Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Festival 125 Anos de Cinema dedica sua programação às mulheres atrás das câmeras

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o Festival 125 Anos de Cinema reúne Agnès Varda, Céline Sciamma, Lynne Ramsay, Jane Campion, Kathryn Bigelow e Sofia Coppola, entre outras diretoras, no especial Mulheres Fazem Cinema, que vai ao ar no sábado (06) e domingo (07), no Telecine Cult. No streaming, as cineastas junto com atrizes, roteiristas, produtoras e figurinistas se encontram na cinelist dedicada às contribuições de grandes mulheres à indústria cinematográfica.

No sábado, destaque para Varda Por Agnès, documentário que faz um resgate da trajetória e processo criativo em 65 anos de carreira da cineasta belga radicada na França Agnès Varda; Papicha, de Mounia Meddour, vencedor do César de Melhor Primeiro Filme; Retrato de Uma Jovem Em Chamas, da diretora francesa Céline Sciamma, que recebeu indicações ao Globo de Ouro e à Palma de Ouro; e Rafiki, da diretora Wanuri Kahiu, que foi o primeiro filme do Quênia a ser exibido no Festival de Cannes.

Anúncios

Detroit Em Rebelião, da diretora vencedora do Oscar Kathryn Bigelow; Você Nunca Esteve Realmente Aqui, que deu o Prêmio de Roteiro no Festival de Cannes para Lynne Ramsay; O Piano, de Jane Campion, vencedor de três Oscars, incluindo o de Melhor Roteiro Original, e o único dirigido por uma mulher a ganhar a Palma de Ouro em Cannes; e Encontros e Desencontros, que rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original para Sofia Coppola, além do Globo de Ouro de Melhor Filme; são exibidos no domingo.

Todos os títulos que vão ao ar no especial estão disponíveis no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país com mais de dois mil títulos. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

Festival 125 Anos de Cinema: Mulheres Fazem Cinema

Anúncios

SÁBADO (06)

Varda Por Agnès
No Telecine Cult, dia 7, às 8h55

Pedra fundamental da Nouvelle Vague e ícone feminista, a diretora Agnès Varda dedicou 64 anos de sua vida ao cinema. No seu último filme, ela expõe seu processo criativo em um documentário que resgata a sua própria carreira.

Anúncios

Direção: Agnès Varda
Elenco: Agnès Varda, Sandrine Bonnaire, Hervé Chandès
França. 2019. Documentário. 115 min.
Link no Telecine

Papicha
No Telecine Cult, dia 7, às 15h15

Durante a Guerra Civil da Argélia, o país é tomado por uma onda de conservadorismo. A jovem Nedjma “Papicha”, apaixonada por moda, se nega a seguir os costumes opressores dos grupos terroristas que tentam tomar o poder no país e decide lutar. Com outras adolescentes da universidade, ela organiza um protesto em forma de desfile, arriscando a própria vida.

Anúncios

Direção: Mounia Meddour
Elenco: Lyna Khoudri, Shirine Boutella, Zahra Doumandji, Amira Hilda Douaouda, Yasin Houicha
Argélia, Bélgica, França, Qatar. 2019. Drama. 108 min.
Link no Telecine

Lírios D’água
No Telecine Cult, dia 7, às 19h

Durante o verão em Paris, a adolescente Marie entra para o time de nado sincronizado para se aproximar da jovem Floriane. Em meio a outras alunas, as meninas exploram sua juventude e sexualidade.

Anúncios

Diretor: Céline Sciamma
Elenco: Adèle Haenel, Pauline Acquart, Louise Blachère, Christel Baras
França. 2007. Drama. 85 min.
Link no Telecine

Tomboy
No Telecine Cult, dia 7, às 20h30

Na França, a pequena Laure se muda com os pais e a irmã para outro bairro. Buscando fazer amigos, ela sai para brincar e conhece Lisa, que a confunde com um garoto. Laure então decide assumir a identidade de Mickaël em segredo, o que, somado à nova amizade, acaba despertando certos questionamentos.

Anúncios

Diretor: Céline Sciamma
Elenco: Zoé Héran, Sophie Cattani, Mathieu Demy
França. 2011. Drama. 81 min.
Link no Telecine

Retrato de Uma Jovem em Chamas
No Telecine Cult, dia 7, às 22h

Na França do século 18, a mãe de Héloïse contrata a pintora Marianne para que ela faça um retrato da filha sem que a garota saiba. As duas passam os dias juntas para que, à noite, Marianne possa pintar sua modelo. Mas o relacionamento entre elas começa a ficar cada vez mais intenso.

Anúncios

Diretor: Céline Sciamma
Elenco: Adèle Haenel, Noémie Merlant, Valeria Golino, Luàna Bajrami
França. 2019. Drama. 119 min.
Link no Telecine

Rafiki
No Telecine Cult, dia 7, à 00h10

Mesmo sendo filhas de famílias rivais políticas, as jovens quenianas Kena e Ziki são amigas inseparáveis. Aos poucos, as duas começam a viver uma intensa paixão, desafiando as leis do Quênia que criminalizam a relação homossexual. Agora, as duas precisam escolher entre serem livres ou viver em segurança. O filme foi o primeiro longa-metragem do Quênia a ser exibido no Festival de Cannes.

Direção: Wanuri Kahiu
Elenco: Samantha Mugatsia, Neville Misati, Nice Githinji
Alemanha. França. África do Sul. 2018. Drama. 82 min.
Link no Telecine

DOMINGO (07)

Detroit Em Rebelião
No Telecine Cult, dia 7, às 13h50

Durante uma revolta contra a opressão racial de 1967 em Detroit, um jovem segurança negro precisa defender a loja onde trabalha, e vive um dilema diante de injustiças policiais. Enquanto isso, um grupo de jovens negros é intimidado violentamente pela polícia no Motel Algiers.

Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: John Boyega, Anthony Mackie, Algee Smith, John Krasinski
EUA. 2017. Biografia. 139 min.
Link no Telecine

Precisamos Falar Sobre O Kevin
No Telecine Cult, dia 7, às 16h20

Eva nunca quis ser mãe e por isso tem uma relação complicada com seu filho Kevin. Agora, o adolescente está preso por ter sido o responsável por uma tragédia, e Eva tenta lidar com a sensação de responsabilidade pelo que aconteceu.

Direção: Lynne Ramsay
Elenco: Ezra Miller, Tilda Swinton, John C. Reilly, Jasper Newell, Ashley Gerasimovich
Reino Unido. EUA. 2011. Drama. 112 min.
Link no Telecine

Você Nunca Esteve Realmente Aqui
No Telecine Cult, dia 7, às 18h20

Com métodos violentos, o veterano de guerra Joe ganha a vida salvando mulheres sequestradas que são exploradas sexualmente. Quando é contratado por um senador, a situação acaba saindo do controle.

Direção: Lynne Ramsay
Elenco: Joaquim Phoenix, Ekaterina Inovenkova, Alex Manette, Dante Pereira-Olson, Judith Roberts
EUA. França. Reino Unido. 2017. Drama. 86 min.
Link no Telecine

O Piano
No Telecine Cult, dia 7, às 19h55

Na Nova Zelândia da era vitoriana, a pianista Ada McGrath conhece seu futuro marido, fruto de um casamento arranjado. Porém, quando seu vizinho George Baines pede que ela o ensine a tocar, o encontro entre os dois logo começa a tomar outras conotações.

Direção: Jane Campion
Elenco: Holly Hunter, Harvey Keitel, Anna Paquin, Sam Neill
Austrália, Estados Unidos, França, Nova Zelândia. 1993. Drama. 115 min.
Link no Telecine

Encontros E Desencontros
No Telecine Cult, dia 7, às 22h

Bob Harris é uma estrela de cinema decadente e está em Tóquio para fazer um comercial. Charlotte está acompanhando seu marido, que a deixa muito sozinha. Sentindo-se solitários e sofrendo com as diferenças culturais, eles se encontram por acaso e vão juntos rodar por Tóquio para mudar os ânimos. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Direção: Sofia Coppola
Elenco: Scarlett Johansson, Bill Murray, Giovanni Ribisi
EUA. Japão. 2003. Drama. 98 min.
Link no Telecine

As Virgens Suicidas
No Telecine Cult, dia 7, às 23h50

Nos anos 70, os rapazes do subúrbio de Michigan ficam completamente obcecados pela misteriosa Lux Lisbon e suas quatro irmãs, membros de uma família superprotetora. Entretanto, uma série de acontecimentos espantosos mudará para sempre a vida de todos.

Direção: Sofia Coppola
Elenco: Kirsten Dunst, Josh Hartnett, James Woods, Danny Devito
EUA. 1999. Drama. 93 min.
Link no Telecine

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar