Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek
Banner KTO

Entenda o novo selo de eficiência energética e como a Samsung se adequou às regras para eletrodomésticos

Recentemente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabeleceu novas regras para classificação de vários eletrodomésticos no Brasil, incluindo geladeiras e máquinas de lavar. Com o intuito de esclarecer como a regulamentação mais recente do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) funciona – e, claro, para destacar que há produtos no portfólio da empresa que já sem mostravam eficientes antes das novas regras, pois não exigiram nenhuma mudança para se enquadrar nas novas classificações -, a Samsung explica, em detalhes, quais informações devem ser consideradas pelo consumidor antes de comprar um novo eletrodoméstico no Brasil.
Entendendo o novo selo do Inmetro
Contextualizando, as etiquetas usadas pelo Inmetro têm como objetivo definir a eficiência energética de certos equipamentos. Para isso, o órgão utiliza classificações que começam no verde, de mais eficiente, e vão até o vermelho, mostrando aparelhos menos eficientes.
Para a mudança atual, os aparelhos verdes, denominados como A, ganham novas subcategorias, que se dividem entre A+++, A++ e A+. Na prática, os eletrodomésticos com selos A+++, por exemplo, possuem eficiência de até 30% mais em relação à atual classificação A. Consequentemente, o selo A++ indica 20% mais eficiência que o A padrão e o A+, uma economia de 10%.
Além da informação geral sobre a classificação do eletrodoméstico, o novo selo ainda conta com detalhes sobre o consumo de energia mensal do aparelho, expresso em kWh, bem como dados sobre modelo, tensão e fabricante do eletrodoméstico.
Portfólio energeticamente eficiente
Considerando essas informações, a Samsung oferece em seu portfólio equipamentos para diversos fins, que promovem eficiência energética e permitem economia para o consumidor no dia a dia. Um exemplo são as geladeiras da linha Evolution (RT38, RT43, RT44, RT46, RT48, Duplex RT38, RT42, RT53 e Duplex Inverse RB50), que também cumprem com o padrão de qualidade solicitado pelo Inmetro e são A+++*.

Esse compromisso é reforçado ainda pela presença da tecnologia Digital Inverter, que ajusta automaticamente a velocidade do compressor de acordo com a necessidade para garantir mais eficiência energética e minimizar ruídos. Vale citar que a Samsung é a única que oferece uma garantia de 20 anos para o compressor¹.
Aparelhos de ar-condicionado também são campeões de eficiência
No caso dos aparelhos de ar-condicionado, a classificação atribuída pelo Inmetro também foi atualizada e vai de A até F, sendo A os equipamentos mais econômicos e F os que mais gastam. Os novos índices do Inmetro têm como objetivo fornecer uma visão facilitada aos usuários quanto ao nível de eficiência dos produtos. A Samsung, sempre atenta às demandas dos consumidores, já contava em seu portfólio residencial linhas completas de aparelhos com nota 6 ou mais no índice de eficiência, ou seja, excedendo o mínimo de 5,5 para a classificação máxima A, antes mesmo das novas medidas entrarem em vigor. Agora, com o modelo WindFree Pro Energy**, o índice alcançado é 9, o que garante, com folga, que o aparelho cumpra os requisitos do Inmetro.

Anúncios

Um ótimo exemplo entre os dispositivos econômicos na categoria de aparelhos de ar-condicionado da marca, a linha Comercial Leve, disponível em quatro opções (Cassete 1 Via, Cassete 4 Vias, Cassete 360 e tipo Teto), é ideal para diversos ambientes comerciais e reforça o compromisso da marca com a eficiência, oferecendo aparelhos que alcançam selo A** na classificação do Inmetro.
Um grande recurso de destaque da linha, e que torna esses equipamentos uma escolha eficiente, é a tecnologia Digital Inverter. Com ela, o usuário consegue regular a temperatura do ambiente sem a necessidade de ligar e desligar o mecanismo a todo momento, trazendo diminuição no gasto e, consequentemente, mais alívio para o bolso. Além disso, esses aparelhos saem de fábrica com o gás refrigerante R32 de última geração, substituto ao R410A. Essa implementação, além de segura, é utilizada nos novos modelos da Samsung pois tem um baixo impacto no aquecimento global e ajuda a reduzir o efeito estufa em comparação com os refrigerantes convencionais².
Essas são apenas algumas formas que a Samsung encontrou para oferecer opções amigáveis para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que traz mais economia para o consumidor, uma vez que o portfólio da marca conta com eletrodomésticos que se encaixam nos padrões da indústria.
Para saber mais sobre as linhas de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado da Samsung, basta acessar a E-Store da marca e a Samsung Newsroom Brasil.

  • Relatório pode ser acessado em: https://pbe.inmetro.gov.br/#/programas
    ** Relatório do Inmetro pode ser acessado em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/condicionadores-de-ar
    ¹ 20 anos de garantia: garantia limitada apenas ao compressor Digital Inverter. Mais economia e maior nível de silêncio: comparação de eficiência energética e níveis de silêncio feitas em relação à modelos sem tecnologia Digital Inverter da Samsung.
    ² Testado com refrigerante R32 em comparação com refrigerantes convencionais R410A e R22.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar