Fellini Forward: Campari explora a arte do cinema com a criação do primeiro curta-metragem realizado com inteligência artificial

O icônico aperitivo italiano Campari apresenta, como parte da campanha Red Diaries, Fellini Forward, um curta-metragem realizado de maneira totalmente inédita: utilizando ferramentas de inteligência artificial para evocar o gênio criativo de um dos maiores cineastas de todos os tempos, Federico Fellini.

Lançado no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza, Fellini Forward foi o resultado da colaboração entre a inteligência humana e a de máquina. Ele teve curadoria de Francesca Fellini e gerou um documentário que narra todo o processo criativo da concepção do curta, englobando-o no filme final. O filme foi exibido ontem (29 de setembro) no Festival de Cinema de Nova York e estará disponível na Amazon Prime, em mercados selecionados, no próximo mês.

A iniciativa da Campari faz parte da Campanha Red Diaries, que desde 2017 resgata a relação da marca com o território das artes, principalmente do cinema, trazendo na sua narrativa e em seus projetos a ideia de explorar os limites da criatividade para deixar um legado que vai além do comum. De nomes mundialmente famosos até talentos jovens e emergentes, a relação entre a Campari e as artes vem se fortalecendo muito ao longo dos anos.

Dirigido por Zackary Canepai e Drea Cooper, Fellini Forward explora os temas da criatividade, da arte e da tecnologia em um estudo audaz que capturou o projeto em todas as etapas – desde a pesquisa e o desenvolvimento, até a produção final do curta-metragem. A obra apresenta uma história metafórica do debut e da evolução do maestro Fellini no mundo do cinema. O publico acompanha seus passos iniciais no mundo das artes, até o alcance de suas criações imortais.

“Há quem nasça gênio e há aqueles que se tornam – Federico tornou-se um gênio criativo. Suas experiências humanas, o ambiente em que viveu, sua capacidade de aceitar riscos para comunicar suas ideias ao público, todos esses elementos contribuíram para o nascimento do gênio criativo que conhecemos. ” relata sua sobrinha, Francesca Fellini.

O desenvolvimento das ferramentas de inteligência artificial foi encabeçado pela UNIT9. Escritos, gravações e até elementos como a entonação da voz, movimentos de câmera e expressões do lendário diretor foram analisados para conceber a obra. Essas ferramentas de Inteligência Artificial trouxeram sugestões de roteiro e visualizações do novo curta-metragem, para a criação de uma peça cinematográfica Fellinesca.

“Através do projeto Campari Red Diaries 2021 Fellini Forward, a Campari tem por objetivo continuar o legado de inovação e criatividade estabelecido por seus fundadores, inspirando gerações futuras e criativos de todo o mundo a descobrirem suas próprias paixões e inquietudes. Fellini Forward é uma obra visionária, que certamente vai estimular o intelecto de futuros gênios, como foi Fellini”, comenta Danielle Rossini, brand manager da marca no Brasil.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.