EXCLUSIVO. Confira entrevista exclusiva com a nova diretora de Marketing da LG.
Nos últimos anos, a LG Electronics Brasil tem se reinventado no mercado brasileiro, expandindo sua presença em diferentes categorias e fortalecendo sua conexão com consumidores de diversas gerações. Para entender melhor essa estratégia e os desafios que a empresa enfrenta, conversei com Anna Karina Silva Pinto, Diretora de Marketing da LG.
Eu estive em São Paulo para conferir algumas novidades que a marca apresentou na CES 2025 e deve trazer para o Brasil para 2025 e notei uma LG diferente. A empresa reina no segmento premium no Brasil e agora pretende conversar com novos públicos. Eu já havia notado essa mudança no final do ano passado quando a empresa passou a fazer ações da sua linha de caixas de som LG XBOOM em ambientes de maior circulação, como, por exemplo, uma ativação no Parque Villa-Lobos na capital Paulista e a minha percepção não estava errada.
Em 2025 a empresa deve lançar refrigeradores com modelos que podem ser chamados de entrada-premium – são de preços mais acessíveis, porém com recursos dos modelos top de linha, como, por exemplo, uso de IA. A companhia deve também trabalhar com os modelos de Máquina de Lavar Roupa Top Load, que tem uma aceitação maior em certos segmentos de mercado.
Aliás, conversar com tantos públicos, seja de classes sociais quanto de faixas etárias diferentes, parece que será um dos grandes desafios da Anna Karina Silva Pinto.
Com apenas três meses à frente da área, ela compartilhou comigo em uma entrevista exclusiva sua visão sobre como a marca pretende consolidar seu ecossistema de produtos, o desafio de falar com públicos tão distintos e a aposta na inteligência artificial afetiva como um diferencial competitivo. Além disso, falamos sobre o conceito Life’s Good e como a LG quer se posicionar de forma mais próxima e humanizada no mercado. Confira a entrevista:
Entrevista com Anna Karina Silva Pinto.
Anna, você está há três meses na LG e já tem experiência em outras empresas do segmento. Quando um profissional de marketing assume um novo desafio, geralmente recebe uma lista de prioridades. Quais são os principais desafios que você vê pela frente nos próximos anos?
É verdade, Armindo. Eu já cheguei com uma lista considerável. Um dos meus principais desafios é garantir a consistência da mensagem em todos os nossos lançamentos e produtos, trazendo uma experiência cross-category para o consumidor, porque ele é um só. Nosso objetivo é integrar as unidades de TV, áudio, linha branca e ar-condicionado para mostrar a força do nosso ecossistema.
Outro ponto importante é o rejuvenescimento da marca, garantindo que ela se conecte com diferentes gerações. Nosso público vai desde os baby boomers até a geração alfa, e precisamos criar uma comunicação eficaz para todos. O que percebemos é que há um fator comum entre esses perfis: na durabilidade, na confiança na marca, e na qualidade dos produtos LG. Essa será a base das nossas campanhas daqui para frente.
Outro ponto importante é o rejuvenescimento da marca, garantindo que ela se conecte com diferentes gerações. Nosso público vai desde os baby boomers até a geração alfa, e precisamos criar uma comunicação eficaz para todos.
No ano passado, percebi um movimento da LG se aproximando de novos segmentos, como o público Gen Z, com ativações do LG XBoom em parques e praias, chegando mais próximo do público C e D. Isso traz um desafio grande: lidar com perfis distintos, onde alguns valorizam mais o design e outros priorizam a durabilidade. Como a LG pretende equilibrar essa comunicação?
Você tem toda a razão, esse é um grande desafio. Trabalhamos com um portfólio que atende diferentes aspirações e classes sociais, e nossa estratégia é apostar em conteúdos nativos para cada canal e público. Criamos conteúdos específicos e personalizados para garantir que a identidade da marca esteja sempre alinhada ao nosso posicionamento premium e à qualidade dos produtos.
Ao segmentar a comunicação e criar mensagens direcionadas para cada perfil, conseguimos atender tanto os consumidores que buscam inovação quanto aqueles que valorizam a confiabilidade dos nossos produtos.Reproduzir
Falando sobre inteligência artificial, que é um dos grandes temas do setor de tecnologia, a LG adotou uma abordagem diferente, focada no lado humano da IA. Como vocês planejam comunicar esse diferencial para o público?
Esse é um ponto essencial para nós. Para tangibilizar o conceito da inteligência artificial afetiva, vamos trabalhar com um time de micro e nanoinfluenciadores, mostrando, na prática, como o deep learning pode impactar a vida das pessoas.
A ideia é ilustrar situações reais do cotidiano, com as quais muitos consumidores se identificam, para demonstrar como a IA pode tornar a experiência com os produtos LG mais intuitiva e eficiente.
Um conceito que a LG sempre reforça é o Life’s Good, conectando tecnologia ao impacto positivo na vida das pessoas. Isso continua sendo um pilar da marca para os próximos anos?
Então, o que a gente tem já de atributo muito forte da marca? A LG é uma marca legal até pelo próprio logo, né? O logo com a carinha piscando. Então, a LG ela já é uma marca muito bem aceita, é uma marca alegre, é uma marca feliz. E como a gente precisa se diferenciar muito da concorrência, porque quando a gente fala de empresa de tecnologia, geralmente é uma empresa muito focada em produto, é uma empresa mais dura, né? E isso é natural do próprio core da empresa.
A gente quer aproveitar muito dessa nossa tagline, dessa marca legal, dessa marca bacana, para a gente se aproximar desse lado mais humano, desse lado que é mais fluído, mais agradável, mostrando que a LG ela não tá aqui só para vender produto, ela quer vender solução, ela quer vender uma vida mais gostosa.
A LG é uma marca legal até pelo próprio logo, né? O logo com a carinha piscando. Então, a LG ela já é uma marca muito bem aceita, é uma marca alegre, é uma marca feliz.