Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Elgin lista mitos e verdades sobre as pilhas.

As pilhas, por menores que sejam, fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Nos deparamos com elas em diversos objetos em nossas casas e quase sempre precisamos comprá-las de última hora, quando alguma para de funcionar. Por mais úteis que sejam, acabamos não nos atentando a informações importantes sobre elas e, muitas vezes, até cometemos erros. Por isso, a Elgin – empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial -separou três mitos e verdades para você não errar mais na hora de comprar ou descartar suas pilhas.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

1- Colocar a pilha no congelador faz ela funcionar de novo?

MITO! O máximo que isso pode fazer é render mais alguns minutos de sobrevida para a pilha. Mas como ter pilhas com maior durabilidade? Uma boa opção é apostar em pilhas recarregáveis que, como o próprio nome já diz, não precisam ser descartadas após o primeiro uso e podem ter sua carga restabelecida com o uso de um aparelho adequado. Segundo Douglas Muniz, especialista em pilhas e gerente de produto na Elgin, esse tipo de pilhas, geralmente compostas por níquel e cádmio ou níquel metal hidreto NiMH, podem ser recarregadas algumas vezes em contato com a rede elétrica. Essas são muito utilizadas em aparelhos de maior durabilidade, como gadgets eletrônicos, controles para games.

2- Todas as pilhas têm a mesma função, a única coisa que muda é o tamanho.

MITO! Cada pilha tem uma função ou foco diferente. Por isso, é importante saber suas utilidades para evitar gastos desnecessários e para usufruir do potencial máximo de cada uma. Atualmente, grandes empresas costumam trabalhar com alguns tipos de pilhas diferentes A maioria possui quatro tipos diferentes: 

  • Pilhas secas: Também conhecidas como Pilhas de Zinco ou Pilhas
  • comuns são indicadas para equipamentos que exigem descargas elétricas leves e contínuas, como controle remoto, relógios e brinquedos.
  • Pilhas alcalinas: embora muito semelhantes às pilhas secas, essas têm maior durabilidade e podem ser usadas em aparelhos que exigem mais descarga, como brinquedos, lanternas e câmeras. Uma curiosidade é que as pilhas alcalinas Elgin receberam o selo de melhor desempenho em um estudo da Proteste.
  • Pilhas de lítio: essas são em formato de moeda e destinadas a aparelhos que precisam de maior durabilidade, como controles remotos, relógios digitais e calculadoras. Sua tensão é cerca de duas vezes maior que uma pilha comum.
  • Recarregáveis: podem ser recarregadas algumas vezes em contato com a rede elétrica. São muito utilizadas em aparelhos de maior durabilidade, como eletrônicos e controles para games.

3- Pilhas não podem ser descartadas em lixo comumVERDADE! O descarte errado de pilhas pode gerar diversos prejuízos ambientais como contaminação do solo, da água ou do próprio corpo (que pode levar a várias doenças) e até incêndios e explosões (dada sua composição química e a interação das substâncias). No momento do descarte, é importante localizar os postos de recolhimento de pilhas e baterias mais próximos a você. Normalmente, no Brasil, empresas como farmácias e supermercados disponibilizam locais adequados de descarte. A Green Eletron, por exemplo, é uma empresa parceira da Elgin e gestora do programa Green Recicla Pilha, responsável por pontos de coleta e pelo trabalho de destinação correta do material descartado, sem agredir o meio ambiente.


Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

30 dias grátis - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup