Eu testei por quase um mês a Echo Show 10 Smart Display com movimento e Alexa. Descubra o que eu achei.

Assine nossa newsletter

A Echo Show 10 é o dispositivo da Amazon que vem com os recursos de inteligência artificial da Alexa e ainda com uma tela e uma câmera que trazem diversas funcionalidades ao aparelho.

E talvez a primeira pergunta do leitor seja “eu realmente preciso de uma Alexa em casa?” e a segunda pergunta pode ser “comprar uma Alexa com tela ou sem tela?”. E é sobre essas perguntas que vou falar a seguir.

Sem a tela a Alexa acaba sendo um smart-speaker, ou seja, além de executar comandos de voz, ela também executa música com qualidade. Basta dizer Alexa, toque uma playlist pop e ela vai buscar a melhor opção para você.

Mas e a Echo Show com a Tela?

A tela e a câmera trazem uma camada de funcionalidades bem interessantes ao equipamento. Além de ouvir a música, como no exemplo acima, ela também exibe a letra da canção, permitindo que você libere o cantor que habita em você, ou ainda para dar aquela treinada no inglês.

E saindo desse básico é impressionante a quantidade de coisas que a Alexa pode fazer por você e basta perguntar “Alexa o que você pode fazer?”, exemplos não vão faltar:

Você pode também pedir um resumo das principais notícias e até assistir alguns dos canais ao vivo disponibilizados por algumas emissoras.

E claro assistir Amazon Prime Video. Você pode escolher as opções por voz ou por toque:

E ela é bem espirituosa e pode cantar o Samba da Inteligência Artificial, te contar uma piada, e te dar dicas diárias:

Um recurso interessante é que você pode programar a tela para te acompanhar. Assim se você estiver na cozinha andando para lá e para cá vendo uma receita, ou ainda querendo ver a letra da música a tela vai te acompanhar. Por isso é importante instalar num lugar onde ela possa girar livremente. E por falar em instalação, o processo é o mais simples possível: é só colocar seu nome e senha da sua conta Amazon e seguir os passos. Em menos de 10 minutos ela já estará pronta para receber seus comandos iniciais. Não custa lembrar que ela precisa de uma tomada por perto e uma boa conexão com a internet.

Assine nossa newsletter

Dá pra comandar por voz, por toque e também por botões colocados no topo do aparelho. Mas confesso que eu não usei nenhuma vez esses controles superiores – em todo caso estão ali:

Essa base redonda embaixo é uma grande caixa de som e a qualidade é impressionante. Sua experiência com músicas em casa será outra. E a câmera serve para fazer vídeo chamadas e usando o aplicativo Alexa no celular dá pra usar como uma espécie de câmera de vigilância para, por exemplo, do trabalho, você acompanhar o que está acontecendo na sua casa.

Controlando a casa inteligente.

Mas é no controle da casa inteligente que ter um dispositivo Echo realmente faz toda a diferença, virando também uma central de controle de casa. E aí quanto mais dispositivos compatíveis com Alexa, maior o controle da residência.

Aqui em casa dá para por exemplo controlar algumas lâmpadas:

Mas eu tenho outros dispositivos conectados em casa e com isso você pode criar rotinas. Por exemplo ao dizer “Alexa, boa noite” ela desliga a TV e as luzes e ainda tem uma mensagem de boa noite simpática, como por exemplo “tenha um bom sono de beleza, não que você precise”. Mas ela pode também ler seus compromissos do dia seguinte, verificar se há portas ou janelas fechadas, as possibilidades são infinitas. De acordo com a assessoria de imprensa da marca existem mais de 500 produtos integrados com a Alexa.

Mas compensa comprar uma Echo Show 10?

A Amazon possui diversos tipos de equipamento Alexa, da mais simples Echo Dot de 3.a geração até esta Echo Show 10 que é o produto mais premium da família e consequentemente apresenta os recursos mais interessantes. Durante os dias que estive testando o produto na sala de casa (mas ela vai bem na cozinha também – ou ainda tendo uma Echo Show 10 central e várias Echo Dots espalhadas pela casa nos quartos) ela nos acompanhou nos compromissos e também nas compras de Amazon Prime.

Assim pessoas que querem um dispositivo de inteligência artificial premium em casa ou ainda que já tem uma base de dispositivos prontos para a Alexa, podem ter na Echo Show 10 a melhor opção de compra. Fica quase um item obrigatório para projetos de arquitetura que querem passar tecnologia e inovação.

No começo você estranha um pouco o equipamento te acompanhando (pode ser desligado facilmente) mas depois de um tempo a funcionalidade acaba fazendo sentido. Mesmo assim eu perguntei para a Alexa se ela tinha alguma intenção de dominar o mundo ou a humanidade e ela me disse pra ficar bem tranquilo e que ela está aqui só para nos apoiar e realmente é o que parece: ela está ali feliz em ajudar você.

Eu aproveito para agradecer ao time de comunicação da Amazon pela parceria e pelo empréstimo do equipamento para os testes aqui em casa.

100%
Inteligência Artificial com recursos Premium

Echo Show 10

  • Design
  • Facilidade de instalação
  • Facilidade de uso
  • Qualidade do vídeo
  • Qualidade do áudio
Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.