Ir para o conteúdo

0 %

Estive na Gamescom 2025 e fui conferir o que as grandes marcas fizeram por lá.

Após a edição de 2025, a gamescom latam anunciou seu retorno ao Distrito Anhembi, em São Paulo, para a edição de 2026. O evento, que atraiu mais de 130 mil visitantes, ocorrerá de 30 de abril a 3 de maio, com um dia exclusivo de acesso VIP marcado para 29 de abril, voltado para convidados, imprensa e influenciadores.

Edição de 2025: Um Marco para a Indústria de Games.

A gamescom latam de 2025 foi marcada por uma impressionante participação de 131.854 visitantes segundo a organização, que tiveram a oportunidade de vivenciar o melhor do universo dos games. Grandes empresas como Nintendo, Niantic, Pokémon Company, ID@Xbox, Warner Bros. Games, e Ubisoft estiveram presentes, trazendo lançamentos exclusivos e ativações interativas para o público. Jogos como Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba – The Hinokami Chronicles 2, Garena Delta Force e Hunter x Hunter: Nen Impact foram alguns dos destaques que atraíram fãs de diferentes segmentos.

Além dos jogos, o evento contou com meet & greets, painéis e palestras, com a presença de influenciadores e cosplayers como Gaules, Nyvi Estephan, Toguro, CamilotaXP entre outros que interagiram diretamente com os fãs, criando uma atmosfera única para o público brasileiro.

O Impacto B2B e a Movimentação de Negócios.

Outro ponto relevante da edição de 2025 foi a área B2B, que reuniu mais de mil empresas e 200 publishers, oferecendo uma excelente oportunidade de negócios para estúdios e desenvolvedores da América Latina. As negociações geradas no evento podem ter girado, segundo estimativas da organização, em R$ 1 bilhão, consolidando a gamescom latam como um hub crucial para a indústria de games no Brasil e na região.

Marcas aproveitaram o evento para ativar, e reforçar, seu relacionamento com a comunidade gamer.

Rafael Queiroz, Gerente Geral da Team Liquid no Brasil, me deu uma entrevista em que destacou a importância de eventos como este para a construção de uma relação sólida com o público brasileiro e latino-americano. Para ele, a presença da organização em São Paulo não se limita apenas à promoção de games, mas também ao fortalecimento do vínculo com os fãs. “O brasileiro é diferente na forma de torcer, de se apaixonar pelos seus ídolos, pelos jogadores, influenciadores, pela marca. Trazer a experiência para o mundo físico tem um impacto completamente diferente, é algo que o público vai guardar para sempre”, afirmou Queiroz.

A AMD, por sua vez, reforçou seu compromisso com o ecossistema gamer num dos melhores standes do evento, apresentando suas mais recentes inovações. “Estar em eventos como a gamescom latam é uma oportunidade única de conectar diretamente com o público final. Esse contato com os gamers é algo que não tem preço”, declarou Daniela Nunes, que é gerente de marketing para a AMD. Já o Artur de Oliveira Júnior, gerente de Vendas de Distribuição de CPU, lembrou do potencial da linha de produtos para novos usuários, incluindo aqueles que vão fazer a transição do público de console para o PC gamer. “Analisando o público, a AMD identifica o gamer raiz de PC como mais velho e profissional, enquanto o público de console é mais jovem e a gente busca incentivar a migração deste último para o PC”. Já a Patricia Lenny Martins, Head de GPUs da AMD, destacou que a empresa tem muitas opções para atender até os gamers mais exigentes. “Temos as placas high-end para uma experiência completa, mas também oferecemos ainda o portfólio anterior da série 7000, uma vez que estamos nesse momento de transição.”

Já a Warner Games do Brasil aproveitou o evento para apresentar um projeto inédito: a transmissão de um torneio de Mortal Kombat em sua plataforma de streaming Max, trazendo o mundo dos games para uma audiência ainda maior. A gigante de entretenimento também ressaltou a crescente base de fãs de games no Brasil, com destaque para o sucesso de títulos como Hogwarts Legacy. “O Brasil é um dos maiores consumidores de games, com uma base de fãs altamente engajada. Sempre que podemos trazer uma experiência inovadora para os nossos fãs, fazemos questão de estar presentes”, destacou Ismael Augusto Crivelli, diretor de marca e estratégia de produtos da Warner Games Brasil. Ele também destacou algo que aconteceu de forma inédita no mundo: a final brasileira da 2ª temporada da Pro Kompetition de Mortal Kombat 1 foi exibida pelo serviço de streaming Max. Uma forma de extrapolar os muros da Gamescom e sem dúvidas um ganho para toda comunidade. Ponto para o Brasil e para o time de Warner Games daqui.

Eu fiquei impressionado ao visitar o stand da Lenovo Legion. Pela primeira vez no país, a marca trouxe os notebooks Legion Pro 7 e Legion Pro 5. “Estamos com pensamento positivo, pois mais de 80% da população brasileira é gamer, conforme a Pesquisa Game Brasil 2025. Além disso, somos o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial, movimentando cerca de R$ 12 bilhões ao ano, segundo dados da Newzoo. Isso, alinhado ao lançamento de títulos bastante aguardados esse ano, só reforça esse potencial, então acredito que 2025 será um ano de muitas conquistas. Dessa forma, a presença em um evento de tamanha magnitude só agrega valor para a gente e nos aproxima de um público muito interessante para os negócios”, explicou Luiz Sakuma, diretor de produtos para o mercado consumidor da Lenovo Brasil.

Seara sem dúvidas teve uma das ações mais interessantes para marcas não-endêmicas.

A marca, que já tem um posicionamento muito ligado ao entretenimento, com participação em grandes eventos, chegou ao universo dos games de um jeito muito inusitado, levando uma ativação em que criaram uma estação de jogos com se estivessem rodando Doom numa Airfryer “hackeada”.

A Seara é considerada uma marca não endêmica, ou seja, não está diretamente ligada ao universo dos games, mas aproveita o novo produto para estimular o consumo dos produtos durante as sessões de jogos.

“Nossa participação na gamescom reforça o posicionamento da Seara como marca inovadora, que não apenas acompanha as tendências, mas se insere nelas com autenticidade. Já somos especialistas no território do entretenimento e agora estamos dando mais um passo, entrando nesse universo dos games, que tem um público super fiel e apaixonado, e ganha cada vez mais novo amantes. Esse público busca refeições práticas, saborosas e de qualidade para não perder nenhum momento do seu jogo favorito. E Seara será a resposta mais gostosa e divertida para eles”, conta Tannia Fukuda Bruno, Diretora de Marketing da Seara.

São Paulo: O Novo Centro de Inovação dos Games na América Latina.

Com o evento de 2025 ainda fresco na memória dos fãs, a gamescom latam 2026 promete ser uma edição ainda mais grandiosa. São Paulo, com sua infraestrutura robusta e diversidade cultural, se consolidou como o centro de inovação para a indústria de games na América Latina, atraindo não apenas jogadores, mas também empresas e investidores de todo o mundo.

Para quem busca estar por dentro das últimas tendências, lançamentos e inovações do mundo dos games, a gamescom latam de 2026 é uma parada obrigatória. Com novos jogos, experiências imersivas e um encontro de gigantes da indústria, o evento se reafirma como um dos mais importantes no calendário global de games.

http://blogdoarmindo.com.br
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x