Growth Hacking: os 5 P´s dos "atalhos para crescimento"
Eu estive na última semana a convite do YouPIX HUB para uma palestra com o Samir Patel. Ele é uma das pessoas mais influentes no Vale do Silício, mentor da 500Startups e um dos principais especialistas em Growth Hacking. O termo está ganhando força no segmento de marketing e define uma séria de práticas já existentes mas alinhadas numa série de esforços para dar resultados rápidos. Numa livre tradução o hack tem a ver com atalho, então seria algo do tipo “Atalhos para Crescimento Rápido”.
O evento foi realizado na Agência Tudo em São Paulo e contou com a presença de convidados e formadores de opinião. Já nos primeiros minutos o Samir Patel deixou claro num exemplo simples como o Growth Hacking funciona. Ele criou um padrão de visitar pessoas que ele queria no Linkedin, ver quais visitaram de volta e começou a adicionar essas pessoas. Depois com a ajuda de um programador ele criou um programa de computador (robô ou bot como tem sido chamados esses programas que repetem processos) que faz a mesma coisa que ele fazia de forma manual. Ou seja criou um atalho para gerar contatos no Linkedin mais rápido e aí então temos um hack.
De fato a automação em marketing e a criação de programas com algoritmos de inteligência artificial vão ser uma grande tendência nessa área. Assim como análise de dados – que não é mais tendência, mas necessidade – vem com força total no universo do GH.
Dicas Apresentadas
Se engana quem acha que o Samir só falou das maravilhas mas escondeu o ovo de ouro. Ele deu dicas valiosas e práticas. Ele falou da importância de você ser o primeiro colocado num determinado segmento assim como o sorvete sabor baunilha é, ou seja, Be Vanilla:
No competitivo mercado do Vale do Silício somente as empresas que crescem realmente rápido tem atenção.
E para parametrizar melhor as práticas o Samir Patel criou uma metodologia própria de GH: os 5 P´s do Samir
Os 5 p´s do Growth Hack
- Ter um Propósito ou objetivo audacioso de crescimento;
- Ter um Plano de Ação que estabelece KPI´s baseados no seu estágio, risco/apetite e horizonte temporal;
- Ter Pessoas preparadas para trabalhar com números e aí ele faz um trocadilho de MadMen(seriado publicidade) com MathMen: hackers, designers, analistas de dados etc;
- Ter um Processo científico e que traz conhecimentos do Kaizen (método de pensamento em processos industriais estabelecido pela Toyota que prega melhoria contínua) e a Teoria das Pequenas Apostas (referência ao livro Little Bets do Peter Sims – uma pequena ação, de baixo risco levada a descobrir, desenvolver e testar uma ideia de forma a barrar um dos maiores obstáculos da criatividade: o perfeccionismo, a aversão ao risco e múltiplas ruminações de ideias);
- Ter uma Plataforma que envolva automação para escalar com velocidade rápida.
Growth Hack para Creators
O evento também foi uma oportunidade para o Samir Patel falar um pouco sobre Growth Hacking para Creators – todo conteúdo foi gravado para um curso que será oferecido pelo YouPIX HUB em breve – e foram dicas valiosas. Ele deu dicas de KPI para criadores:
Assim Creators que focam em seus dados analíticos e estabelecem metas por KPI, por exemplo, digamos que eu quero aumentar meu tráfego no blog:
- Eu estabeleço uma meta, por exemplo, aumentar tráfego vindo do Facebook;
- Analiso todos os todos referentes ao tráfego e Facebook;
- Proponho algumas ações para melhoria – por exemplo – comprar anúncios e criar conteúdo viral;
- Analiso os dados de cada ação e vou melhorando a ação de melhor performance com melhoria contínua;
- Vejo se consigo automatizar esse processo (posso precisar da ajuda de um programador para isso).
E também falou da complexibilidade do algoritmo de relevância do Youtube e pode colocar um vídeo no primeiro ou último lugar da ferramenta. Ele lembrou que o Youtube é o terceiro motor de busca mais usado no mundo todo.
Este é só um apanhado do que vi por lá – foi muito rico de informações – e agora é esperar o programa do YouPIX Hub com todas essas dicas valiosas.
Sobre o YouPIX HUB
YouPix HUB é um centro de conhecimento através do qual os creators (produtores de conteúdo para internet) aprendem com ações de aceleração de negócio para poder gerar novas oportunidades de mercado.
A plataforma conecta criadores, marcas, plataformas, agências de publicidade, veículos de comunicação, investidores e especialistas digitais através de uma metodologia de ensino dinâmico e um ambiente aspiracional, alavancando o crescimento e o desenvolvimento da indústria da inovação.
Todos os programas têm uma mistura de componentes: os profissionais mais talentosos da indústria como Conectores + aulas orientadas a conversação dinâmica + pontos de contato on-line e reuniões pessoais + acesso a possibilidades de negócios exclusivos.
YouPix HUB oferece programas para criação de conteúdo, comunicações, rede social, estratégias de negócios e desenvolvimento de negócios, marketing digital e empreendedorismo, projetado por todo expertise do YouPix e as pessoas mais relevantes de todo o mundo.
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