“Hermanoteu Na Terra De Godah” – estreia do Telecine – acerta ao trazer frescor para o cenário dos filmes brasileiros de comédia.

fotos: Divulgação Telecine.

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

É estranho falar que uma produção criada para o teatro e com mais de 25 anos de história traz um frescor para o cenário do audiovisual brasileiro, mas é exatamente o que eu senti ao assistir em antecipado o filme Hermanoteu Na Terra De Godah. A convite do Telecine eu também pude participar de uma coletiva de imprensa com o grupo de atores da Companhia de Comédia Os Melhores Do Mundo (Welder Rodrigues, Ricardo Pipo, Victor Leal, Adriana Nunes, Jovane Nunes e Adriano Siri, além do produtor Augusto Casé).

Esse frescor vem justamente de ser uma comédia brasileira que é de difícil comparação com outras obras do gênero e isso por conta de vários fatores, mas principalmente pelo humor que vem de um roteiro consagrado e muito bem adaptado ao cinema: é inteligente e crítico sem ser chato e tem uma estética única. Há sim algumas cenas que parecem simplesmente extraídas do palco do teatro, mas aqui isso não é de todo mal, afinal de contas, pode ser um vício do elenco, mas também uma homenagem e talvez um não rompimento com o formato original. É como se dissessem, viemos do teatro, somos do teatro, mas estamos aqui agora num filme.

Várias cenas foram gravadas no deserto do Atacama e em locações muito bonitas e que embalam bem o filme que conta um figurino e maquiagem bem cuidados. De acordo com o produtor Augusto Casé a escolha de gravar no exterior foi feita principalmente pela estrutura de filmagem encontrada e que até chegaram a procurar locações do Nordeste do país, mas a escolha acabou caindo pelo Chile (uma escolha que tem sido comum em produções na América Latina).

Há outros méritos da história, mas penso que essas venham do texto do teatro, e deixo de fora aqui justamente para reforçar o acerto que é o filme. Se você nunca ouviu falar dessa peça de teatro vai entender e provavelmente gostar e quem já viu vai descobrir uma versão mais focada numa aventura de um anti-herói e sua obstinação em cumprir uma missão divina. Quem me acompanha sabe que eu sempre busco aqui falar sobre o critério da “diversão” e se o filme entrega o que promete. Eu ri, eu tive raiva das decisões do protagonista, eu torci por ele e no final de tudo eu terminei com a sensação de ter tido bons momentos na frente da tela do Telecine.

E não poderia deixar de falar algo que me chamou muito a atenção: foi muito bom ver a felicidade e o orgulho de toda equipe ao falar do filme durante a coletiva. Os olhos brilhavam e tinha aquele sorriso no rosto de quem fez algo que tem orgulho de entregar ao público, tem muita alma – e provavelmente muito suor – em tudo que foi feito.

E será que podemos esperar outras adaptações de outros textos da Companhia de Comédia Os Melhores Do Mundo? De acordo com o Welder Rodrigues eles querem na verdade levar tudo para o audiovisual.

Com um time tão coeso e há tanto tempo em cartaz, poderíamos pensar que foi tudo muito tranquilo, mas pelo visto não foi bem assim. “Quem olha a carreira do grupo pensa que a gente está com o jogo ganho, mas esse é mais um desafio. Dá frio na barriga! Vamos alcançar um novo público e isso é uma oportunidade muito grande”, disse Adriano Siri.

Serviço

Hermanoteu na Terra de Godah, estreia com exclusividade na Sessão Superestreia do Telecine Premium no sábado, 12 de fevereiro, às 22h, pelo selo Première Telecine. A direção é de Homero Olivetto, produção de Augusto Casé, da Casé Filmes, e roteiro de Pedro Neschling, Jovane Nunes e Victor Leal.

Conheça o Telecine

Líder e referência em filmes no Brasil, o Telecine é o clube de cinema mais completo e com o maior acervo do país, selecionado por meio de um atento e especializado trabalho interno de curadoria. Com o objetivo de contemplar a pluralidade da indústria e atender aos mais variados perfis de usuários, o Telecine transforma programação em experiência com o filme ideal de acordo com o seu momento cinema. O catálogo reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional, além de produções exclusivas lançadas pelo selo Première Telecine. Acesse Telecine e experimente a magia do cinema.

Fotos: Divulgação Telecine.

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência AceitarLeia mais