, pois elas aumentam o risco de acidentes na rede.
• Cuidado com a decoração:
- Não utilizar os postes da EDP para fixar ornamentações
- Caso use enfeites luminosos, verifique se estão em boas condições e se possuem o selo do Inmetro; evite instalar esses objetos próximo a fiações e áreas úmidas.
- Não lance balões, serpentinas, confetes, fogos de artificio, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
• Fique longe da fiação elétrica:
- Observar a existência da rede elétrica e não tocar para evitar riscos de choques.
- Não suba em postes, estruturas metálicas ou tente pegar objetos na rede.
- No caso de acidentes de veículos com postes, não saia do carro. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo.
• Não utilize equipamentos elétricos na chuva:
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos em locais abertos durante períodos chuvosos.
- Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP.
• Monitore a previsão do tempo:
- Esteja atento às condições climáticas. Chuvas intensas e ventos fortes podem ocasionar danos à rede elétrica e oferecer risco à segurança da população.
- Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores; se estiver dirigindo, permaneça no veículo.
- Além disso, evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade.
- Não utilize equipamentos molhados ou em locais inundados, ou mesmo não manuseie equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço
Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento:
- Site: www.edp.com.br
- Aplicativo EDP Online
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
Comentários estão fechados.