Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

ELECTRONIC ARTS AMPLIA FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE ACESSIBILIDADE PARA USO MAIS AMPLO, A FIM DE AJUDAR OS JOGADORES E JOGADORAS

A Electronic Arts (NASDAQ: EA) continua a impulsionar os videogames inclusivos e acessíveis, abrindo o código de uma ferramenta de análise de fotossensibilidade fácil de usar e comprometendo-se a tornar públicas mais quatro patentes de videogames relacionadas à acessibilidade, que ajudam a remover as barreiras dos jogadores e jogadoras nos jogos.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

A ferramenta de análise de fotossensibilidade, IRIS, foi desenvolvida pela EA como parte de seu compromisso contínuo com o jogo positivo, e analisa e identifica automaticamente os quadros dos vídeos que podem afetar os jogadores com fotossensibilidade. De acordo com a Epilepsy Society, no Reino Unido, e a Epilepsy Foundation, nos EUA, pelo menos 5% dos 50 milhões de pessoas com epilepsia em todo o mundo são fotossensíveis, além de muitas outras pessoas que apresentam sintomas desencadeados pela exposição a certos tipos de luzes piscantes.

O IRIS foi criado tendo em mente a facilidade de acesso e oferece uma análise de rápida compreensão para quem desenvolve conteúdo digital visual. A ferramenta simplifica a verificação do conteúdo quanto a luzes piscantes ou padrões espaciais que mudam rapidamente. Isso também significa que os desenvolvedores podem analisar o conteúdo em busca de possíveis problemas de fotossensibilidade no início do processo de desenvolvimento. O IRIS já foi usado em conteúdos selecionados do EA SPORTS™ Madden NFL 24, EA SPORTS FC™ 24 e EA SPORTS™ WRC, e a empresa planeja expandir seu uso para outros conteúdos visuais no futuro. O código do software pode ser encontrado aqui.

Além de abrir o IRIS, a EA também está disponibilizando a tecnologia de outras quatro patentes para uso livre de royalties, com base em sua primeira promessa de patente de acessibilidade do setor. Lançado pela primeira vez em agosto de 2021, o compromisso oferece aos concorrentes e desenvolvedores acesso gratuito à tecnologia patenteada relacionada à acessibilidade como parte do desejo da EA de reduzir ou eliminar o maior número possível de barreiras de acessibilidade nos videogames. As quatro patentes que estão sendo liberadas incluem tecnologia que facilita o jogo dos jogadores e jogadoras e remove barreiras no jogo. São elas:

  1. Player Control Takeover (Aquisição automatizada do controle do jogador) – Um sistema que detecta automaticamente quando um jogador deixa de se envolver com o jogo e converte seu personagem controlado pelo jogador em um personagem controlado pelo sistema que se assemelha ao estilo de jogo do jogador. Essa tecnologia pode ajudar pessoas com deficiência (como por exemplo, motoras, cognitivas, visuais) que podem passar por momentos em que não conseguem interagir imediata ou suficientemente com um jogo.
  2. Sistema de tutorial de jogo adaptável – Esse sistema inteligente e adaptável fornece aos jogadores e jogadoras orientação sobre como executar comandos e técnicas no jogo de forma adaptada à habilidade ou ao estilo de jogo de cada um. Essa tecnologia pode ajudar pessoas com deficiências, fornecendo orientação personalizada destinada especificamente a reduzir suas barreiras específicas ao jogar o jogo.
  3. Sistema de navegação de rotas – Usado pela primeira vez no Mirror’s Edge™ Catalyst, essa patente abrange um sistema que gera rotas de navegação e exibe linhas de auxílio à navegação para direcionar os jogadores e jogadoras em ambientes de jogos grandes e complexos. Essa tecnologia é boa para acessibilidade cognitiva e visual, ajudando os jogadores e jogadoras que podem ter dificuldade para navegar pelos mundos dos jogos.
  4. Treinador animado e personalizado para videogames – Um sistema que fornece um treinador animado e personalizado que dá aos jogadores e jogadoras percepções dentro e fora do jogo para melhorar seu desempenho. A animação do treinador facilita a digestão e a implementação dos insights pelos jogadores e jogadoras, além de ajudá-los a maximizar a diversão no jogo.

Kerry Hopkins, vice-presidente sênior de assuntos globais da EA, disse: “Nossa promessa de patente foi criada com base no princípio de que todos, independentemente de suas origens, devem poder desfrutar de videogames. Estamos dando continuidade a esse compromisso, abrindo nossa ferramenta de fotossensibilidade, IRIS, e permitindo o uso de outras tecnologias patenteadas que podem ajudar jogadores com deficiências motoras, cognitivas, visuais e/ou outras a ter uma experiência de jogo mais tranquila.

Queremos permitir que os desenvolvedores de toda a comunidade derrubem as barreiras à participação, criem experiências mais seguras, mais inclusivas, mais acessíveis e, em última análise, mais divertidas para os jogadores de todo o mundo.”

A abertura dessa tecnologia se baseia em iniciativas anteriores de acessibilidade, incluindo o lançamento do portal de acessibilidade da Electronic Arts, no qual os jogadores e jogadoras podem conhecer os recursos de acessibilidade dos jogos da Electronic Arts, levantar preocupações e fazer sugestões de melhorias. No ano passado, a EA se comprometeu com seis patentes de acessibilidade, que facilitam o envolvimento de mais jogadores e jogadoras com um videogame ou dispositivo. Ela também abriu o Fonttik, uma ferramenta que identifica automaticamente o texto no conteúdo visual e determina se ele atende aos critérios especificados de tamanho e taxa de contraste, facilitando a verificação de que o texto pode ser lido por jogadores e jogadoras com diferentes condições de visão. Em 2021, o primeiro anúncio de promessa de patente de acessibilidade da EA incluiu o “Ping System” patenteado usado no Apex Legends™, que foi muito bem recebido pela comunidade.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

Não fique de fora - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup