Ir para o conteúdo

0 %

Fujitsu General do Brasil celebra 45 anos de atuação no país e estive lá para conferir as novidades da marca.

Estive em São Paulo a convite da Fujitsu General do Brasil para participar de um evento realizado para imprensa e formadores de opinião para celebrar os 45 anos de operação da empresa japonesa no Brasil.

Pudemos ver alguns números e também como é a participação da marca no mercado brasileiro. Durante a sessão de perguntas e respostas eu pude perguntar para o Raimundo Ribeiro, diretor comercial da Fujitsu General do Brasil, sobre o público-alvo da marca.

Ele me explicou que é o consumidor que valoriza uma durabilidade e qualidade do produto, mesmo pagando mais por isso. Ele disse que a venda da empresa hoje é baseada em distribuidores parceiros em sua maioria. Mas eles ainda tem dificuldade em mão-de-obra especializada para a instalação. Por isso criaram um centro de treinamento – o local onde foi realizado o evento.

Em resumo a empresa sabe que tem ainda um potencial de crescimento no mercado brasileiro mas entende a concorrência acirrada e os desafios naturais de capilaridade num país continental como o Brasil.

Durante o evento foi anunciada a chegada do diretor-presidente senhor Tsutomu Kunishima. Ele chega com essa missão de ampliar a presença da marca no Brasil.

Confira abaixo mais informações sobre a empresa e os dados anunciados no evento.

Com 45 anos de atuação no país, Fujitsu General do Brasil avança junto ao setor de ar-condicionado, que cresce 31%.

A Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa especializada em ar-condicionado, completa 45 anos de atuação no país. Ao longo de mais de quatro décadas, a empresa construiu uma trajetória marcada pelo pioneirismo, pela qualidade e por uma forte conexão com as demandas do mercado brasileiro.

O anúncio vem em um momento especialmente positivo para o setor de ar- condicionado: de acordo com dados divulgados pelo governo brasileiro em março de 2025, o Brasil assumiu a posição de segundo maior produtor de aparelhos ar- condicionado, com 5,9 milhões de unidades produzidas em 2024, atrás apenas da China – um marco que revela o amadurecimento e o potencial do mercado nacional.

A tendência de crescimento é global: segundo a Japan Air Conditioning, Heating & Refrigeration News (JARN), a produção mundial de ar-condicionado aumentou 4% nos últimos quatro anos. No Brasil, o avanço foi ainda mais expressivo – apenas o modelo Multi Split teve crescimento de 31% na produção em fevereiro de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o modelo PAC (piso e cassete) registrou alta de 26% – sendo que 80% desses equipamentos já contam com a tecnologia inverter, segundo a Eletros.

Esse salto na produção é impulsionado por fatores como o aumento de temperaturas, a maior busca por conforto térmico, a exigência por eficiência energética e a mudança no perfil do consumidor, que valoriza soluções tecnológicas e sustentáveis. Diante desse cenário, a Fujitsu General do Brasil se consolida como uma das protagonistas do setor, acompanhando as tendências e oferecendo soluções alinhadas às novas demandas do mercado.


Soluções sustentáveis e compromisso com o ESG

Um dos marcos mais recentes da empresa foi o lançamento da marca global de produto Airstage, com equipamentos de alta eficiência energética que utilizam o gás R-32, minimizando o impacto ambiental. Ele possui baixo potencial de aquecimento global (G.W.P.) e zero impacto na camada de ozônio (O.D.P).

Nesse contexto, um estudo do Instituto Escolhas aponta que, até 2035, o Brasil poderia economizar R$ 68,5 bilhões em energia e evitar a emissão de 6,7 milhões de toneladas de CO₂ equivalente, caso adote padrões mais rigorosos de eficiência energética e incentive a produção de equipamentos mais sustentáveis. A Fujitsu General busca contribuir com esse avanço por meio de soluções tecnológicas e eficientes e por meio disto trabalha com a gestão sustentável, visto sob os três pilares globais da Fujitsu General: Coexistência e Harmonia com o Planeta; Contribuição com a Sociedade e Empatia com os colaboradores.

“A Fujitsu, tanto no Brasil quanto no mundo, está empenhada em contribuir para uma sociedade sustentável, melhorando e inovando o ambiente de vida na Terra, não apenas por meio do ar-condicionado”, destaca Tsutomu Kunishima, diretor- presidente da Fujitsu General do Brasil.

Essa atuação também reflete a filosofia global da Fujitsu General, que enxerga o ar- condicionado não apenas como um produto, mas como um meio de promover bem- estar, qualidade de vida e equilíbrio com o meio ambiente.

A marca tem como propósito criar “condicionadores de vida” – uma visão que amplia o papel da climatização nas cidades e nas rotinas das pessoas, indo além do conforto térmico e atuando como uma aliada da saúde e da sustentabilidade.

Como afirma a missão da empresa institucional da companhia: “Vivendo Juntos pelo nosso Futuro. O que apoiamos e continuamos a proteger é o conforto dos nossos entes queridos, da família e de um estilo de vida sustentável de bem-estar, que favorece a saúde das cidades e regiões.

Presença local e marcos da trajetória no Brasil

Atualmente, a Fujitsu General, que iniciou sua trajetória no Brasil em 1980, já produz 100% da linha Essencial no país, enquanto a linha Premium Airstage segue importada. Em 2024, a empresa lançou o primeiro e-commerce do grupo e o país foi o escolhido para iniciar esse modelo de negócio.

O e-commerce permite que os clientes comprem os produtos da marca diretamente, por meio dos distribuidores que fazem parte do canal, garantindo não apenas a originalidade dos equipamentos, mas também o suporte de uma assessoria de instalação especializada, fornecendo uma jornada de compra para o cliente fazer a melhor escolha de equipamento. O serviço de compras online também conta com

uma série de inovações tecnológicas que auxilia os consumidores em suas decisões de compra. Entre os destaques estão a calculadora de BTU, essencial para determinar a potência necessária para climatizar os ambientes de maneira eficiente. Além disso, o site oferecerá um check-list de instalação, que orienta o cliente sobre os passos necessários para garantir uma instalação perfeita.

“A estreia do e-commerce representa um passo significativo para a empresa em todo o mundo. Tivemos o Brasil fazendo o lançamento deste novo e importante projeto com o propósito de fortalecer a conexão com o consumidor e oferecer soluções de forma mais prática, acessível e alinhada às suas necessidades”, afirma Raimundo Ribeiro, diretor comercial da Fujitsu General do Brasil.

“A inovação está no nosso DNA. Fomos pioneiros em trazer ao Brasil produtos equipados com a tecnologia inverter em 2005, que melhora a eficiência energética e reduz o consumo de eletricidade. Também estamos investindo no uso do gás refrigerante R-32, que tem menor impacto ambiental”, complementa o diretor comercial da empresa.

Outro destaque da Fujitsu General do Brasil foi a reinauguração em 2024 do centro técnico de treinamento, na Avenida Paulista, em São Paulo. O espaço de 210 m² abriga showroom, recepção e salas de capacitação, reforçando o compromisso da empresa com a formação de profissionais especializados e com o desenvolvimento do setor no país.

A empresa também vive um novo momento com a chegada do diretor-presidente Tsutomu Kunishima, que assume a liderança da operação com o compromisso de fortalecer ainda mais a presença da marca no Brasil e ampliar o diálogo com o consumidor local. Sua gestão marca uma fase de renovação estratégica, com foco em eficiência, proximidade e sustentabilidade. Kunishima assume em um momento de consolidação da nova fase da empresa e pretende impulsionar ainda mais apresença da Fujitsu General do Brasil no mercado, reafirmando seu compromisso com a inovação e a excelência em soluções no setor de climatização.

“É muito gratificante assumir o cargo de liderança da Fujitsu General no Brasil, em um momento tão estratégico para a empresa. Pretendo dar continuidade às transformações iniciadas, fortalecendo a cultura de inovação e colaboração com nossa equipe e parceiros. O mercado brasileiro possui um grande potencial e estou comprometido em ampliar a nossa presença, sempre entregando soluções de climatização que combinem eficiência, tecnologia e sustentabilidade”, ressalta o executivo.

O novo diretor-presidente traz mais de 30 anos de experiência no setor financeiro, tendo atuado como executivo no Mizuho Bank, no Japão. Ingressou na Fujitsu General em 2019 e, desde então, ocupou cargos de liderança em vendas internacionais, marketing e finanças. Antes de assumir a presidência no Brasil, foi presidente da Fujitsu General na Índia.


Perspectivas e tendências

Entre as principais tendências do setor, destacam-se a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Destaque para o crescimento dos modelos com tecnologia inverter, que oferecem maior eficiência energética e menor consumo — solução que responde à demanda por sustentabilidade e redução de custos operacionais. Com foco semelhante, há uma crescente adoção de gases refrigerantes ecológicos, como R-32, e CO₂, alinhando a indústria às metas ambientais globais.

“O consumidor brasileiro é orientado para preço, porém notamos um aumento de clientes mais exigentes com a qualidade e buscando produtos que combinem conforto, tecnologia e sustentabilidade. Há um interesse crescente por modelos que sejam silenciosos, eficientes, com menor impacto ambiental e com integração com soluções inteligentes, permitindo controle remoto via aplicativos” complementa o diretor comercial.

Com 45 anos de história, a Fujitsu General do Brasil segue investindo em tecnologia, proximidade com o consumidor e na construção de um mercado de climatização mais eficiente, consciente e preparado para os desafios do futuro.

“O Brasil é um mercado estratégico, com grande potencial. Estamos comprometidos com os princípios ESG e com a missão de oferecer soluções que unam conforto térmico, responsabilidade ambiental e inovação”, finaliza Kunishima.

Para assistir ao vídeo comemorativo dos 45 anos da Fujitsu General do Brasil, acesse: https://www.instagram.com/p/DIi533GMPbs/

Sobre a Fujitsu General do Brasil

A Fujitsu General foi fundada em 1936, no Japão e faz parte do Grupo Fujitsu, uma das maiores companhias mundiais de engenharia eletrônica. Após 24 anos de mercado, a Fujitsu iniciou a fabricação em série do seu primeiro ar-condicionado. Desde então, a empresa tem desenvolvido sistemas de refrigeração de ambientes que contam com reconhecimento mundial por conta da qualidade e design inovador.

No Brasil há 45 anos sede em São Paulo, a Fujitsu General do Brasil foi pioneira no País em oferecer a tecnologia inverter – destinada para quem busca a climatização do ambiente com menor consumo de energia, tanto em espaços corporativos ou residenciais.

A empresa é amiga do meio ambiente e tem como propósito utilizar recursos para fidelizar o público que vai desde os distribuidores, passando pelos instaladores e chegando aos consumidores finais. Com a missão “Vivendo juntos pelo nosso futuro”, a Fujitsu General do Brasil, vincula filosofia e os valores da organização às inovações tecnológicas com os propósitos de sustentabilidade para oferecer um futuro melhor às próximas gerações.

http://blogdoarmindo.com.br
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x