HP e WWF anunciam expansão na parceria para conservar e restaurar florestas

Antecipando-se à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), a HP Inc. (NYSE: HPQ) anuncia uma expansão de US$ 80 milhões em sua parceria com o World Wildlife Fund (WWF) a fim de avançar em seu compromisso de conservação florestal, como parte de sua abrangente estratégia de ação climática. Com isso, a HP se torna a primeira companhia a estabelecer metas florestais baseadas na ciência com o WWF, além de ser a maior parceira corporativa da entidade nos Estados Unidos até o momento.

A colaboração com o WWF vai contribuir para os crescentes compromissos da HP com a conservação florestal ao redor do mundo. As embalagens de papel e o próprio papel em si, já têm status de zero desmatamento na companhia. Além disso, a iniciativa vai permitir que a HP avance em sua meta de compensar, até 2030, recursos florestais de papeis de outros fabricantes que também são utilizados em seus produtos e serviços de impressão¹.

Quase metade das florestas do mundo está sob ameaça de desmatamento e degradação florestal. Isso representa um grande risco para a biodiversidade, além da água, pessoas e para as empresas que dependem da natureza saudável. Uma pesquisa publicada pelo Nature Climate Change, mostrou que soluções sustentáveis, como manejo sustentável da terra, proteção e restauração florestal podem contribuir com até 30% da mitigação climática necessária até 2025. Ações como essa visam cumprir o acordo de Paris, cujo objetivo é limitar as mudanças climáticas a 1,5ºC, e conservar florestas é uma das formas com que a HP está combatendo as mudanças climáticas.

“Na HP, entendemos que esta década é crucial para lidar com as mudanças climáticas. Dado o impacto que as florestas têm sobre o ar que respiramos, os habitats da vida selvagem e o sustento de comunidades em todo o mundo, elas são cruciais, antes de mais nada, para a sobrevivência humana, além de essenciais para nosso negócio”, afirma James McCall, diretor executivo de sustentabilidade da HP Inc. “Essa parceria foi pensada para proteger e restaurar ecossistemas florestais e para garantir um futuro melhor para todos, em todos os lugares”.

A HP anunciou em 2019 sua iniciativa Forest Positive para impressões3, comprometendo-se a “devolver à floresta mais do que retira dela”. Para concretizar essa visão positiva, a HP e seus parceiros estão trabalhando juntos para conservar ecossistemas vitais.

“Para realmente solucionar a dupla crise, do clima e da natureza, precisamos que as empresas enxerguem além de suas cadeias de suprimentos imediatas”, explica Carter Roberts, presidente e CEO do WWF. “Solucionar esses problemas significa assumir a responsabilidade pelas emissões e pelos impactos ambientais provocados pelo ciclo de vida dos produtos de uma companhia. Ao se comprometer a lidar com os recursos florestais usados nos papéis de fora de sua cadeia de suprimentos, a HP eleva os seus compromissos corporativos com o clima e com a natureza. E, ao nos ajudar a desenvolver, de forma pioneira, metas baseadas na ciência para as florestas, a HP abre caminho para que outras empresas a sigam”.

Uma parceria inédita

Essa parceria de US$ 80 milhões com o WWF vai abranger 17 milhões de toneladas de papel utilizadas em impressoras HP pessoais e corporativas ao longo de dez anos. Isso equivale a manejar, restaurar ou proteger de maneira sustentável cerca de 1 milhão de acres (384 mil hectares) de floresta. Ao regenerar a saúde florestal em uma escala que inclui não só os papéis da marca HP, mas o volume total de papel que passa por suas impressoras, a HP assume um compromisso ousado para proteger a natureza, sendo uma das primeiras companhias de tecnologia a considerar o impacto ambiental mais amplo, além das emissões de carbono de suas próprias operações e de sua própria cadeia de valor.

Este anúncio também aumenta o apoio da HP às metas florestais baseadas na ciência desenvolvidas pelo WWF. A HP é a primeira companhia a conduzir tais metas, aplicando uma nova metodologia desenvolvida pela associação para estimar, de forma mais abrangente, os impactos da impressão em áreas florestais.

Baseada nessas estimativas, a HP vai proteger, restaurar e melhorar o manejo de uma área pré-definida de florestas. Modelos financiados pela HP vão ajudar a identificar regiões-chave para conservação florestal no mundo e estimar com mais precisão os benefícios dessas ações para a natureza. A empresa está ajudando a impulsionar esse novo movimento para garantir que as soluções baseadas na sustentabilidade sejam fundamentadas pela ciência e para proteger os benefícios que os ecossistemas florestais agregam às pessoas, às plantas e aos animais.

Aniversário de dois anos da parceria entre WWF e HP

A HP e o WWF trabalham juntos desde setembro de 2019 e exploram soluções baseadas na natureza para promover a conservação da biodiversidade, da água e do ar, bem como a resiliência climática da Mata Atlântica brasileira e das províncias chinesas de Fujian, Guangxi e Guangdong. Nos últimos dois anos, o WWF e a HP engajaram mais de 50 instituições brasileiras na restauração de floresta nativa na Mata Atlântica e 54 membros da comunidade na China para garantir o manejo responsável de bambuzais e áreas de floresta. Em apoio ao projeto Raízes do Mogi Guaçu, no Brasil, 158 acres de terra (67 hectares) estão em restauração. Na China, mais de 35.257 acres de florestas de bambu e mistas estão sendo certificados na categoria de pequeno porte do Forest Stewardship Council®. A HP e o WWF também trabalham juntos há mais de uma década com suprimentos responsáveis, e a HP agora faz parte do Forests Forward, novo programa do WWF que visa engajar empresas, comunidades e stakeholders importantes para ajudar a transformar o modo como manejamos, protegemos e restauramos florestas.

Ainda como parte dessa expansão da parceria, o WWF também está se juntando à HP Sustainable Forest Collaborative, iniciativa de colaboração intersetorial que busca demonstrar abordagens científica e comercialmente viáveis para manter a saúde de ecossistemas florestais.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.