Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Estácio inova ao criar curso com metodologia gam​ificada e certificação por níveis para graduação de TI

O processo de transformação digital por que passam empresas de todos os portes fez explodir a demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia. De acordo com uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Bras​scom), os empregos na área de TI cresceram 14,4% no ano passado, mas a estimativa é de que exista um déficit de profissionais de quase 800 mil pessoas. Como resposta a esse desafio do mercado, a Estácio lança um curso inédito neste mês de abril, já com as inscrições abertas, visando a capacitação para esse segmento tão aquecido.   

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

O curso “Desenvolvimento Full Stack”, com a duração de 2 anos e 6 meses, é oferecido na modalidade Flex – formato que une aulas online com atividades práticas em laboratórios virtuais de última geração – e traz uma mudança na forma pela qual o aluno se prepara para o mercado de trabalho. Desde o primeiro momento, o ingressante trabalha sobre projetos, que servirão como portfólio para processos seletivos das empresas contratantes. O curso é todo modelado a partir de pesquisas sobre as maiores necessidades das empresas com relação à tecnologia e à qualificação necessária para a ocupação das vagas.  

A gamificação é uma das principais novidades durante todo o trajeto dos alunos, que não terão disciplinas para seguir, e sim níveis de conhecimento. As nomenclaturas relacionadas aos games também foram pensadas para facilitar a aprendizagem, como por exemplo: Missões (para avançar nos Níveis), Níveis (para percorrer os Mundos) e Mundos (para conquistar competências). A cada conquista de Mundo será disponibilizado um certificado para comprovar a competência em determinado assunto. A dinâmica de microcertificações também acelera a entrada dos alunos no mercado de trabalho.  

“O processo de criação foi colaborativo, para que pudéssemos desenvolver um curso com o propósito de ser mais atrativo para um público mais jovem. Muito se fala na gamificação, mas vemos poucas aplicações concretas do conceito. Com foco em projetos, e não em provas, o aluno consegue avançar as Missões, Níveis e Mundos mantendo a qualidade de aprendizagem e colocando a mão na massa”, afirma o professor Sergio Cardoso, curador da área de TI da Estácio e responsável pelo novo curso Desenvolvimento Full Stack.   

O Desenvolvimento Full Stack possibilitará aos alunos cinco certificações, uma por Mundo, e um diploma ao final do curso, com a garantia de certificados de Programador Raiz (Python), Programador Front End, Programador Back End Java, Especialista em Mobile e Nuvem e Desenvolvedor em Escala. Com a finalidade de trazer um desafio para os alunos desenvolverem um projeto final a cada Mundo, o curso oferecerá o Mestre dos Magos, um profissional inserido no mercado que fará a mentoria dos grupos, fazendo com que os alunos tenham essa rede de relacionamento e direcionamento. O primeiro convidado será o Roberto Maia, Head de Tecnologia da Informação da Yduqs.    

Evolução no EaD  

Na Estácio todo o modelo do ensino digital é pensado, planejado e desenvolvido para facilitar a aprendizagem de conteúdos online. A metodologia EaD está vocacionada para desenvolver a autonomia e a ​autogestão da jornada de aprendizado, por parte do aluno. A gamificação possibilita que o aluno de graduação na modalidade digital direcione com maior facilidade os seus estudos por meio de uma experiência estruturada de forma contínua e sequencial. Outro benefício é a possibilidade de agregar conhecimentos específicos, conforme aptidão ou necessidade de conhecimento, pois a partir do terceiro Mundo é possível personalizar o currículo.   

Aroldo Alves, vice-presidente de Operações Digitais da Estácio, destaca que o modelo criado para o curso de Desenvolvimento Full Stack é disruptivo e inovador em sua concepção acadêmica. “Na Estácio, sempre colocamos o aluno como protagonista desta relação de ensino-aprendizagem, mas este novo modelo oferece ainda mais ao estudante, propondo uma jornada de ensino personalizada para as necessidades de cada indivíduo. Estamos falando sobre uma nova concepção de formação acadêmica para o aluno, aproximando ainda mais o ensino superior na área de tecnologia às demandas em evolução do mercado de trabalho” esclarece.   

Para o executivo, uma instituição de ensino precisa estar onde seus alunos estão e ensinar da forma que o aluno mais aprenda. A evolução tecnológica permite derrubar as barreiras geográficas abrindo a chance de levar o ensino de qualidade para alunos de todo o país. É aí que o EaD entra. “Com o forte aumento da inclusão digital da população, o EaD passa a ser a primeira opção de estudos de muitas pessoas, inclusive de alunos mais jovens que antes consideravam apenas o ensino presencial. Hoje muitos alunos querem a flexibilidade de assistir às aulas onde quiser, quando quiser. Nosso EaD já é muito bom, com uma qualidade que se destaca no mercado. Ao lançar o Desenvolvimento Full Stack, a Estácio deu mais um importante salto capaz de revolucionar o seguimento de ensino digital,” destaca Alves.   

Formação na área de TI  

A Estácio é uma das instituições de ensino que mais investem no lançamento de cursos voltados à área de Tecnologia da Informação, possibilitando ao aluno a escolha entre as diferentes opções de graduação capazes de suprir as necessidades deste mercado em expansão.   

Além do Desenvolvimento Full Stack, a Estácio já oferece diversos cursos bacharelados ou tecnólogos de TI, sendo eles presenciais, semipresenciais, ou na modalidade digital (EaD). Dentre os cursos disponibilizados pela universidade estão: Devops; Jogos Digitais; Defesa Cibernética; Ciência de Dados; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências da Computação; Redes de Computadores; Engenharia de Computação; e muitos outros. Para conhecer o novo Desenvolvimento Full Stack acesse estacio.br ou entre em contato pelos telefones 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões).   

Sobre a Estácio  

A Estácio é maior universidade do país em número de alunos e, há mais de 50 anos, enriquece a sua história ao possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade e promover a transformação individual e social de seus alunos. Pioneira e um dos maiores players no ensino digital, a instituição desenvolveu um modelo moderno que promove um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.   

A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão no modelo de ensino a distância que, apesar de ter este nome, é caracterizado pela quebra de distância entre o cidadão e o ensino superior. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. Presente em todos os estados do Brasil em mais de 1.800 Polos de Ensino Digital, a Estácio conta com 450 mil de estudantes matriculados no EAD.   

O desenvolvimento de um ensino digital de qualidade exige expertise acumulado, pesquisa contínua, investimentos robustos e profissionais especializados no tema. Na Estácio, este alto investimento é absorvido e diluído. O que nos possibilita levar um ensino de qualidade, em escala, para mais de milhares de estudantes. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.    

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar