Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

A maioria dos leitores já deve saber que hoje comemoramos o Dia da Toalha/Dia do Orgulho Geek. Se você não conhece o motivo, aqui nesse vídeo eu te explico:

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

E chega uns 15 dias antes da data eu já começo a receber um monte de pedidos para eu falar sobre diversas marcas que de uma hora para outra “viram geeks” só para surfar no hype. Nos eventos da comunidade a mesma coisa, quem não lembra das empresas financeiras que fazem de conta que são geeks, mas na verdade nunca sequer tiverem o maior cuidado ou preocupação com o que realmente importa ao fã.

E claro que temos as marcas que são nativamente Geek, como é o caso da Piticas e da Fanlabs, por exemplo, que são 100% DNA geek e o que a gente espera é que elas sejam realmente geeks, então não fazem mais nada que a obrigação.

Mas no meio desse mar todo existe uma marca que conseguiu estabelecer um território no universo geek de uma forma orgânica e que conseguiu criar autoridade nesse segmento. É uma empresa que não vende só produtos dessa área, mas quando faz, consegue entender o fã em cada detalhe. Pode ser um símbolo na haste de óculos escuros, ou uma frase na parte traseira de um relógio. Para a maioria das pessoas isso seria algo imperceptível, pro fã é fundamental.

Na última CCXP eu estive visitando o estande da marca, que estava lotado, e com edições exclusivas e numeradas concorridas. Colecionar faz parte desse universo e a Chilli sacou isso. Mais um ponto a favor.

É só correr a matéria abaixo até o 27:40 para você conferir minha visita ao estande em matéria que eu fiz para o meu programa no SBT.

Mas qual é o segredo de tanto sucesso no universo geek?

Para saber mais sobre isso eu pude entrevistar o Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Conhecido pelo programa Shark Tank com um dos empreendedores de maior sucesso do país, gentilmente respondeu nossas perguntas sobre como a empresa lida com o território geek e deu detalhes de como consegue transitar tão bem entre as grandes marcas globais do entretenimento e criar peças que fazem a felicidade dos fãs brasileiros.

Como nascem as coleções Geeks da Chilli Beans?

O mundo Geek é um dos pilares da Chilli Beans, por isso estamos sempre antenados em novidades, datas especiais, novos personagens e lançamentos – esse universo é enorme e cheio de possibilidades criativas.

Como é o diálogo com essa comunidade? Vocês recebem feedbacks e eles de alguma forma ajudam no lançamento de novos produtos?

Nosso time fica de olho nas novidades e também nos clássicos. Nossa área de design é radical. Também nos atentamos ao lançamento de filmes, séries, jogos e datas importantes para a comunidade, como o Dia do Orgulho Nerd, por exemplo. Além disso, conversamos com a galera, fazemos pesquisas para saber o que todo mundo curte e quais universos e personagens são os mais queridos e estão bombando e sempre estamos nas feiras e eventos perto de todo mundo. Então o feedback é sim importante para o lançamento dos nossos próximos produtos.

Hoje o público Geek é um público importante para a marca?

Muito! O fã do universo Geek é, além de muito exigente, ligado nas novidades, curte exclusividade e está sempre focado nas boas histórias que contamos com nossos óculos e relógios. É um dos públicos mais engajados.

Licenciamento não é algo tão simples, as donas das IPs* tem muitas policies, dos e dont´s Como vocês lidam com isso e ainda conseguem criar produtos tão inovadores e diferenciados?

Ao longo dos anos, a gente se especializou em contar boas histórias com nossos produtos, sempre respeitando as diretrizes dos licenciados e as boas práticas com relação à produção e aplicação de logos e outras questões técnicas. Hoje, somos parceiros de marcas como Disney, Harry Potter, Coca Cola, Marvel, DC e muitas outras empresas de entretenimento e consumo. Temos uma relação de parceria
mesmo com todos e sabemos da responsabilidade que temos.

* Ip é como as marcas do entretenimento tratam suas propriedades, por exemplo, o Mickey é uma IP

Qual o segredo da Chilli Beans para se estabelecer de uma forma tão orgânica no território geek?

Respeitar e surpreender os fãs. A galera Geek é antenada demais, superexigente e ligada em todos os detalhes. Para agradar essa turma, botamos a nossa inspiração no grau máximo e damos o nosso melhor em termos de criatividade e inspiração. E tem funcionado muito bem.

Para agradar essa turma, botamos a nossa inspiração no grau máximo e damos o nosso melhor em termos de criatividade e inspiração. E tem funcionado muito bem.

Caito Maia

Podemos esperar novidades nesse segmento?

Sempre. A gente não cansa de surpreender. Esse ano ainda iremos lançar mais coleções especiais e, como sempre, teremos novidades na CCXP, maior evento Geek do Brasil e talvez do mundo!

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

Não fique de fora - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup