Festa Junina: 5 dicas para atrair e conquistar mais clientes usando o Pinterest

A Festa Junina é uma das principais celebrações temáticas do Brasil, com decoração, roupas e comidas típicas. E, assim como outras comemorações de peso, ela precisa ser planejada com antecedência. No Pinterest, os mais de 250 milhões de usuários mensais se planejam com antecedência e usam a plataforma de inspiração na hora de decidir o que fazer e como.

As buscas por Festa Junina começaram em dezembro do ano passado e tiveram um pico de 1268% no mês de abril. Para esse ano, os usuários começaram a procurar por fantasias tradicionais em março, logo após o Carnaval. Já as buscas por “decoração de Festas Juninas” teve um aumento de 310%1.

As pessoas vão ao Pinterest em busca de inspiração e novas ideias – seja uma nova receita para o jantar, uma forma de atualizar o décor de casa ou uma forma criativa de aproveitar o dia com as crianças. Mas, mais do que isso, elas vão ao Pinterest para compras e para descobrir novos produtos e como usá-los. Esse mindset proporciona um ambiente único, com usuários e marcas alinhados.

Com 97% das buscas não tendo relação com marcas, o Pinterest é um lugar efetivo para alcançar as pessoas enquanto elas ainda estão considerando a próxima decisão de compra. A plataforma pode ajudar as empresas a contar suas histórias, a se engajar os consumidores por toda a jornada do consumidor e a impulsionar os principais resultados de negócios, incluindo conscientização, aquisição de clientes e retenção.

Porque atingir as pessoas cedo é importante, porque o visual fala alto, e porque o conteúdo pessoalmente relevante ganha, o Pinterest selecionou sete dicas que vão ajudar as empresas – de pequeno porte a global – a atrair e conquistar mais clientes usando a plataforma durante a Festa Junina.

Confira:

1. Descubra o que a sua audiência quer

Use a ferramenta de Análises (acessível com um perfil business) para descobrir o que o público está pesquisando e salvando no Pinterest. Também é possível encontrar dados sobre a idade, gênero, local e dispositivo do público-alvo – aproveite os dados e use-os para decidir quais produtos serão exibidos com o conteúdo.

2. Comece cedo

O conteúdo sazonal deve ser compartilhado no Pinterest de dois a três meses antes da data ou evento. Como os usuários usam o Pinterest para descobrir novas ideias, as empresas podem alcançar as pessoas quando elas começam a se planejar e antes de escolher uma marca ou produto.

3. Aposte em conteúdo sazonal

Para deixar seus Pins mais relevantes, duas estratégias podem ser usadas: apresentar conteúdo sazonal ou mostrar como seu produto se encaixa no dia a dia de um comprador durante a temporada escolhida. Inspire-se com este exemplo de um ótimo Pin festivo.

4. Crie um Pin ideal

Para observar resultados imediatos, crie conteúdo criativo e informativo e use imagens que ajudam as pessoas a entender por que um produto ou marca é o melhor para eles. O Pinterest descobriu que Pins que incluem texto descritivo sobre a imagem tendem a ter um aumento de 6% nas vendas e que a sobreposição de texto, os cabeçalhos, a linha fina e as anotaçõesdeixam os Pins mais interessantes. Lembre-se que muitos usuários acessam o Pinterest de dispositivos móveis – a dimensão ideal do Pin é de 1.000 pixels x 1.500 pixels ou na proporção de 2:3.

5. Seja consistente

A consistência melhora o desempenho: Pins que levam para páginas de destino com imagens semelhantes à do Pin tendem a ter um resultado de venda online 13% maior.
 


1Metodologia
Cálculo de tendência: os aumentos percentuais de ano após ano são calculados usando pesquisas normalizadas entre abril de 2018 e abril de 2019.

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