Google apresenta novos recursos de IA no Maps, incluindo integração com o Gemini, e atualizações para o Waze
O Google Maps anunciou hoje um conjunto de novos recursos com Inteligência Artificial incluindo a possibilidade de obter recomendações personalizadas com a curadoria do Gemini, a IA do Google, resumos de avaliações, novidades para melhorar a navegação, além da expansão da funcionalidade de Visualização Imersiva.
A empresa revelou que mais de 2 bilhões de usuários recorrem ao Maps todo mês para checar seu mapa. “Usamos IA para analisar bilhões de imagens, juntamente com dados de parceiros locais e da nossa comunidade. Isso nos permite fazer mais de 100 milhões de atualizações no mapa todos os dias e oferecer as informações mais atualizadas possíveis para nossos usuários”, conta Miriam Daniel, Vice Presidente e Diretora Geral do Google Maps. Confira todas as novidades.
Recomendações com a curadoria do Gemini
Com a integração de recursos do Gemini, o Maps oferecerá sugestões personalizadas de lugares para visitar e atividades para fazer. Basta o usuário digitar uma solicitação como “coisas para fazer com amigos à noite” para receber recomendações de bares, shows e outras opções de entretenimento. O Gemini também vai criar um resumo abrangente a partir das avaliações do público sobre o lugar, o que vai ajudar o usuário na tomada de decisão mais rápida, para que ele não precise ler várias avaliações. O recurso começará a ficar disponível nos Estados Unidos em Android e iOS a partir da próxima semana.
Expansão da Visualização Imersiva e mais detalhes na rota
O Immersive View está sendo expandido para mais de 150 cidades no mundo. O recurso já está disponível em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Nas próximas semanas, o Google Maps adicionará novas categorias de lugares, como universidades. Por meio da IA, imagens e visão computacional, a funcionalidade permite o usuário ver lugares antes mesmo de estar lá e até ver como estarão as condições de clima e tráfego no dia e horário em que planeja visitá-los.
Navegação aprimorada para motoristas
Com a navegação aprimorada do Maps, o aplicativo mostrará faixas de trânsito, faixas de pedestres e placas de trânsito com clareza no mapa. Além disso, será possível visualizar e reportar problemas nas vias causados por eventos climáticos, como alagamentos, neblina e fumaça. A navegação aprimorada começará a ser lançada no próximo mês em Android e iOS nos EUA, com planos de expansão para mais lugares ao longo do tempo.
A experiência de chegada à localização final também foi aprimorada. O Maps destacará o prédio e a entrada do destino, indicará vagas de estacionamento próximas e lembrará o usuário de marcar a localização do veículo. Ao estacionar, o aplicativo fornecerá orientação a pé até a entrada, incluindo a visualização do Street View para facilitar a localização. Essa nova atualização começará a ser lançada globalmente para Android e iOS na próxima semana.
Comandos de voz com IA e zonas escolares no Waze
Para ajudar a tornar a navegação mais segura no Waze, a plataforma lança dois novos recursos: o Conversational Reporting e a adição de zonas escolares nos mapas. Com o Conversational Reporting, os motoristas poderão reportar incidentes na estrada por meio de comandos de voz – utilizando o Gemini, o Waze será capaz de reconhecer a voz e idioma do usuário para adicionar um alerta no mapa. Não é preciso comandos ou atalhos, basta clicar no botão Adicionar Alerta e falar o que está acontecendo no trânsito. Para garantir a precisão dos relatos, o Waze poderá fazer perguntas de acompanhamento ao usuário, como “Pode descrever o que está vendo?”. Esse novo recurso será lançado inicialmente em inglês para testadores beta no Android e iOS globalmente. A expectativa é expandir para mais usuários e idiomas nos próximos meses.
Pensando na segurança de estudantes, pedestres e motoristas, o Waze facilitará a adição de zonas escolares no mapa pelos usuários. Motoristas que trafegarem próximos a escolas receberão alertas no aplicativo, lembrando-os de redobrar a atenção e diminuir a velocidade naquela área. A funcionalidade estará disponível globalmente para Android e iOS ainda este ano.
Comentários estão fechados.