Febraban alerta sobre o golpe da selfie e orienta sobre medidas preventivas

Golpistas utilizam falsas ofertas de cestas básicas, benefícios previdenciários ou brindes para enganar vítimas, especialmente idosos.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta sobre o aumento do golpe da selfie, uma prática criminosa que utiliza falsas promessas para enganar vítimas e obter vantagens financeiras de maneira ilícita. Segundo a entidade, idosos são os principais alvos devido à vulnerabilidade e à falta de familiaridade com tecnologias digitais.

Como funciona o golpe da selfie

Os golpistas entram em contato com a vítima alegando que ela foi contemplada com cestas básicas mensais, benefícios previdenciários extras ou brindes. Como condição para o recebimento do suposto benefício, os criminosos pedem que a vítima tire uma selfie.

Durante o processo, os golpistas utilizam fita isolante ou tamparam campos da tela do celular, escondendo que a selfie será usada para autenticação biométrica em operações bancárias fraudulentas, como contratação de crédito em nome da vítima.

“O sistema biométrico é uma ferramenta segura e sofisticada usada por bancos para autenticar operações. No entanto, é importante lembrar que nenhuma instituição bancária ou confiável solicitará selfies ou dados pessoais de forma inesperada”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Outras variações do golpe

Além do golpe da selfie, a Febraban destaca outro esquema no qual criminosos se apresentam como entregadores de brindes ou presentes. Durante a entrega – que inclui itens como flores, cosméticos ou chocolates –, pedem o pagamento de uma taxa de entrega via cartão.

Com a ajuda de maquininhas de cartão com visores danificados ou distrações para que a vítima digite a senha no campo errado, os criminosos obtêm acesso às informações bancárias ou realizam cobranças indevidas.

Recomendações de segurança

A Febraban orienta que os consumidores sigam as seguintes medidas para evitar esses golpes:

  • Não aceite presentes ou brindes inesperados sem verificar a origem;
  • Evite fornecer dados pessoais em links ou promoções recebidos pela internet;
  • Recuse pagamentos em maquininhas com visores danificados;
  • Nunca tire selfies a pedido de desconhecidos para receber benefícios ou brindes.

A federação reforça que a tecnologia bancária atual é altamente segura, dificultando fraudes com imagens retiradas de redes sociais. No entanto, é essencial que os consumidores estejam atentos às abordagens suspeitas para evitar prejuízos.

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